O professor no desenvolvimento das experiências de paz dos meninos e meninas na Escola

Autores

  • Yasaldez Eder Loaiza-Zuluaga Universidad de Caldas
  • Mauricio Mejía-Manrique Universidad de Caldas
  • William Orlando Arcila-Rodríguez Universidad de Caldas
  • Héctor Betancur-Giraldo UNISABANETA - ESCER - UNIVERSIDAD DE ALICANTE

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic..2955

Palavras-chave:

Construção de paz, experiencias, infancia, niños, maestros.

Resumo

No âmbito familiar, escolar e outros, a violência é um denominador comum nos contextos sociais onde convergem meninas e meninos em várias regiões do país. Nesse contexto, o objetivo do artigo é explorar as experiências dos menores dentro da escola e identificar o papel docente diante das contribuições que eles dão aos processos de desenvolvimento social, emocional e comportamental dentro e fora da sala de aula. Isso levanta a importância de compartilhar experiências escolares para gerar espaços de socialização e desenvolvimento do pensamento crítico por meio da resolução de problemas e contribuir para a resolução de conflitos como eixo central da construção da paz para os escolares. Foi utilizada a metodologia da revisão documental, categorizando os diferentes produtos de pesquisa e identificando-os em bases de dados especializadas, conseguindo identificar através da revisão, a necessidade de redesenhar os processos de construção da paz em sala de aula de acordo com as necessidades do contexto educacional, sendo o professor um pilar fundamental do processo ensino-aprendizagem. A escola deve gerar espaços significativos de aprendizagem, a partir de uma aprendizagem estruturada, desafiadora e propiciadora de múltiplos estímulos e experiências para as crianças. Além disso, torna-se um espaço para potencializar a construção de conhecimentos e comportamentos que fortalecem seu pensamento e resolução de problemas.

Biografias Autor

Yasaldez Eder Loaiza-Zuluaga, Universidad de Caldas

Doctor en Educación, posdoctor en Narrativa y Ciencia, actualmente es líder del grupo de investigación maestros contexto, director del doctorado en Educación de la Universidad de Caldas y docente titular de la Universidad de Caldas.

Mauricio Mejía-Manrique, Universidad de Caldas

Licenciado en Educación Física, Recreación y Deporte, Magister en Educación de la Universidad de Caldas, actualmente pertenece al grupo de investigación Maestros y Contexto, además es joven investigador del proyecto Conciencia histórica del conflicto armado y capacidades de los docentes en procesos de construcción de paz en la escuela: caso de los maestros de Riosucio y Marquetalia, Caldas.

William Orlando Arcila-Rodríguez, Universidad de Caldas

Licenciado en Educación Física, Recreación y Deporte, Magister en Educación y candidato a Doctor de la Universidad de Caldas, integrante del grupo de investigación maestros y contexto, docente tiempo completo de la universidad de Caldas. Co-investigador del proyecto Conciencia histórica del conflicto armado y capacidades de los docentes en procesos de construcción de paz en la escuela: caso de los maestros de Riosucio y Marquetalia, Caldas.

Héctor Betancur-Giraldo, UNISABANETA - ESCER - UNIVERSIDAD DE ALICANTE

Director de Investigación e Innovación de Unisabaneta. Licenciado en Filosofía, UNAD. Sociólogo UNAD. Especialista en Educación, Cultura y Ciencia Política UNAD. Magíster en Educación (Investigación) de la Universidad de Medellín. Candidato a Doctor en Filosofía y Letras de la Universidad de Alicante en España. Investigador Junior (IJ) ante Minciencias. Líder del grupo de investigación “Policía y Sociedad”, de la ESCER categorizado en C. Líder del Grupo de Investigación Estudios de Derecho y Sociedad de Unisabaneta.

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

Loaiza-Zuluaga, Y. E. ., Mejía-Manrique, M. ., Arcila-Rodríguez, W. O. ., & Betancur-Giraldo, H. . (2022). O professor no desenvolvimento das experiências de paz dos meninos e meninas na Escola. Encuentros, 20(02-Julio-Dic.), 70-83. https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic.2955

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