Viagens de campo e formação inicial de professores: um estudo na Colômbia

Autores

  • Nidia Torres-Merchán
  • Elías Francisco Amórtegui-Cedeño

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.2732

Palavras-chave:

Prácticas de campo, formación de profesores, apropiación conceptual, conocimiento profesional

Resumo

O estudo analisa as Viagens de Campo na formação de professores e sua relação com o Conhecimento Profissional. Foi realizado um processo de identificação e representação do conteúdo dos questionários e entrevistas com base nos resultados obtidos em um programa de formação de professores. Foram analisadas categorias como Relação Teoria-prática; Planejamento; Contribuição para a formação de professores e Dificuldades. Os resultados revelam o fortalecimento conceitual da prática aos sujeitos das disciplinas, e a falta de participação dos futuros professores no planejamento da viagem; aspecto, o que indica a necessidade de favorecer as Viagens desenvolvidas na perspectiva Investigativa. As percepções dos alunos sugerem a importância de avaliar o trabalho prático durante seu desenvolvimento, não apenas como um produto.

Referências

Amórtegui Cedeño, E. F. (2018). Contribución de las Prácticas de Campo a la construcción del Conocimiento Profesional del Profesorado de Biología. Un estudio con futuros docentes de la Universidad Surcolombiana. (Neiva, Colombia), Tesis de Doctorado Universidad de Valencia.

Anderson, D., Thomas, G. P., & Nashon, S. M. (2009). "Social barriers to meaningful engagement in biology field trip group work", in Science Education, vol. 93, núm. 3, 511-534.

Bardín, L. (1977). Analyse de contenu. Paris: Presses Universitaries de France. (Tra.cast. Análisis del contenido. Madrid: Akal, 1986).

Borges, R., Cordeiro, N., Morcillo, J. C., Calvo, M. A., Rodrigo, M., García, F., & Raviolo, A. (1999). "Concepciones sobre el Trabajo Práctico de campo (TPc): Una aproximación al pensamiento de los futuros profesores", en Revista complutense de educación, vol. 10, núm. 2, 261-285.

Bromme, R. (1988). "Conocimientos profesionales de los profesores", en Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, 19-29.

Costillo, E., Borrachero, A. B., Villalobos, A. M., Mellado, V., & Sánchez, J. (2014). "Utilización de la modelización para trabajar salidas al medio natural en profesores en formación de educación secundaria", en Bio-grafía, vol. 7, núm. 13, 165-175.

Cutter, E. G. (1993). Fieldwork: An essential component of biological training.

Díaz, E. G. (2006). "La integración de la teoría con la práctica en la formación inicial de profesorado", en Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, núm. 47, 65-73.

Dourado, L., & Leite, L. (2013). "Field activities, science education and problem-solving", in Procedia-Social and Behavioral Sciences, vol. 106, 1232-1241.

Ley general de Educación, L. (1995). Ley 115 de febrero 8 de 1994. Bogotá:[sn].

Gess-Newsome, J. (2015). "A model of teacher professional knowledge and skill including PCK", in Re-examining pedagogical content knowledge in science education, vol. 41, núm. 7, 28-42.

Henze, I., & Van Driel, J. H. (2015). "Toward a more comprehensive way to capture PCK in its complexity", in Re-examining pedagogical content knowledge in science education, 120-134.

Hernández, R; Fernández, C y Baptista, P. (2010). Metodología de la Investigación. México, D.F., Mc Graw Hill.

Lavie Alon, N., & Tal, T. (2015). "Student self-reported learning outcomes of field trips: The pedagogical impact", in International Journal of Science Education, vol. 37, núm. 8, 1279-1298.

Legarralde, T. I., Martín, V. A., & Darrigran, G. (2009). El trabajo de campo en la formación de los profesores de Biología: Una estrategia didáctica para mejorar la práctica docente. II Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales.

Lock, R. (2010). "Biology fieldwork in schools and colleges in the UK: An analysis of empirical research from 1963 to 2009", in Journal of Biological Education, vol. 44, núm. 2, 58-64.

Losada, M. A. G., Luna, O. L. P., & Cedeño, E. F. A. (2015). Diseño y aplicación de una unidad didáctica para la enseñanza-aprendizaje del concepto diversidad vegetal en estudiantes de noveno grado de la institución educativa Eugenio Ferro Falla, Campoalegre, Huila. Tecné Episteme y Didaxis: TED, 37.

Ministerio de Educación Nacional (1994). Ley General de Educación. Bogotá, Colombia.

Morag, O., & Tal, T. (2012). "Assessing learning in the outdoors with the field trip in natural environments (FiNE) framework",International Journal of Science Education, 34(5), 745-777.

Park, S., & Chen, Y.-C. (2012). "Mapping out the integration of the components of pedagogical content knowledge (PCK): Examples from high school biology classrooms", in Journal of Research in Science Teaching, vol. 49, núm. 7, 922-941.

Shulman, L. S. (1986). "Those who understand: Knowledge growth in teaching", in Educational researcher, vol.15, núm.2, 4-14.

Stolpe, K., & Björklund, L. (2012). "Seeing the Wood for the Trees: Applying the dual-memory system model to investigate expert teachers’ observational skills in natural ecological learning environments", in International Journal of Science Education, vol. 34, núm. 1, 101-125.

Tal, T., Lavie Alon, N., & Morag, O. (2014). "Exemplary practices in field trips to natural environments", in Journal of research in science teaching, vol. 51, núm. 4, 430-461.

Tilling, S. (2004). "Fieldwork in UK secondary schools: Influences and provision", in Journal of Biological education, vol.38, núm.2, 54-58.

Valbuena Edgar. (2007). El conocimiento didáctico del contenido biológico: Estudio de las concepciones disciplinares y didácticas de futuros docentes de la Universidad Pedagógica Nacional (Colombia) [Http://purl.org/dc/dcmitype/Text, Universidad Complutense de Madrid]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=17298

van Driel, J. H., Berry, A., & Meirink, J. (2014). Research on science teacher knowledge. En Handbook of research on science education (pp. 848-870). Routledge.

Varma, T., & Hanuscin, D. L. (2008). "Pre-service elementary teachers’ field experiences in classrooms led by science specialists", in Journal of Science Teacher Education, vol. 19, núm. 6, 593-614.

Zanten, A. van, Nóvoa, A., Popkewitz, T. S., Boote, D., Lelis, I., Maroy, C., Moon, R., Perrenoud, P., Anderson, S. E., Thiessen, D., Lang, V., Dutercq, Y., & Karsenti, T. (2014). Ofício de professor: História, perspectivas e desafios internacionais (6a edição). Editora Vozes.

##submission.downloads##

Publicado

2022-01-29

Como Citar

Torres-Merchán, N., & Amórtegui-Cedeño, E. F. . (2022). Viagens de campo e formação inicial de professores: um estudo na Colômbia. Revista Encuentros, 20(01- Enero-Junio-), 150-163. https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.2732