Discurso escolar e tecnologias do eu "Autocuidado"

Autores

  • Jesús Antonio Correa-Paéz Universidad del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v21i01-Enero-junio.3026

Palavras-chave:

assunto, relação pedagogica, discurso escolar, tecnologias do eu.

Resumo

Esta investigação, mais do que um trabalho académico que deu resultados quantitativos ou qualitativos, envolve uma ruminação sobre o discurso na escola em relação ao projeto de uma reflexão ética sob os parâmetros de "boa vida". Sob a premissa adotamos a ontosemiotica ou semiotica da afetividade-subjetividade, cujo principal postulado argumentativo está na consideração do sujeito como um texto que pode ser lido pelo quadrante enunciativo: autor-leitor-contexto. Nesse sentido, a pesquisa visa evidenciar se a ação discursiva docente aponta para o reconhecimento do sujeito escolar como sujeito transcendente; isto é, ao reconhecimento de um sujeito consciente e consistente no âmbito da relação pedagógica, no ambiente da família e que se reflete, em geral, coletivamente na sociedade em que transita a sua existência.

Referências

Aldana, E. et al. (1996) Colombia al filo de la oportunidad. Santafé de Bogotá: Tercer Mundo Editores.

Althusser, L. (1971) Ideología y Aparatos ideológicos de Estado. Oveja Negra. Medellín.

Correa Páez, J “Recepción teatral y semiótica de la subjetividad-afectividad. Algunos elementos teóricos”. Revista Ontosemiótica. Año 2, N°4, septiembre de 2015, págs. 51 a 61 en http://erevistas.saber.ula.ve/ontosemiótica/

Congreso de la República de Colombia (febrero 8. 1994). Ley 115. Ley General de Educación. DO. 41214

Congreso de la República de Colombia (noviembre 8. 2006). Ley 1098. Código de la Infancia y la Adolescencia. DO. 46446.

Constitución Política de Colombia (1991) Artículo 26. Gaceta Asamblea Constituyente de 1991 N°85.

Courtés, J. (1997) Análisis semiótico del discurso. Del enunciado a la enunciación. Madrid: Gredos.

Deleuze-Guattari. Noviembre 20 de 1923: Postulados de la lingüística. Revista de la Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia. Medellín. Volumen 2. N° 2. Julio de 1982.

Foucault, M. (2008) Tecnologías del yo. Buenos Aires: Paidós.

__________. (1994) Hermenéutica del sujeto. Madrid: Las ediciones de La Piqueta.

__________. (1999) Estética, ética y hermenéutica. Barcelona: Paidós.

Gadamer, H. (1984) Verdad y Método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. Salamanca: Ediciones Sígueme.

Goffman, E. (2001) La presentación de la persona en la vida cotidiana. Buenos Aires: Amorrortu.

Greimas A. y Courtés, J. (1982) Semiótica. Diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Madrid: Gredos.

Habermas, J. (1992) Teoría de la acción comunicativa I. Barcelona: Taurus.

Halliday, M.A.K (1982) El lenguaje como semiótica social. México: Fondo de Cultura Económica

Hernández, L. (2013) Hermenéutica y semiosis en la red intersubjetiva de la nostalgia. Mérida: Ediciones Universidad de Los Andes (Venezuela).

________. (2014) La pedagogía de la sensibilidad y los acercamientos al sujeto descentrado. Educere. 18 (59), pgs. 229-236. (Consultado 2015 noviembre 15).

Disponible en: http://saber.ula.ve/bitstream/123456789/38871/articulo4.pdf

Lyotard, J.F. (1994) Los Derechos del Otro. Actualidad Estética. Medellín: Universidad Nacional.

Perelman, Ch. (1997) El imperio retórico. Retórica y argumentación. Santa fe de Bogotá: Grupo editorial Norma.

Ricoeur, P. (2006) Sí mismo como otro. México: Siglo XXI.

Silvestri, A. y Blanck, G. (1993) Bajtín y Vigotski: la organización semiótica de la conciencia. Barcelona: Anthropos.

Trucco, D., e Inostroza, P. (2017) Las violencias en el espacio escolar. Santiago: Naciones Unidas.

Wolf, M. (1994) Sociologías de la vida cotidiana. Madrid: Cátedra.

Zilberberg, C., (2016) Semiótica tensiva. Traducción Desiderio Blanco. Lima: Universidad de Lima, Fondo editorial.

Referencias electrónicas

https://www.canalinstitucional.tv/derechos-fundamentales-ninos-colombia

https://www.unicef.org/colombia/30-a%C3%B1os-de-la-convencion-sobre-los-derechos-del-nino

https://www.eltiempo.com/colombia/otras-ciudades/indignacion-por-insulto-de-profesor-a-estudiante-de-colegio-en-pereira-634567

##submission.downloads##

Publicado

2023-01-16

Como Citar

Correa-Paéz, J. A. (2023). Discurso escolar e tecnologias do eu "Autocuidado". Encuentros, 21(01-Enero-junio), 142-157. https://doi.org/10.15665/encuen.v21i01-Enero-junio.3026