Experiências pedagógicas de memória histórica e construção da paz. Repensando as escolas rurais em meio ao conflito armado colombiano

Autores

  • Héctor Betancur-Giraldo Egresado UNAD
  • José Alexander Monroy Universidad Nacional Abierta y a Distancia
  • Jesús María Pineda-Patrón Universidad Nacional Abierta y a Distancia
  • Daniel Olivera-Paniagua Universidad Nacional Abierta y a Distancia

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2707

Palavras-chave:

conflito armado colombiano, educação rural, memória histórica, narrativas.

Resumo

Este artigo de pesquisa aborda as experiências em torno das práticas pedagógicas de um grupo de professores rurais em contextos de conflito armado, por meio de um processo de memória histórica e construção de uma cultura de paz a partir da tarefa pedagógica, levando em consideração a diversidade cultural do território e do necessidades sensíveis das comunidades afetadas pela guerra interna e que sofreram o abandono do Estado. Como alicerce metodológico da investigação, foram implementadas perspetivas teóricas das narrativas, tornando visíveis as vozes dos professores num exercício interpretativo, a partir da Análise do Discurso (AD) na lógica da Sistematização das Experiências (AE), aprofundando os elementos essenciais para promover uma cultura de paz, processos de reconstrução e reparação da memória a partir dos eventos pedagógicos. Dessa forma, está ajudando a projetar e repensar uma educação que abarque diferentes subjetividades. Conclui com o papel que a pedagogia deve cumprir para ressignificar as experiências do conflito armado colombiano, como ato ético e político de reparação às vítimas, propondo a compreensão-transformação das realidades a partir dos caminhos da memória, da reconciliação e da construção. de paz no país.

Referências

Arias, G. J. (2014). Educación rural y saberes campesinos en Tierradentro Cauca: Estudio del proceso organizativo de la Asociación Campesina de Inzá Tierradentro (ACIT). Universidad Nacional de Colombia.

Baudrillard, J. (2005). El sistema de objetos (3). Verso. https://bit.ly/3iCgdvq

Bautista, M., González, G. (2019). Docencia Rural en Colombia: Educar para la Paz en medio del Conflicto Armado. Fundación Compartir. Bogotá.

https://bit.ly/2SxpDxn

Bolívar, A., Fernández, M., & Molina, E. (2005). La identidad profesional del profesorado de Secundaria: Crisis y reconstrucción. Cap. Investigar la identidad del profesorado: una triangulación secuencial. Ediciones Aljibe. Articulo. FQS

CNMH Centro Nacional de Memoria Histórica. (2018). Los caminos de la memoria histórica. https://bit.ly/3xgcpDZ

Cifuentes, R. M. (2011). La escritura: clave en procesos de sistematización de experiencias. Decisio, 28, 41-6. https://bit.ly/3iC435u

Clandinin, P. y Murray. (2007). “Navigating Sites for Narrative Inquiry”, Journal of Teacher Education, Sage,

Correa, E. P. (1998). Una visión del desarrollo rural en Colombia. Cuadernos De Desarrollo Rural (41). https://bit.ly/3xeP19Y

De la Ossa, E. D., & González, J. D. H. (2013). La investigación narrativa en psicología: definición y funciones. Psicología desde el Caribe, 30(3), 620-641. https://bit.ly/3zol4WY

Denzin, N. (2003). Foreword: narrative’s moment. En M. Andrews, S. Sclater, C. Squire & A. Treacher (Eds.), Lines of narrative (pp. xi-xiii). Londres: Routledge.

Duranti, A., Ochs, E. y Schieffelin, BB (Eds.). (2011). El manual de socialización del lenguaje (72). John Wiley e hijos.

Fazio, V. H. (1998). La historia del tiempo presente: una historia en construcción. Historia Crítica, (17), 47-57. https://bit.ly/3vok1mM

Giraldo, H. B. (2018). Enseñanza-aprendizaje con prospectiva de paz en la formación policial. Ratio Juris UNAULA, 13(26), 145-160. https://bit.ly/3zlVpxU

González, E. (2000). La definición y la caracterización de la violencia desde el punto de vista de las ciencias sociales. Arbor, (167), 153-185. https://bit.ly/3gjokvj

Halbwachs, M. (1991). Fragmentos de la memoria colectiva (M. A. Aguilar. Trad., 1). Revista de Cultura Psicológica, (1)

Hammersley, L. (2012). Community-Based Service-Learning: Partnerships of Reciprocal Exchange? Asia-Pacific Journal of Cooperative Education, 14(3), 171-184. https://eric.ed.gov/?id=EJ1113703

Hargreaves, A. (2001). Emotional geographies 0 teaching. Teachers' College Record. 103(6).

Hernández, R. (2004). Estudio sobre la Educación para la Población Rural en Honduras. En FAO-UNESCO (ed) Educación de la Población Rural en Brasil, Chile, Colombia, Honduras, México, Paraguay y Perú, 217-263. https://bit.ly/3gjommV

Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: práctica y teoría para otros mundos posibles. https://bit.ly/3zkRj9m

Jelin, E. (2002). Los trabajos de la memoria. Siglo XXI.

Kuri, P, E. (2017). La construcción social de la memoria en el espacio: una aproximación sociológica. Península, 12(1), 9-30. https://bit.ly/3wiz4PP

Lizarralde, M. (2003). Maestros en zonas de conflicto. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 1(2) 79-114. https://bit.ly/35it0uM

López, R. L. R. (2006). Ruralidad y educación rural. Referentes para un Programa de Educación Rural en la Universidad Pedagógica Nacional. Revista Colombiana de Educación, (51),138-159. https://bit.ly/3wmOxyG

Mejía, N. J. (2002). Problemas centrales del análisis de datos cualitativos. Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales-UNMSM. https://n9.cl/3zvh

Mèlich, J. C. (2001). La ausencia del testimonio: ética y pedagogía en los relatos del Holocausto (Vol. 2). Anthropos Editorial.

Mishler, E. (2006) Narrativa e identidad: la doble flecha del tiempo, en De Fina, Anna, Deborah Schiffrin y Michael Bamberg. Discurso e Identidad. 30-47

Ortega, P., Castro, C., Merchán, J. y Vélez, G. (2015). Pedagogía de la memoria para un país amnésico. Fondo Editorial Universidad Pedagógica Nacional. https://doi.org/10.17227/tm.2015.8410

Polkinghorne, D. (1988). Narrative knowing and the human sciences. Suny

Riaño, P. (2004), Encuentros artísticos con el dolor, las memorias y las violencias. Revista de Ciencias Sociales, (21), 91-104

Ricoeur, P. (1972) “L’hermeneutique du témoignage”. Archivio di Filosofia, 42, 1-2, 35-61.

Ricoeur, P. (1996). Sí mismo como otro. Siglo XXI.

Rubio, G. (2007). Educación y memoria. Desafíos y tensiones de una propuesta. Nómadas. Critical Journal of Social and Juridical Sciences, 15 (1). https://bit.ly/3czpq3O

Sacavino, S. (2015). Pedagogía de la memoria y educación para el "nunca más" para la construcción de la democracia. Folios, (41), 69-85. https://bit.ly/2U5Aqzz

Searle, J. R. (1994). Actos de habla. Ediciones Cátedra SA.

Taylor, S. J., y Bogdan, R. (2008). La entrevista en profundidad. Métodos cuantitativos aplicados, 2, 194-216. https://n9.cl/lo3r

Van Dijk, T. A. (1996). Discourse. Cognition and Society', Discourse & Society, 7(1), 5-6.

Vélez, V. G. (2012). Pedagogías de las memorias de la historia reciente colombiana: ¿construir memoria, en el campo de una memoria imposible. Revista Colombiana De Educación, 245-264. https://bit.ly/3x8CpRM

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Betancur-Giraldo, H., Monroy, . J. A., Pineda-Patrón, J. M. ., & Olivera-Paniagua, D. . (2021). Experiências pedagógicas de memória histórica e construção da paz. Repensando as escolas rurais em meio ao conflito armado colombiano. Revista Encuentros, 19(02). https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2707

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)