Governança e desempenho escolar na Colômbia: uma visão subnacional a partir da nova economia institucional

Autores

  • David J. Luquetta-Cediel Universidad Autónoma del Caribe http://orcid.org/0000-0002-6541-1973
  • Marco Ariza-Dau Universidad Nacional Abierta y a Distancia
  • Gustavo Rodríguez-Albor Universidad Autónoma del Caribe
  • José L. Ramos-Ruíz Universidad del Norte

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-dic..3355

Palavras-chave:

Governação escolar, Resultados escolares, Autonomia escolar, Nova Economia Institucional

Resumo

O artigo examina, sob uma lógica contratual, os problemas de qualidade e equidade da educação do sistema educativo colombiano, num contexto subnacional. O estudo aplica uma abordagem mista e sequencial considerando a transação e seus atributos como a unidade básica de análise. Os achados sugerem que sistemas educativos mais autônomos estão associados a um melhor desempenho, e indicam ao mesmo tempo que os riscos de inequidade no desempenho são maiores quando o modo de organização do sistema educativo apresenta maior autonomia.

Biografias Autor

David J. Luquetta-Cediel, Universidad Autónoma del Caribe

Antropólogo, doctor en Ciencias Sociales. Docente - Investigador del programa de Comunicación Social - Periodismo de la Universidad Autónoma del Caribe.

Marco Ariza-Dau, Universidad Nacional Abierta y a Distancia

Economista do Atlântico Invertido, Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Economia pela Universidad del Norte e Especialista pela Universidade Nacional. Professor de economia, econometria e estatística aplicada. Pesquisador júnior reconhecido. Especialista em economia educacional, desenvolvimento económico regional e local, desenvolvimento institucional e empresarial com diversos artigos nestas áreas.

Gustavo Rodríguez-Albor, Universidad Autónoma del Caribe

Economísta y Doctor en Ciencias Sociales.

Referências

Ayala-García, J. (2015). Evaluación externa y calidad de la educación en Colombia. Documentos de trabajo sobre economía regional, No. 217. Banco de la República.

Balu, R.; Patrinos, E. y Vegas. (2009). GDN Educational Issues Paper. Global Development Network, GND.

Barrera, M. (2014). La educación básica y media en Colombia: retos en equidad y calidad. Fedesarrollo. Centro de investigación económica y social. Bogotá, Colombia.

Bishop, J. y Woessmann, L. (2004). Institutional Effects in a Simple Model of Educational Production. Faculty Publications - Human Resource Studies. Cornell University.

Colombia, Ministerio de Educación Nacional (1986). La Planeación educativa en Colombia 1950-1986. Programa de Planeación Educativa Regional, PLANER. Bogotá.

Colombia, Ministerio de educación Nacional (2016). La educación en Colombia. Publicado originalmente por la OCDE (2016) en inglés bajo el título: Education in Colombia, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264250604-en.

Colombia, Ministerio de educación Nacional. ICFES (2017). Informe nacional de resultados. Colombia en PISA 2015. Bogotá. Recuperado de: https://www.icfes.gov.co/documents/20143/237304/Informe%20nacional%20pisa-2015.pdf.

Cortés, D. y Vargas, J. (2012). Inequidad regional en Colombia. Serie documentos de trabajo, No. 127. Universidad del Rosario.

Galvis, L. y Bonilla, L. desigualdades regionales en el nivel educativo de los profesores en Colombia. Revista de Economía Institucional, vol. 14, n.º 26, primer semestre/2011, pp. 223-240.

Gulati R y H. Singh. (1998). The Architecture of Cooperation: Managing Coordination Costs and Appropriation Concerns in Strategic Alliances. Administrative Science Quarterly 43, 4, p. 781.

Hanushek, E. y Woessmann, L. (2010). The Economics of International Differences in Educational Achievement. IZA Discussion Paper No. 4925.

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (2010). Guía de orientación Saber 11. Recuperado de: www.icfes.gov.co

Instituto Colombiano para la Evaluación de la Educación (2017). Metodología de construcción del indice de nivel socioeconomico de los estudiantes – INSE y de la clasificación socioeconómica –CSE- de los colegios. Recuperado de: www.icfes.gov.co

Melo, L.; Hahn, L.; Ariza, D. y Carmona, C. (2016). El desempeño municipal en el sector educativo: un análisis a partir de una función multiproducto. Documentos de trabajo sobre economía regional, No. 243. Banco de la República.

Parada, J. (2003). Economía institucional original y nueva economía institucional: semejanzas y diferencias. Revista de economía institucional, vol. 5, n° 8. Primer semestre.

Sánchez, A. (2014). Etnia y rendimiento académico en Colombia. En A. Sánchez Jabba y A. Otero Cortés (Editores). Educación y desarrollo regional en Colombia. (pp. 57-100). Bogotá: Banco de la República.

Williamson, O. (1999). Public and Private Bureaucracies: A Transaction Cost Economics Perspective. Journal of Law, Economics & Organization, Vol. 15, No. 1, JLEO Bureaucracy Conference, pp. 306-342. Oxford University Press.

Williamson, O. (1989). Las instituciones económicas del capitalismo. México, Fondo de Cultura Económica.

Woessmann, L. (2016). The Importance of School Systems: Evidence from International Differences in Student Achievement. IZA Discussion Paper No. 10001.

Woessmann, L. (2007). Fundamental Determinants of School Efficiency and Equity: German States as a Microcosm for OECD Countries. IZA DP No. 2880.

##submission.downloads##

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Luquetta Cediel, D. J., Ariza-Dau, M., Rodríguez-Albor, G., & Ramos-Ruíz, J. L. . (2024). Governança e desempenho escolar na Colômbia: uma visão subnacional a partir da nova economia institucional. Encuentros, 22(02-Julio-dic.), 26-42. https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-dic.3355