Covid-19: Ações, estratégias e qualidade no Ensino Superior.
Palavras-chave:
Qualidade, Ensino Superior, Covid-19, Ensino, AprendizagemResumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar as ações e estratégias implementadas por gestores, autoridades, agências e governos nacionais em torno da garantia da qualidade do ensino superior na época da Covid-19. A metodologia utilizada foi a revisão documental exploratória argumentativa. Pelos achados encontrados, pode-se perceber que, apesar da exclusão digital e da pouca formação de professores na modalidade EAD, tanto professores quanto alunos têm conseguido manter uma comunicação assertiva e adequada adaptabilidade na nova “normalidade”.
Referências
Astur, A., Flores, E., Isasmendi, G., Jakubowicz, F., Larrea, M., Lepore, E., Merega, M., Pazos, N., Puppo, C. (2020). Políticas de Educación Superior en la pandemia: repertorios para la contingencia. Integración Y Conocimiento, 9(2), 131–147. Recuperado a partir de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/2955 6
Baculima Suárez, J., Sánchez Pinto, A., Román Collazo, C., Andrade Campoverde, D. (2020). Tecnologías emergentes en la enseñanza, el cambio a la educación virtual. En: Segundo Encuentro En Línea CHAT: Ciudadanía y mediación digital. Resumen de congreso. Recuperado de: https://chat.iztacala.unam.mx/elchat/envio-de-comunicacion/tecnologias- emergentes
BANCO INTERAMERICANO DE DESARROLLO (2020b). La educación en tiempos del coronavirus: Los sistemas educativos de América Latina y el Caribe ante COVID-19. Doi: http://dx.doi.org/10.18235/0002337.
Barsky, O. (2019) Políticas, tensiones y tendencias de la educación a distancia y virtual. América Latina Debate Universitario /Vol. 8 Nº15 (noviembre 2019) 59-60. Recuperado de https://core.ac.uk/download/pdf/279524479.pdf
Beltrán, J., Venegas, M., Villar, A., Andrés, S., Jareño, D., Gracia, P. (2020). Educar en época de confinamiento: La tarea de renovar un mundo común. Revista de Sociología de la Educación (RASE) 13 (2) Especial COVID-19. 92-104. DOI: doi: http://dx.doi.org/10.7203/RASE.13.2.17187
Bustamante, R. (2020). Educación en cuarentena: Cuando la emergencia se vuelve permanente. Aportes para el Diálogo y la Acción, 1(1), 1-9. Recuperado de http://www.grade.org.pe/creer/archivos/Art%C3%ADculo-Roberto-Bustamante- parte1.pdf
Cadena, O. (2018). Gestión de la calidad y productividad. Universidad de las Fuerzas Armadas ESPE. Primera edición electrónica digital. Sangolquí, Ecuador. Recuperado de https://repositorio.espe.edu.ec
Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL)(2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. Informe CEPAL-UNESCO. Recuperado de:https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.p df
Flores, Meléndez y Baptista, M. (2020). Educación a distancia en las universidades venezolanas ante la pandemia COVID-19: Desafíos y Oportunidades. Revista Scientific, 5(18), 85-107. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2020.5.18.4.85-107
Fontana, A. (2020). Pandemia, tecnologías digitales y formación docente. Preguntas a partir de la experiencia. En América Latina: Dussel, I., Ferrante, P., Pulfer, D. (Editores). Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera. (pp 201-211). Buenos Aires, UNIPE. Recuperado de: "http://biblioteca.clacso.org/Argentina/unipe/20200820015548/Pensar-la- educacion.pdf
García, F. (12/05/2020). El sistema universitario ante la COVID-19: Corto, medio y largo plazo: Universídad. Recuperado de: https://bit.ly/2YPUeXU
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause. Recuperado de https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between- emergency-remote-teaching-and-online-learning
IESALC (2020a). Aportes para una respuesta educativa frente al COVID-19 en América Latina. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago). Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373761
IESALC (2020b) Covid-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después. Análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones. Instituto Internacional de la UNESCO. Recuperado de http://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/05/COVID-19-ES- 130520.pdf
Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC) (2015). La educación superior pública y privada en américa latina y el caribe. Contexto de internacionalización y proyecciones de políticas públicas. Recuperado de https://www.ses.unam.mx/curso2016/pdf/11-nov-IESALC.pdf
Lago, D., Gamoba, A., Montes, M. (2014). Calidad de la educación superior. Saber, Ciencia Y Libertad, 9(1), 157-170. https://doi.org/10.18041/2382- 3240/saber.2014v9n1.2006
Magnani, E. (2020). Educación y tecnologías. Adentro de la caja. En América Latina: Dussel, I., Ferrante, P., Pulfer, D. (Editores). Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera. (pp 85-99). Buenos Aires, UNIPE. Recuperado de: "http://biblioteca.clacso.org/Argentina/unipe/20200820015548/Pensar-la- educacion.pdf
Miguel, J. (2020). La educación superior en tiempos de pandemia: una visión desde dentro del proceso formativo. Revista Latinoamericana De Estudios Educativos, 50(ESPECIAL), 13-40. Doi: https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.95
Olivero, F., Valdano, G., Iglesias, M. (2017). Sistema de evaluación, seguimiento y acreditación de la calidad educativa en Venezuela. Mito o realidad. Revista Ciencia Unemi. 10 (22),.118-127. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6151216
Pardo, H., Cobo, C. (2020). Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia Ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. Outliers School. Barcelona. Recuperado de https://outliersschool.net/wp-content/uploads/2020/05/Expandir_la_universidad.pdf
Portillo, S., Castellanos, L., Reynoso, O., Gavotto, O. (2020). Enseñanza remota de emergencia ante la pandemia Covid-19 en Educación Media Superior y Educación Superior. Propósitos y Representaciones, 8 (SPE3), e589. Doi: http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.589
Puiggrós, A. (2020). Balance del estado de la educación, en época de pandemia. En América Latina: Dussel, I., Ferrante, P., Pulfer, D. (Editores). Pensar la educación en tiempos de pandemia: entre la emergencia, el compromiso y la espera. (pp.33-42). Buenos Aires, UNIPE. Recuperado de: "http://biblioteca.clacso.org/Argentina/unipe/20200820015548/Pensar-la- educacion.pdf
Rama, C. (2019). Políticas, tensiones y tendencias de la educación a distancia y virtual en América Latina. Salta: EUCASA (Ediciones Universidad Católica de Salta). Libro digital, PDF.
Rama, C. (s/f). Evaluación en la educación no presencial: Desde el paradigma tradicional de evaluar procesos de enseñanza (indicadores educativos) a modelos emergentes de evaluación del aprendizaje (competencias adquiridas). En Rama, C. y Domínguez, J. (Ed.) Aseguramiento de la calidad educativa virtual. (pp. 25-42). Universidad Católica Los Ángeles de Chimbote, Perú.
Romero, Z. (2014). El sistema de aseguramiento de la calidad en la educación superior. Saber, Ciencia y Libertad. Vol. 9 (2), 11-14. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2014v9n2.1742
Ruiz, G. (2020). Marcas de la Pandemia: El Derecho a la Educación Afectado. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, 9(3), 45-59. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.003.
Sánchez, L. (2020). Impacto del aula virtual en el proceso de aprendizaje de los estudiantes de bachillerato general. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 9(1), 75-82. https://doi.org/10.37843/rted.v9i1.105
UNESCO (2015). Educación 2030: Declaración de Incheon y Marco de Acción para la realización del Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Garantizar une educación inclusiva y equitativa de calidad y promover oportunidades de aprendizajes permanentes para todos. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_spa
Valdés, M., Briceño, M., Suárez, W., Hadweh, M., Correa, S. (2019) Aseguramiento de la calidad en la educación virtual. Un análisis desde las políticas públicas en Chile. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/339146468
Vera, R. (2020) Conversando sobre TIC y docencia en contexto de pandemia. En Actas del Segundo Encuentro En Línea CHAT: La ciudadanía en la mediación digital. Del 22 al 26 de junio de 2020. Universidad Nacional Autónoma de México, México. 118-120. Recuperado de https://chat.iztacala.unam.mx/elchat/libro/Actas2ELCHAT
Zubillaga, A., Gortazar, L. (2020) COVID-19 y EDUCACIÓN: problemas, respuestas y escenarios. Documento técnico de análisis de la situación educativa derivada de la emergencia sanitaria. Fundación COTEC, España. Recuperado de: https://online.flippingbook.com/view/967738/
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Juan Carlos Armijos, Luis Araya Castillo, Juan Pablo Armijos, Nicolás Barrientos-Oradini
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores mantêm todos os direitos a que têm direito e autorizadas com a sua reprodução de assinatura gratuita do documento enviado ou, no caso se necessário, assumirá, ao assinar o Certificado de Originalidade e Cessão de Direitos, o registro de ter a autoridade para a transferência de direitos de propriedade que estão livres devido a nenhum custo para qualquer procedimento do Dimensión Empresarial.
Instruções para preenchimento Originalidade Certificação e Transferência de Direitos de autor.
1. Clique aqui e tenha a originalidade da forma Certification and Copyright Assignment.
2. No formulário baixo, clique em cada um os campos e preencha os correspondentes.
3. Uma vez que os campos estão preenchidos, copie o fim sua assinatura digitalizada ou assinatura digital. Por favor, ajustar o tamanho da assinatura no formulário.
4. O formulário deve ser assinado por todos os autores.
5. Finalmente, salvá-lo como PDF e enviá-lo através da plataforma OJS como arquivo suplementar ou correio revistadimensionempresarial@uautonoma.edu.co.
Se você tiver dúvidas contate-nos, por favor.