O professor no desenvolvimento das experiências de paz dos meninos e meninas na Escola
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic..2955Palavras-chave:
Construção de paz, experiencias, infancia, niños, maestros.Resumo
No âmbito familiar, escolar e outros, a violência é um denominador comum nos contextos sociais onde convergem meninas e meninos em várias regiões do país. Nesse contexto, o objetivo do artigo é explorar as experiências dos menores dentro da escola e identificar o papel docente diante das contribuições que eles dão aos processos de desenvolvimento social, emocional e comportamental dentro e fora da sala de aula. Isso levanta a importância de compartilhar experiências escolares para gerar espaços de socialização e desenvolvimento do pensamento crítico por meio da resolução de problemas e contribuir para a resolução de conflitos como eixo central da construção da paz para os escolares. Foi utilizada a metodologia da revisão documental, categorizando os diferentes produtos de pesquisa e identificando-os em bases de dados especializadas, conseguindo identificar através da revisão, a necessidade de redesenhar os processos de construção da paz em sala de aula de acordo com as necessidades do contexto educacional, sendo o professor um pilar fundamental do processo ensino-aprendizagem. A escola deve gerar espaços significativos de aprendizagem, a partir de uma aprendizagem estruturada, desafiadora e propiciadora de múltiplos estímulos e experiências para as crianças. Além disso, torna-se um espaço para potencializar a construção de conhecimentos e comportamentos que fortalecem seu pensamento e resolução de problemas.
Referências
Acevedo Castellanos, P., Acuña Villamizar, A., Becerra Llamosa, J., Beltrán Sánchez, D., Campoalegre Septien, R., Castaño
Gómez, J. I., & Valencia Moreno, W. A. (2016). Familia, escuela y desarrollo humano: Rutas de investigación educativa.
Alvarado, S. V., Ospina, H. F., Botero, P., & Muñoz, G. (2008). Las tramas de la subjetividad política y los desafíos a la formación ciudadana en jóvenes. Revista argentina de sociología, 6(11), 19-43. http://www.scielo.org.ar/pdf/ras/v6n11/v6n11a03.pdf
Arboleda, Z., Herrera, M., & Prada, M. (2017). ¿Qué es educar y formar para la paz y cómo hacerlo? Educación y Pedagogía para la Paz, Material para la práctica, Acción Ca Paz, Colombia. https://educrea.cl/wp-content/uploads/2019/10/DOC2-educar.pdf
Betancur-Giraldo, H., Monroy, J. A., Pineda-Patrón, J. M., & Olivera-Paniagua, D. (2021). Experiencias pedagógicas para la memoria histórica y la construcción de la paz. Repensando la escuela rural en medio del conflicto armado colombiano. Encuentros, 19(02). https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2707
Bruner, J. S. (1997). La educación, puerta de la cultura. Editorial Visor
CaPaz, A. (2017). ¿Qué es educar y formar para la paz y cómo hacerlo? Educación y Pedagogía para la Paz–Material para la práctica. Oficina del Alto Comisionado para la Paz Acción CaPaz, Bogotá.
Chevallard, Y. (1997). Del Saber sabio al Saber enseñado. Editorial AIQUE.
Colom, A.J. y Melich, J.C. (1997). Después de la modernidad. Nuevas filosofías de la educación. Paidós.
Correa, A. G., & Cristofolini, G. M. F. (2005). La convivencia escolar en las aulas. International journal of developmental and educational psychology, 2(1), 163-183. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349832309012.pdf
Cruz, J. D., & Fontan, V. (2014). Una mirada subalterna y desde abajo de la cultura de paz. Ra Ximhai, 10(2), 135-152. https://www.redalyc.org/pdf/461/46131266006.pdf
De Colombia, C. P. (1991). Constitución política de Colombia. Leyer, 1.
Freire, P. (2005). La educación como práctica de la libertad (22ª Ed). Siglo Veintiuno Editores. http://www.rogelio.argumedo.mx/docs/178291547-Paulo-Freire-La-Educacion-Como-Practica-de-La-Libertad-Ocr.pdf
Freire, P. (2015). Pedagogía de los Sueños Posibles. Siglo XXI.
Giraldo, H. B. (2018). Enseñanza-aprendizaje con prospectiva de paz en la formación policial. Ratio Juris UNAULA, 13(26), 145-160. file:///C:/Users/DIR%20INVEST%20E%20INNOVAC/Downloads/administrador,+v13n26a6%20(3).pdf
Hernández, R. y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Mc Graw Hill Education.
Højholt, C. (2005). El desarrollo infantil a través de sus contextos sociales. Psicología y ciencia social, 7(1-2), 22-40. https://forskning.ruc.dk/en/publications/el-desarrollo-infantil-a-trav%C3%A9s-de-sus-contextos-sociales
Jaramillo, L. (2007). Concepciones de infancia. Zona próxima, (8), 108-123. https://www.redalyc.org/pdf/853/85300809.pdf
Jiménez P. A. M., Londoño B. P. A., & Rinta P. M. J. (2016). Las representaciones e interacciones pedagógicas de agentes educativos, en torno a la manera en que se puede hacer efectivo el derecho a la participación de los niños y niñas de primera infancia. [Tesis de maestría, Universidad Pedagógica Nacional y Centro Internacional de Educación y Desarrollo Humano] Repositorio Institucional CINDE. https://repository.cinde.org.co/handle/20.500.11907/1628
Konner, MJ (1972). Aspectos de la etología del desarrollo de un pueblo forrajero. En NB Jones, Estudios etológicos del comportamiento infantil. Prensa de la Universidad de Cambridge.
Laue, J. H. & Cormick, G. W. (1978). The ethics of in tervention in community disputes. En G. Bermant, H. C. Kelman & D. P. Warwick (Eds.), The ethics of social intervention, (pp. 205-232). NewYork: Wiley
Ley 1098 de 2006. (2006, 8 de noviembre). Congreso de la República de Colombia. Diario oficial 46.446. https://www.politicacriminal.gov.co/Portals/0/Documentos%20SRPA/1098%20Ley%20de%20infancia.pdf
Llanos Román, G., & Valladares Gutiérrez, P. (2007). Junta de vecinos infantil: Una experiencia de participación. [Tesis de pregrado, Universidad de Chile] Repositorio académico Universidad de Chile. https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/106547
Londoño Osorio, N. A., Betancur Giraldo, H., Saldarriaga Montoya, J. F., & Ruiz Sandoval, N. M. (2021). Reflexión sobre las dinámicas de poder en el aula: la relación maestro estudiante. Un estudio de caso. Aletheia, 13(1), 15-46. https://aletheia.cinde.org.co/index.php/ALETHEIA/article/view/649
López-Jiménez, N. E., Castro-Javela, C. P., & Ramírez-Pérez, L. F. (2019). El maestro para la paz, la equidad y la reconciliación, ¿un proceso posible? Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 15(1), 176-192. https://www.redalyc.org/journal/1341/134157920010/134157920010.pdf
Mora-Cifuentes, P. M. (2016). Conocimientos, habilidades y actitudes de los docentes constructores de paz. Mundo Fesc, 6(11), 72-79. file:///C:/Users/DIR%20INVEST%20E%20INNOVAC/Downloads/84-Texto%20del%20art%C3%ADculo-205-1-10-20160902%20(1).pdf
Naranjo, J. (2015). Los niños piensan la paz. Banco de la República.
Perkins, D. (2001). La escuela inteligente. Del adiestramiento de la memoria la educación de la mente. Gedisa
Porlán-Ariza, R., Rivero-García, A., & Martín del Pozo, R. (1997). Conocimiento profesional y epistemología de los profesores I: Teoría, métodos e instrumentos. Enseñanza de las Ciencias 15 (2), 155-171. https://idus.us.es/handle/11441/25530
Ramírez, C. & Arcila, W. (2013). Violencia, conflicto y agresividad en el escenario escolar. Educación y Educadores, 16 (3),411-429. http://www.scielo.org.co/pdf/eded/v16n3/v16n3a02.pdf
Ruíz, J. Martínez, M. Burgos, D. (2017). Formación de maestros enfocada a la construcción de paz desde el reconocimiento y la justicia social. Análisis. 49 (91), 359-380. DOI: https://doi.org/10.15332/s0120-8454.2017.0091.05
Salgado, S. V. A., & Serna, H. F. O. (2006). Las concepciones de equidad y justicia en niños y niñas: desafíos en los procesos de configuración de la subjetividad política. Revista colombiana de educación, (50), 198-215. https://www.redalyc.org/pdf/4136/413635244011.pdf
Sánchez, J. (1997). La nueva educación infantil. AMEI.
Simmel, Georg. (1910). “Para una metafísica de la muerte”. En El individuo y la libertad: ensayos de crítica de la cultura, editado por Georg Simmel. Península.
Strauss, L. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universidad de Antioquia.
Zaccagnini, M. C. (2003). Impacto de los paradigmas pedagógicos históricos en las prácticas educativas contemporáneas. Revista Iberoamericana de educación, 33(2), 1-29. file:///C:/Users/DIR%20INVEST%20E%20INNOVAC/Downloads/2982-Texto%20del%20art%C3%ADculo-1040-1-10-20180219.pdf
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Loaiza-Zuluaga, Yasaldez, Mejía-Manrique, Mauricio , Arcila-Rodríguez, William, Betancur-Giraldo, Héctor
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).