Diálogos de saberes e investigação horizontal na apropriação social do conhecimento em CTeI
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuent.v23i01.3500Palavras-chave:
Apropriação social do conhecimento, Diálogo de Saberes, Pesquisa HorizontalResumo
O artigo apresenta uma reflexão epistemológica, teórica e metodológica de uma pesquisa sobre a apropriação social do conhecimento em CTeI com jovens e mulheres do sudoeste de Antioquia, na Colômbia. A metodologia é a pesquisa horizontal e o diálogo de saberes para contribuir para o desenvolvimento de uma cultura científica em seis territórios da Bacia de San Juan. Compartilhar e construir conhecimento em informática, programação, ciência, tecnologia e inovação. Trabalho de campo realizado através da participação cidadã e do pensamento colaborativo por meio de oficinas de capacitação, fotoetnografia e vídeos. Os resultados mostram diferenças na apropriação do conhecimento científico e tecnológico. A CTeI alcançou maior abertura entre mulheres e jovens. Concluiu-se que é importante continuar fortalecendo a cultura científica situada.
Referências
Adorno, T. y Horkheimer, M. (2018): Dialéctica de la Ilustración. Trotta
Centro Internacional de Investigación y Desarrollo-CINDE. (2020). Informe Técnico del proyecto “Apropiación Social del Conocimiento en programación computacional, diseño de MOOC y realidad aumentada con jóvenes y mujeres rurales del suroeste antioqueño. Documento Inédito.
Centro Internacional de Investigación y Desarrollo-CINDE. (Anfitrión). (2022-presente). Jardín: Crece la juventud [Podcast]. YouTube https://www.youtube.com/watch?v=iF33IJq-Zug&t=539s
COLCIENCIAS. (2018a). CONPES 3818. Consejo Nacional de Política Económica y Social CONPES.
COLCIENCIAS. (2018b). Política Nacional de Ciencia e Innovación para el Desarrollo Sostenible. Libro Verde 2030. Panamericana Formas e Impresos SA.
Corona, B. S. & Kaltmeier, O. (2012). En diálogo. Metodologías horizontales en Ciencias Sociales y Culturales. Editorial Gedisa, S. A.
Corona, B. S. (2017). Flujos metodológicos desde el Sur latinoamericano. La zona de la comunicación y las metodologías horizontales. Comunicación y Sociedad. (30), 69-106.
Corona, B. S. (2019). Producción horizontal del conocimiento. CALAS. MARÍA Sibyla Merian Center.
Dávila, R. L. P. (2020). Apropiación social del conocimiento científico y tecnológico. Un legado de sentidos. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 12(22), 127-147 https://doi.org/10.22430/21457778.1522
De Sousa, S. B. (2019). El fin del imperio cognitivo. La afirmación de las epistemologías del sur. Editorial Trotta.
De Souza Lima, I. (2006). Pesquisa-Ação e Extensão rural: obstáculos epistemológicos para o diálogo de saberes. Trabalho apresentado ao NP – Comunicação científica e ambiental. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0998-1.pdf)
Dietz, G. (2011). Hacia una etnografía doblemente reflexiva: Una propuesta desde la antropología de la interculturalidad. AIBR. Revista de Antropología Iberoamericana, 6(1), 3-28.
Fundación Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano CINDE (2020). Informe Técnico “Generación social del conocimiento en programación computacional, diseño de MOOC y realidad aumentada con jóvenes y mujeres rurales del suroeste antioqueño para la apropiación social en Jardín, Andes, Betania, Ciudad Bolívar, Hispania, Salgar en el marco del proyecto “Apropiación Social del Conocimiento en programación computacional, diseño de MOOC y realidad aumentada con jóvenes y mujeres rurales del suroeste antioqueño”. CINDE.
Guerra, P. M. (2018). Notas para una metodología de investigación feminista decolonial. Vinculaciones epistemológicas. Humanidades, 3(9), 99-101.
López-Bastida, E. J. (2023). Algunas consideraciones de la ciencia en Cuba y el desempeño de la Academia de Ciencias. Estudio de caso: Filial de la Provincia Cienfuegos. Revista Universidad y Sociedad, 15(1), 10-19. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/ view/3512/3456
López, C. J. A. (2005). Participación ciudadana y cultura científica. Arbor: Ciencia, Pensamiento y Cultura, 181(715), 351-362. https://arbor.revistas.csic. es/index.php/arbor/article
López, C. J. A. (2020). ¿Podemos confiar en la Tecnología? Una reflexión sobre la crítica social en el mundo tecnológico. Argumentos de Razón Técnica, (23), 13-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/ articulo
Marín, O. B. E., & Cruz Lanchero, L. J. (2021). The Social Appropriation of Mobile Technologies: an Opportunity for the Construction of Citizenship. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 20 (39), 157-180. https://doi.org/10.22395/angr.v20n39a7
Mills, R. (2000). The Sociological Imagination. Oxford PP.
Minciencias. (2020). Conocer los aspectos fundamentales de la Apropiación Social del Conocimiento. Minciencias. https://www.youtube.com/watch?v=YenRy52NFbI&t=1s
Minciencias. (2020). + Mujer + Ciencia + Equidad. Minciencias
Minciencias. (2021). Política Pública de Apropiación Social del Conocimiento en el marco de la CteI. Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación. https://Minciencias.gov.co/sites/default/files/politica_publica_de_apropiacion_social_del_conocimiento.pdf
Minciencias (2024) ¡Así ha evolucionado la Apropiación Social del Conocimiento en los últimos 30 años! https://Minciencias.gov.co/sala_de_prensa/videos/asi-ha-evolucionado-la-apropiacion-social-del-conocimiento-en-los-ultimos-30
Muñoz, O. D. (2004). Imaginarios de género. En C. I. García (Dir.). Hacerse mujeres, hacerse hombres. Dispositivos pedagógicos de género. Siglo del Hombre Editores, (pp. 93-12.
Organización Panamericana de la Salud –OPS–. (2022). Metodología de los diálogos de saberes. Manual para facilitadores. OPS. https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/55746/9789275324745_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y Educación para
Pérez, C. y Echeverri, J. A. (2010). Memorias Primer encuentro amazónico de experiencias de diálogo de saberes: Leticia 10 al 12 de noviembre de 2008. Universidad Nacional de Colombia, sede Amazonas.
Pérez, D. M. R. & y Sartorello, S. (2012). (Coords.). Horizontalidad, diálogo y reciprocidad en los métodos de investigación social y cultural. Centro de Estudios Sociales y Jurídicos Mispat. Universidad Autónoma de Chiapas. Universidad Autónoma de San Luis Potosi. Consejos de Ciencias y Tecnología del Estado de Chiapas. Educación para las Ciencias en Chiapas/Aguascalientes/San Cristóbal de las Casas/San Luis Potosí.
Quintanilla, M. A. (2010). La Ciencia y la Cultura Científica. ArteFaCToS, 3(1), 31-48.
Sanz, M. y López, J. (2012). Cultura científica para la educación del siglo XXI. Revista Iberoamericana de Educación, (58), 35–59. https://rieoei.org/historico/ documentos/rie
Universidad de Antioquia. (2020). Dialogo de saberes. Hacia una política de investigación para la implementación de la diversidad epistémica en la Universidad de Antioquia. Universidad de Antioquia. Vicerrectoría de Investigaciones.
Zuluaga-Duque, J.F. (2015). La gestión crítica del conocimiento y la inteligencia colectiva y su relación con el desarrollo social. Entramado, 11(2), 172-187.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Claudia María Rodríguez Castrillón, Martha Cecilia Lozano Ardila, Carolina Hernández Álvarez, Sonia Liliana Botero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).