Corporate social responsibility and competitive advantage. The study of small mining companies in Chile/Responsabilidad social empresarial y ventaja competitiva. El estudio de pequeñas empresas mineras de Chile
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuent.v17i02.979Resumo
A responsabilidade social é considerada um fator chave de sucesso para os negócios. Transformando-se assim em um componente central nas estratégias assumidas pelas organizações; em sua busca constante pelo desenvolvimento sustentável. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo projetar uma bateria de propostas de melhorias para o setor industrial de minerais não metálicos nas margens do rio Ñuble (Chile). Para o qual as diretrizes da metodologia quantitativa foram utilizadas devido ao fornecimento de um instrumento de auto-aplicação. Deve-se notar que é importante que pesquisas futuras possam usar instrumentos criados e validados no Chile que respondam ao contexto nacional. Por fim, há um fraco desenvolvimento de ações na dimensão relacionada à competitividade e relacionamento com os stakeholders
Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa; Stakeholders; Vantagem Competitiva; Meio Ambiente; Mineração.
Referências
Acción RSE (2011). Responsabilidad Social Empresarial: Gobernanza, medición y control de gestión. Santiago, Chile: AcciónRSE.
Aguilera, A. & Puerto. D. (2012). Crecimiento empresarial basado en Responsabilidad Social. Revista Pensamiento & Gestión, (32), 01-26.
Avendaño, W. (2013). Responsabilidad social (RS) y responsabilidad social corporativa (RSC): una nueva perspectiva para las empresas. Revista Lasallista de Investigación, 10(1), pp. 152-163.
Ayuso, S., Rodríguez, M., García-Castro, R. y Arino, M. (2014). Maximizing Stakeholders' Interests: An Empirical Analysis of the Stakeholder Approach to Corporate Governance. Business & Society, 53(32), 414-439.
Carroll A. & Shabana, K. (2010). The Business Case for Corporate Social Responsibility: A Review of Concepts. International Journal of Management Reviews, 12(1), 85-105.
Carroll, A. (1991). The Pyramid of Corporate Social Responsability: Towards the Moral Management of Organisational Stakeholders. Business Horizons, 34(4), 39 - 38.
Cho, C. H., Michelon, G., Patten, D. M., & Roberts, R. W. (2015). CSR disclosure: the more things change?. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 28(1), 14-35.
Comisión de las Comunidades Europeas. (2001). Libro Verde: Fomentar un marco europeo para responsabilidad social de las empresas. Bruselas: Comisión de las Comunidades Europeas (CCE).
Cortina, A. (2000). La ética de la sociedad civil. (4ta. Edición). Madrid, España: Editorial Anaya.
Duque, Y. Cardona, M. & Rendón, J. (2013). Responsabilidad Social Empresarial: Teorías, índices, estándares y certificaciones. Revista Cuadernos de Administración. Universidad del Valle. 29(50), 196 - 206.
FECHAC (2005). Instrumento de Autodiagnóstico para las Empresas. México D. F.: Ediciones FECHAC.
Fernández, R. (2009). Responsabilidad Social Corporativa. San Vicente, España: Editorial Club Universitario.
Foro de Expertos sobre RSE (2007). Informe del Foro de Expertos en Responsabilidad Social de las Empresas. España: Foro de Expertos.
Freeman, C. (1984). Strategic Management: A Stakeholders approach. Boston: Pitman.
Gaete, R. (2014). La responsabilidad social universitaria como política pública: un estudio de caso. Revista Documentos y Aportes en Administración Pública y Gestión Estatal, 22, 103 – 127.
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, C. (2010). Metodología de la Investigación (5º Edición). México D. F., México: McGraw-Hill.
Hill, CH. y Jones, Gareth. (2009). Administración Estratégica (8º Edición). México D. F. México: McGraw-Hill.
Instituto Ethos (2005). Conceptos básicos e indicadores de responsabilidad social empresarial. Manual de apoyo para periodistas. Brasil: Instituto Ethos.
International Organizational for Standardization. (2010). ISO 26000 Social Responsibiliy. Recuperado de www.iso.org/iso/social_responsibility.
Legorreta, A., Osorio, M. y Salvador, J. (2010). Ética ambiental y turismo: relación responsible hombre – naturaleza. Revista Ciencia y Sociedad, 35, 3, 407 - 438.
López, A., Contreras, R. & Molina, R. (2011). La responsabilidad social empresarial como estrategia de competitividad en el sector alimentario. Revista Cuadernos de Administración, 24 (43): 261-283.
Martí, J., Marti-Vilar, M. y Almerich, G. (2014). Responsabilidad social universitaria: influencia de valores y empatia en la autoatribución de comportamientos socialmente responsables. Revista Latinoamericana de Psicología, 46, 3, 160-168.
Martínez, R., Monserrat, María. & Serafín, J. (2015). Corporate social responsibility in small businesses construction companies from Puebla, Mexico. Revista Global de Negocios, 3(3), 31 - 41.
Medina, A. y Severino, P. (2014). Responsabilidad empresarial: generación de capital social de las empresas. Revista Contabilidad y Negocios, 9(17), 63-72.
Medina, A. y Severino, P. (2015). El hombre y su medio ambiente social; introducción, concepto y percepciones. En German Rodríguez (Ed.), El hombre y su medio ambiente social; introducción, concepto y percepciones (pp. 111-126). Guanajuato: Universidad de Guanajuato.
Moneva, J. & Lizcano, J. (2004). Marco Conceptual de la Responsabilidad social corporativa. Trabajo presentado AECA. Diciembre. España.
Moneva, J. & Lizcano, J. (2004). Marco Conceptual de la Responsabilidad social corporativa. Trabajo presentado AECA. Diciembre. España.
Newman, A, Nielsen, I. & Miao, Q. (2015). The impact of employee perceptions of organizational corporate social responsibility practices on job performance and organizational citizenship behavior: evidence from the Chinese private sector. International Journal of Human Resource Management, 26(9), 1226-1242.
Peña, D. y Serra, A. (2012). Responsabilidad Social Empresarial en el Sector Turístico. Estudio de caso en empresa de alojamiento de la ciudad de Santa Marta, Colombia. Revista Estudios y Perspectivas en Turismo, 21(6), 1456-1480.
Ruizalba, J., Vallespín, M. y González, J. (2014). El voluntariado corporativo y sus efectos sobre la satisfacción laboral y el compromiso en empresas familiares de Andalucía. Revista de Empresa Familiar, 4(1), 45-58.
Sánchez, P. & Benito-Hernandez, S. (2015). CSR Policies: Effects on Labour Productivity in Spanish Micro and Small Manufacturing Companies. Journal of Business Ethics, 22(12), 705-724.
Sepúlveda , J. Ordonñez, F. y Prada, C. (2014). Perfil de responsabilidad social empresarial del sector hotelero. Revista Estudios y Perspectivas en Turismo, 23, 23 – 39.
Skouloudis, A., Evangelinos, K. & Malesios, C. (2015). Priorities and Perceptions for Corporate Social Responsibility: An NGO Perspective. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 22(2), 95 - 112.
Valarezo, K. y Túnez, J. (2014). Responsabilidad social universitaria. Apuntes para un modelo de RSU. Revista de Comunicación, 18, 84 – 177.
Weiss, J. (2006). Ética en los negocios: Un Enfoque de Administración de Los Stakeholders y de Casos. (4ta edición). México D. F., México: Edición Thomson.
Wheelen, T., Hunger, J. & Oliva, I. (2007). Administración estratégica y políticas de negocio. Conceptos y casos. México D. F., México: Editorial Pearson.
Yang, CC. & Yeh, CH. (2014). Application of System Dynamics in Evironmental Risk Management of Project Management for External Stakeholders. Systemic Practice and Action Research, 27(3), 211 – 225.
Yin, J., & Jamali, D. (2016). Strategic Corporate Social Responsibility of Multinational Companies Subsidiaries in Emerging Markets: Evidence from China. Long Range Planning, 49(5), 541-558.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).