Caracterização do conhecimento especializado do professor de matemática no ensino de frações
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v22i01-%20%20%20%20%20Enero-Junio-.3097Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conhecimento especializado do professor que ensina frações no ensino médio básico. Para isso, por meio de abordagem qualitativa e desenho de estudo de caso instrumental, foi selecionado um professor com experiência no ensino desse conteúdo e com gerenciamento de recursos tecnológicos, foram observados dois três episódios de aula. A análise dos dados foi feita por meio de indicadores de conhecimento adaptados de Padilla-Escorcia (2020). Verificou-se que o professor de Matemática que leciona a temática de frações apresenta conhecimento especializado nos componentes Kot e KMT em elementos relacionados ao conteúdo, representações, fenomenologia e aplicações. Concluiu-se que para o professor de matemática ensinar frações por meio de ferramentas tecnológicas, ele deve ter um domínio amplo e teoricamente robusto desses conhecimentos, bem como estratégias e formas de ensiná-los.
Referências
Ávila Lavid, J. (2020). Las estrategias lúdicas en la enseñanza de la matemática. Recuperado a partir de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/48692
Carrillo, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L., Flores, E., Escudero, D., Vasco, D., Rojas, N., Flores, P., Aguilar, A., Ribeiro, M., y Muñoz, M. (2018). The mathematics teacher’s specialized knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, pp.236-253, DOI: 10.108 0/14794802.2018.1479981
Carrillo, J., Climent, N., Contreras, L., y Muñoz, M. (2013). Determining specialized knowledge for mathematics. In Proceedings of the CERME, 8, 2985-2994
Chang, C., Montesdeoca, V., Mora, D., y Rodríguez, N. C. (2021). Conocimiento especializado de un profesor universitario sobre medidas de centralización y de dispersión, aplicando el modelo MTSK. NÚMEROS, 108.
Climent, N., Espinoza-Vásquez, G., Carrillo, J., Rivas, C., y Ponce, R. (2021). Una lección sobre el teorema de Thales, vista desde el conocimiento especializado del profesor. Educación Matemática, 33, 2021. Doi: 10.24844/EM3301.04.
Delgado, R., y Zakaryan, D. (2019). Relationships Between the Knowledge of Practices in Mathematics and the Pedagogical Content Knowledge of a Mathematics Lecturer. International Journal of Science and Mathematics Education, pp.1 – 21
Escudero, D., y Carrillo, J. (2020). El Conocimiento Didáctico del Contenido: Bases teóricas y metodológicas para su caracterización como parte del conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Educación Matemática, 32(2), pp.1-38. DOI: 10.24844/EM3202.01
Flores, E., Escudero, D., Montes, M., Aguilar, A., y Carrillo, J. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. Publisher Universidad de Huelva Publicaciones, pp.57 -72
Hernández-Sánchez, J., Borjón-Robles, E., y Torres-Ibarra, M. (2016). Dimensiones de la tecnología en la formación inicial de profesores de matemáticas: un estudio desde el currículum oficial. Eco Matemático. 7(1), pp. 6–19. DOI: https://doi.org/10.22463/17948231.1008
Herrera, J. (2017). La investigación cualitativa.
Liñan, M. (2017). Conocimiento especializado en Geometría en un aula de 5° de primaria. Universidad de Huelva, Departamento de Didácticas Integradas.
Montes, M. (2015). Conocimiento especializado del profesor de matemáticas acerca del infinito. Un estudio de caso. Universidad de Huelva – Departamento de Didáctica de las Ciencias y la Filosofía. Huelva.
Padilla-Escorcia, I. (2020). Una caracterización del conocimiento especializado del profesor de matemáticas para el uso efectivo de las TIC en la enseñanza. [Tesis de Maestría en Educación de la Universidad del Norte-Colombia]
Padilla-Escorcia, I., y Conde-Carmona, R. (2020). Uso y formación en TIC en profesores de matemáticas. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (60), pp.116-136. https://www.doi.org/10.35575/rvucn.n60a7
Padilla- Escorcia, I.A., Acevedo- Rincón, J.P. (2021). Conocimiento especializado del profesor que enseña la reflexión de la función trigonométrica seno: Mediaciones con TIC. Eco Matemático, 12 (1), 93-106. DOI: 10.22463/17948231.3072
Padilla-Escorcia, I., y Acevedo-Rincón, J. (2022). Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas en la Enseñanza de la Modelación de la Elipse a Través de Recursos Tecnológicos. Revista Lasallista de Investigación, 19(1), 67-83. https://doi.org/10.22507/rli.v19n1a4
Padilla-Escorcia, I. (2022). Caracterización del conocimiento especializado del profesor en la modelación de las funciones trigonométricas en GeoGebra. Encuentros, 20, pp.23-39. Universidad Autónoma del Caribe. https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic.2850
Paternina-Borja, O., Juárez-Ruiz, E., y Zakaryan, D. Conocimiento especializado de un profesor de matemáticas: caracterización de relaciones en tema de simetrías.
Peñaherrera, C., Segovia, V., Vasco, D., & Climent, N. (2021). Conocimiento especializado de un profesor universitario sobre medidas de centralización y de dispersión, aplicando el modelo MTSK. Números. Revista de Didáctica de las Matemáticas, 108, pp.99-117.
Rodríguez, A. L., & Teixeira, B. R. (2021). Conhecimento Especializado do Professor de Matemática em Dissertações e Teses Brasileiras. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 22(3), pp.310-316.
Rojas, N., Flores, P., y Carrillo, J. (2015). Conocimiento Especializado de un Profesor de Matemáticas de Educación Primaria al Enseñar los Números Racionales. Bolema, 51, pp.143-167. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a08
Sánchez-Gómez, J., Quiroga, K. y Ospina, P. (2020). Desafíos tecnológicos para el sector educativo en América Latina en tiempos de pandemia. Programa de Investigación de Política Exterior Colombiana.
Zegarra, Jaime., y Juliá, Carmen. (2021). Conocimiento matemático de estudiantes para docentes de Educación Primaria: Análisis de variables. Uniciencia, 35(1), pp.124-138. https://dx.doi.org/10.15359/ru.35-1.8
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ivan Padilla-Escorcia, Sebastián Solano-Díaz , Robinson Junior Conde-Carmona, Yira Mariana Hernández-Pérez,
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).