Dimensões-chave da cultura organizacional: da empresa ao setor público no México

Autores

  • Leyva-Cordero Universidad Autónoma de Nuevo León
  • Francisco Ganga Contreras Universidad de Tarapacá
  • Gabriela Baltodano-García Universidad Autónoma de Nuevo León
  • Nicolás Barrientos-Oradini Universidad Alberto Hurtado

DOI:

https://doi.org/10.15665/dem.v21i1.3471

Palavras-chave:

Cultura organizacional, empresas, instituições de ensino superior,, governança universitária

Resumo

Procura analisar comparativamente dois ecossistemas culturais: um de natureza organizacional (empresas comerciais), outro institucional (universidades públicas mexicanas). A cultura organizacional é avaliada para determinar dimensões-chave em ambos os cenários. Foi utilizado o modelo Denison, que permitiu a generalização dos resultados em vários países latino-americanos, bem como em vários contextos, por isso é pertinente propor que seja implementado neste caso sob quatro dimensões culturais: (1) Consistência, (2) Participação, (3) Adaptabilidade e (4) Missão. O desenho da pesquisa é transversal, com abordagem metodológica quantitativa, utilizando amostragem não probabilística intencional por critério. Os resultados permitiram identificar significados bilaterais em todas as dimensões culturais propostas, destacando: “missão” e “participação”. Ficou evidente que, em todas as dimensões culturais levantadas, existem significados bilaterais.

Referências

Almansa-Martínez, A., Fernández-Torres, M. J., & Rodríguez-Fernández, L. (2022). Desinformación en España un año después de la COVID-19. Análisis de las verificaciones de Newtral y Maldita. Revista Latina de Comunicación Social, 80, 183–200. https://doi.org/10.4185/RLCS-2022-1538

Barney, J. (1986). Strategic Factor Markets: Expectations, Luck and Business Strategy. Management Science, 42, 1231-1241.

Barrios Del Ángel, A. X., Reyna Castillo, M. Ángel, & Bucio Gutierrez, D. (2022). Activos intangibles y la competitividad sostenible en las empresas familiares. Revista De Ciencias Sociales, 28(3), 94-109. https://doi.org/10.31876/rcs.v28i3.38453

Bonavia, T., Prado, G., Vicente , J., & Barberá Tomás, D. (2009). Adaptación al castellano y estructura factorial del Denison Organizational Culture Survey. 21(4), 633-638. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/727/72711895022.pdf

Cavalli-Sforza, L. L. (2007). La evolución de la cultura. Anagrama.

Cerdá Suárez, L. M., & Cristófol Rodriguez, C. (2022). Un estudio exploratorio sobre el impacto del neuromarketing en entornos virtuales de aprendizaje. Vivat Academia. Revista De Comunicación, 155, 1–16. https://doi.org/10.15178/va.2022.155.e1391

Cordero-Guzmán, D., Beltrán-Tenorio, N., & Bermeo-Pazmiño, V. (2022). Cultura organizacional y salario emocional. Revista Venezolana De Gerencia, 27(7), 118-131. https://doi.org/10.52080/rvgluz.27.7.10

Cújar Vertel, A., Ramos Paternina, C., & Hernández Riaño, H. (16 de Septiembre de 2013). Cultura organizacional: evolución en la medición. Córdoba, Montería, Colombia: Elsevier España.

De Vicente Domínguez, A. M., Cea Esteruela, N., & Carballeda Camacho, M. R. (2022). La guía de expertos en las universidades privadas españolas: análisis de su presencia y gestión para la tranferencia del conocimiento científico. Revista de Ciencias de la Comunicación e Información, 27, 61–75. https://doi.org/10.35742/rcci.2022.27.e247

Denison Consulting. (2018). The OD Consulting Group. Obtenido de https://www.theodcg.com/

Denison, D. R., & Neale, W. (2000). Denison Organizacional Culture Survey. Ann Arbor: Denison Consulting.

Fleitman, J. (2000). Negocios Exitosos. Ed. McGraw Hill.

García Navarro, V. A. (2017). Desarrollo de un Modelo de Diagnóstico de Cultura Organizacional. Perspectivas, 20(39), 75 - 102. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/4259/425951181004.pdf

García Navarro, V. A. (Mayo de 2017). Development a model of diagnosis of organizational culture. Universidad Católica Boliviana "San Pablo", Unidad Académica regional Cochabamba, 75-102.

García Navarro, V. A. (Mayo de 2017). Development a model of diagnosis of organizational culture. Universidad Católica Boliviana "San Pablo", Unidad Académica regional Cochabamba, 75-102.

Gómez Díaz, D. &. (2005). La Gestión del conocimiento y su importancia en las Organizaciones. Ingeniería Industrial, XXV(2), 37-46. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/3604/360433559006.pdf

Grayson, L. (2019). Rasgos y características de una organización efectiva. Obtenido de La Voz de Houston: https://pyme.lavoztx.com/rasgos-y-caractersticas-de-una-organizacin-efectiva-12323.html

Guerrero Navarro, D., Cristófol Rodríguez, C., & Gutiérrez Ortega, P. (2022). La evolución de la relación entre marcas e influencers españolas de moda tras la pandemia. Revista de Comunicación de la SEECI, 55, 1–28. https://doi.org/10.15198/seeci.2022.55.e754

Guerrero-Vega, R. N. (2020). Modelos de calidad aplicados al servicio de mediación en México. Revista Política, Globalidad Y Ciudadanía, 6(12), 149-169. doi:https://doi.org/10.29105/pgc6.12-8

Hidalgo Troya, A. (2019). Técnicas estadísticas en el análisis Cuantitativo de datos. Revista SIGMA, 15(1), 28-44. Obtenido de http://coes.udenar.edu.co/revistasigma/articulosXV/1.pdf

Hosftede, G. (1994). The business of international business is culture. International Business Review, 3(1), 1-14. doi:https://doi.org/10.1016/0969-5931(94)90011-6

Hueso González, A., & Cascant i Sempere, M. J. (2012). Metología y Técnicas Cuantitativas de Investigación. Valencia, España: Universidad Politénica de Valencia. Obtenido de https://riunet.upv.es/bitstream/handle/10251/17004/Metodolog%C3%ADa%20y%20t%C3%A9cnicas%20cuantitativas%20de%20investigaci%C3%B3n_6060.pdf?sequence

IDE. (2009). Adaptación al Español del Instrumento sobre Cultura Organizacional de Denison. Chile: Instituto de Investigación para el Desarrollo, Psicothema. Vol. 21, nº 4, pp. 633-638.

IESALC-UNESCO. (2020). Investigación y vínculo con las sociedad en universidades de América Latina. Obtenido de https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/12/PaperInvestigacion-Universidades-ES-1.pdf

IIPE-Unesco. (2004). Trabajo en Equipo, . Buenos Aires: Modulo 9.

INEGI. (2015). Esperanza de Vida de los Negocios a nivel Nacional y por entidad Federativa, Instituro Nacional de Estadística y Geografía. México. Obtenido de https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/boletines/2015/especiales/especiales2015_02_38.pdf

IPN. (2016). The Role of the Empowerment in Business Success. Honduras: núm. 117, 2016, Instituto Politécnico Nacional.

Julia, D. R. (2011). ¿Es la Cultura Organizativa un determinante para la innovación en la empresa? Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, vol. 15, núm. 2, 2012, pp. 63-72, España, .

Kamm, J., & Nurick, A. (. (1992). The stages of team venture formation: a decision-making model. 17(2), 17-27.

Larson, A., & Starr, J. (1993). A network model of organization formation”, Entrepreneurship: Theory and. 17(2), 5-15.

Leyva Cordero, O., Baltodano-García, G., & Hernández Paz, A. A. (2021). La cultura organizacional como mecanismo para mejorar la gobernabilidad de Instituciones de Educación Superior de México y Nicaragua. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(14), 1-25. doi:https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i.2764

Lippman, S., & Rumelt, R. (2003). A Bargaining Perspective on Resource Advantage. Strategic Management Journal, 24(11), 1069-1086.

Lozano Correa, L. J. (Mayo-Agosto de 2007). El talento humano, una estrategia de éxito en las empresas culturales. Revista Escuela de Administración de Negocios [en linea](60), 147-164. Obtenido de <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=20606008>

Malhotra, N. K. (2008). Investigación de Mercados (5ta ed.). (M. E. Ortiz Salinas, Trad.) Georgia: Georgia Institute of Technology. Obtenido de www.pearsoneducacion.net/malhotra

Martínez, M. (2010). Relaciones entre cultura y desempeño organizacional en una muestra de empresas colombianas: reflexiones sobre la utilización del modelo de Denison. Cuadernos de Administración, 23(40).

Martínez Martínez, I. J., Aguado, J. M., & Sánchez Cobarro, P. del H. . (2022). Smart Advertising: Innovación y disrupción tecnológica asociadas a la IA en el ecosistema publicitario. Revista Latina de Comunicación Social, 80, 69–90. https://doi.org/10.4185/10.4185/RLCS-2022-1693

Mayo, E. (2010). The social problems of an industrial civilization (Vol. 20). Buenos Aires. Obtenido de https://revistas.unal.edu.co/index.php/innovar/article/view/22405/34732

Olivera Pérez, D., & Fernández Hernández , C. (2022). Servicio público vs. autonomía, el dilema de la cultura periodística cubana. Revista de Comunicación de la SEECI, 55, 123–146. https://doi.org/10.15198/seeci.2022.55.e778

Oviedo, H. C., & Campo-Arias, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Revista Colombiana de Psiquiatría, 34(4). Obtenido de http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-74502005000400009

Peteraf, M. (1993). The Cornerstones of Competitive Advantage: A Resource Based. Strategic Management Journal, 14(3), 179-191.

Petit Torres, E. E. (2007). Liderazgo con Empowerment: Promotor de la innovación. Revista Venezolana de Gerencia [en linea]. 12. Recuperado el 5 de mayo de 2019, de :<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29014472004>

PLANELLAS, M. (2003). De la idea a la empresa. Barcelona, España: Ediciones Gestión 2000 S.A.

Román-San-Miguel, A., Sánchez-Gey Valenzuela, N., & Elías Zambrano, R. . (2022). Los profesionales de la información y las fake news durante la pandemia del covid-19. Vivat Academia. Revista De Comunicación, 155, 131–149. https://doi.org/10.15178/va.2022.155.e1312

Samán Chingay, S. N., Mendoza Alfaro, W. I., Miranda Guerra, M. del P., & Esparza Huamanchumo, R. M. (2022). Resiliencia y competitividad empresarial: Una revisión sistemática, período 2011 – 2021. Revista De Ciencias Sociales, 28(3), 306-317. https://doi.org/10.31876/rcs.v28i3.38476

Senge, P. (1990). The Fifth Discipline. The Arts & Practices of the Learning Organization. Nuevo México: Doubleday.

Silva Murillo, R. (2010). Enfoque Conceptual de la Dirección Estratégica. Universidad Católica Boliviana San Pablo . Obtenido de http://www.redalyc.org/pdf/4259/425941230008.pdf

UNESCO. (1996). Learning: the Treasure Within. Higher Education and Education throughout Life. Recuperado el 19 de 03 de 2021, de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590

Urrea, F. y. (2000). Culturas empresariales en Colombia. En Innovación y cultura de las organizaciones en tres regiones de Colombia. Bogotá, Colombia: Colciencias y Corporación Calidad.

Vázquez Almendros, P., & Paniagua Rojano, F. J. (2022). La labor de verificación de noticias desde el departamento de comunicación. Estudio de casos en el sector agroalimentario. Revista de Ciencias de la Comunicación e Información, 27, 1–23. https://doi.org/10.35742/rcci.2022.27.e238

##submission.downloads##

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Leyva-Cordero, O., Ganga Contreras, F., Baltodano-García, G., & Barrientos-Oradini, N. (2024). Dimensões-chave da cultura organizacional: da empresa ao setor público no México. Dimensión Empresarial, 21(5). https://doi.org/10.15665/dem.v21i1.3471

Edição

Secção

ARTIGOS RESULTADOS DA PESQUISA

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)