Concepções de futuros professores de matemática no desenho de tarefas argumentativas

Autores

  • Jonathan Cervantes-Barraza Universidad del Atlantico
  • Leonardo Vargas Delgado Universidad del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic..2899

Palavras-chave:

Matemáticas, investigación, implementación, argumentación, profesor

Resumo

O principal objetivo do estudo foi analisar a mudança nas concepções que os futuros professores de matemática (FPM) têm sobre o desenho de tarefas que promovam a argumentação nas aulas de matemática de um curso de formação inicial. A metodologia qualitativa e orientada pela abordagem de pesquisa em design educacional (DBR), situou-se na metodologia de implementação da pesquisa com o objetivo de realizar um questionário no início e uma atividade de design de tarefas matemáticas ao final do curso. Os principais resultados do estudo mostram a mudança nas concepções do MPF e as variadas propostas de desenhos de tarefas matemáticas que envolviam atividades de exploração e argumentação. Concluímos que a implementação dos resultados da pesquisa gerou conscientização nos participantes sobre como os resultados da pesquisa em Educação Matemática contribuem para a melhoria do proceso de ensino de matemática.

Referências

Barreiro, P., Leonian, P., Marino, T., Pochulu, M. y Rodríguez, M. (2017). Perspectivas metodológicas en la enseñanza y en la investigación en educación matemática. Argentina, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Bakker, A. y van Eerde, D. (2015). An Introduction to Design-Based Research with an Example From Statistics Education. En A. Bikner-Ahsbahs et al. (eds.), Approaches to Qualitative Research in Mathematics Education, Advances in Mathematics Education (pp.429-449), DOI 10.1007/978-94-017-9181-6_16

Ball, D., Thames, M. y Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59: 389-407

Braun, T. y Lindeman, U. (2004). Method adaptation, a way yo improve methodical producto development. International design conferente, (pp. 18-21), Dubroynik

Braun, V. y Clarke, V. (2012). Análisis temático. En P. M. n H. Cooper, APA handbooks in psychology®. APA handbook of research methods in psychology, 2. Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological.American Psychological Association, 57-71 https://doi.org/10.1037/13620-004

Cabañas-Sánchez, G. y Cervantes-Barraza, J. A. (2019). Principios que fundamentan el diseño de tareas matemáticas en una planificación didáctica. Revista Uno, 85, 7-12.

Cervantes-Barraza, J. A., Cabañas-Sánchez, G. y Mercado-Porras, K. (2020). El rol del profesor en la construcción de conocimiento matemático a través de la argumentación colectiva. En H. Hernández, J. Juárez, J. Slisko (Eds.). PP. 214-2

Cabañas-Sánchez, G. y Cervantes-Barraza, J. A. (2021). Teacher promoting student mathematical arguments through questions. En Inprasitha, M., Changsri, N., Boonsena (Eds.). Proceedings of the 44th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, pp. 233-241. Khon Kaen, Thailand: PME.

Cai, J., Morris, A., Hohensee, C., Hwang, S., Robison, V. y Hiebert, J. (2017). Making Classroom Implementation an Integral Part of Research. Journal for Research in Mathematics Education, 48(4), 342–347.

Century, J. y Cassata, A. (2016). Implementation Research: Finding Common Ground on What, How, Why, Where, and Who. Review of Research in Education, 40(1), 169–215.

Climent, N., Montes, M.A., Contreras, L.C., Carrillo, J., Liñan, M. M., Muñoz-Catalán, M., Barrera, V.J. y León, F. (2016). Construcción de conocimiento sobre características de aprendizaje de las matemáticas a través del análisis de videos. AIEM, 86(9), 85-103

Cohen, L., Manion. L. y Morrison, K. (2018). Research methods in education. London: Routledge.

Crespo, S. (2020). En La Lucha/in the Struggle for Mathematics Teacher Education Without Borders. En Radakovic, N. y Jao, L. (Eds.) Borders in Mathematics Pre-Service Teacher Education, Springer International Publishing: Springer Nature Switzerland AG

Cresswell, J. W. (2014). Research Design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches (4a ed.). Thousands Oaks, CA: Sage.

Jankvist, U., Sánchez Aguilar, M., Bergman Ärlebäck, J., y Wæge, K. (2015). TWG23: Implementation of research findings in mathematics education Introduction to the papers of TWG23: Implementation of research findings in mathematics education. CERME 10, Feb 2017, Dublin, Ireland. hal-01950532

Kobiela, M. y Zanazanian, P. (2020). Crossing Disciplinary Borders in Pre-service Teacher Education: Historical Consciousness as a Tool to Develop Awareness of Mathematical Positionality to Achieve Epistemic Change. En Radakovic, N. y Jao, L. (Eds.) Borders in Mathematics Pre-Service Teacher Education, Springer International Publishing: Springer Nature Switzerland AG

Ivars, P., Fernandez, F. y Llinares, S. (2019). Principles In The Design Of Tasks To Support Preservice Teachers’ Noticing Enhancement. En M. Graven, H. Venkat, A. Essien & P. Vale (Eds.). Proceedings of the 43rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 408-415). Pretoria, South Africa: PME.

Montes, M., Carrillo, J., Contreras, L. C., Liñán-García, M. M. y Barrera-Castarnado, V. J. (2019). Estructurando la formación inicial de profesores de matemáticas: una propuesta desde el modelo MTSK. En E. Badillo, N. Climent, C. Fernández y M. T. González (Eds.), Investigación sobre el profesor de matemáticas: formación, práctica de aula, conocimiento y competencia profesional (pp. 157-176). Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca.

Montes, M., Climent, N., Carrillo, J. y Contreras, L. (2019). Constructing tasks for primary teacher education from the perspective of Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge. Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Utrecht University, Feb 2019, Utrecht, Netherlands. ffhal-02430479f

O’Donnell, C. (2008). Defining, conceptualizing, and measuring fidelity of implementation and its relationship to outcomes in K–12 curriculum intervention research. Review of Educational Research, 78, 33–84.

Pochulu, M., Font, V. y Rodríguez, M. (2016). Desarrollo de la competencia en análisis didáctico. Relime, 19 (1), 71-98.

Radakovic, N. y Jao, L. (2020). Borders in Mathematics Pre-Service Teacher Education. Springer International Publishing: Springer Nature Switzerland AG

Rey-Herrera, J. M., y Candela, A. (2013). La construcción discursiva del conocimiento científico en el aula. Educación Y Educadores, 16(1). Recuperado a partir de https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2411

Ruiz-Ortega, F. J., y Dussan Luberth, C. (2021). Competencia argumentativa: un factor clave en la formación de docentes. Educación Y Educadores, 24(1), 30–50. https://doi.org/10.5294/educ.2021.24.1.2

Simon, M. (1995). Reconstructing mathematics pedagogy from a constructivist perspective. Journal for the learning of mathematics, 26(2), 114-145.

Schoenfeld, A. (1998). Toward a theory of teaching-in-context. Education, 4: 1-94.

Watson, A. y Ohtani, M. (2015). Themes and issues in mathematics education concerning task design: Editorial introduction. In A.Watson & M. Ohtani (Eds.), Task design in mathematics education: An ICMI study 22 (pp. 3–15). New York: Springer. 2015. p. 3-15.

##submission.downloads##

Publicado

2022-07-11

Como Citar

Cervantes-Barraza, J., & Vargas Delgado, L. . (2022). Concepções de futuros professores de matemática no desenho de tarefas argumentativas. Revista Encuentros, 20(02-Julio-Dic.), 1-17. https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic.2899