Eficiência da pesquisa nas universidades no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15665/dem.v18i3.2204

Resumo

A fim de avaliar a gestão das universidades chilenas em termos do seu papel de geradoras de conhecimento, a metodologia AED foi aplicada a um subconjunto de universidades. Em seguida, foi estimado um modelo de sonda fracionária com os escores de eficiência obtidos para explorar os fatores que influenciam o desempenho. Os resultados mostram elevados níveis de eficiência na investigação, com instituições privadas a reportarem pontuações superiores às das instituições estatais, tendo sido detectados alguns fatores importantes na obtenção desse desempenho.

Biografias Autor

Hermes Bastías Aguilera, Universidad del Bío-Bío

Licenciado en Administración, Magister en Gestión de Empresas, Facultad de Ciencias Empresariales, Universidad del Bio-Bío

César Salazar Espinoza, Universidad del Bío-Bío

PhD Degree in Economics. Departamento de Gestión Empresarial, Facultad de Ciencias Empresariales y Centro de Estudios de Ñuble, Universidad del Bio-Bio

Luis Améstica-Rivas, Universidad del Bío Bío

Dr. en Adminsitración y Dirección de Empresas, Universidad de Cataluña, España

MBA - Magister en Administración mención Finanzas, U. de Chile

Académico Departamento de Gestión Empresarial

Facultad de Ciencias Empresariales

Universidad del Bío Bío

Referências

Abbott, M. & Doucouliagos, C. (2003) The efficiency of Australian universities: a data envelopment analysis. Economics of Education Review, 22 (1), 89-97.

Alcaraz-Ochoa, D. & Bernal-Domínguez, D. (2017) Evaluación de la eficiencia técnica de las Universidades Públicas Estatales (UPE) del noroeste de México mediante Análisis Envolvente de Datos (DEA). Nova Scientia, 9(19), 393-410.

Álvarez, R. & Crespi, G. A. (2015) Heterogeneous effects of financial constraints on innovation: Evidence from Chile. Science and Public Policy, 42 (1), 711-724.

Améstica, L.; Gaete, H. & Llinàs-Audet, X. (2014). Segmentación y clasificación de las universidades en Chile: desventajas de inicio y efectos de las políticas públicas de financiamiento. Ingeniare. Revista chilena de ingeniería, 22 (3), 384-397.

Athanassapoulos, A. & Shale, E. (1997). Assessing the comparative efficiency of higher education institutions in the UK by means of data envelopment analysis. Education Economics, 5 (2), 117-134.

Ayaviri, V. & Zamora, G. (2016) Medición de la eficiencia en las Universidades. Una propuesta metodológica. Revista Perspectivas, (37), 7-22.

Babić, D.; Kutlača, Đ.; Živković, L.; Štrbac, D.; & Semenčenko, D. (2016) Evaluation of the quality of scientific performance of the selected countries of Southeast Europe. Scientometrics, 106 (1), 405-434.

Baker, D. (2007) Mass higher education and the super research university. International Higher Education, 49, 9-10.

Banker, R.D.; Charnez, A. & Cooper, W.W. (1984) Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, 30 (9), 1078-1092.

Berbegal-Mirabent, J. (2018) The influence of regulatory frameworks on research and knowledge transfer outputs: An efficiency analysis of Spanish public universities. Journal of Engineering and Technology Management, 47, 68-80.

Bernasconi, A. (2015) Inclusion programs at elite universities: The case of Chile. Mitigating Inequality: Higher Education Research, Policy, and Practice in an Era of Massification and Stratification, 303-310. DOI: 10.1108/S1479-358X20150000011018

Bernasconi, A. & Celis, S. (2017) Higher education reforms: Latin America in comparative perspective. Education Policy Analysis Archives, 25 (67), 1-11.

Buitrago, O.Y.; Espitia, A.A. & Molano, L. (2017) Análisis envolvente de datos para la medición de la eficiencia en instituciones de educación superior: una revisión del estado del arte. Revista Científica General José María Córdova, 15 (19), 147-173.

Busco, C.; Dooner, C. & D’Alencon, A. (2018) Universidad de Chile: self-assessment and its effects on university’s management. Higher Education, 75 (3), 431-447.

Cáceres, H.; Kristjanpoller, W. & Tabilo, J. (2014) Análisis de la eficiencia técnica y su relación con los resultados de la evaluación de desempeño en una Universidad Chilena. Innovar, 24 (54), 199-217.

Charnes, A.; Cooper, W. W. & Rhodes, E. (1978) Measuring the efficiency of decision-making units. European Journal of Operational Research, 2 (6), 429-444.

Chuanyi, W.; Xiaohong, L. & Shikui, Z. (2016) The Relative Efficiencies of Research Universities of Science and Technology in China: Based on the Data Envelopment Analysis and Stochastic Frontier Analysis. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 12 (10), 2753-2770.

Díaz, A.S. (2005) Análisis de la eficiencia técnica en la Educación Secundaria. Estudios de economía aplicada, 23 (2), 299-322.

Farrokhyar, F.; Bianco, D.; Dao, D.; Ghert, M.; Andruszkiewicz, N.; Sussman, J. & Ginsberg, J. S. (2016). Impact of research investment on scientific productivity of junior researchers. Translational Behavioral Medicine, 6 (4), 659-668.

Fell, C.B. & König, C.J. (2016). Is there a gender difference in scientific collaboration? A scientometric examination of co-authorships among industrial-organizational psychologist. Scientometrics, 108 (1), 113-141.

Ferro, C.; Martínez, A.I. & Otero M.C. (2009) Ventajas del uso de las TICs en el proceso de enseñanza-aprendizaje desde la óptica de los docentes universitarios españoles. Revista electrónica de Tecnología educativa, 29, a119.

Fontalvo, T.; Mendoza, A. & Visbal, D. (2015). Comparative analysis of financial efficiency: a case study of BASC sector in Barranquilla. Prospect, 13 (2), 16-24.

Gómez, J. M. & Mancebón, M. J. (2012) La evaluación de la eficiencia de las universidades públicas españolas: En busca de una evaluación neutral entre áreas de conocimiento. Presupuesto y gasto público, 67 (1), 43-70.

González, M. & Verdugo, G. (2010) Análisis de eficiencia y productividad de las universidades chilenas mediante análisis y encapsulamiento de datos. Revista Aporte Santiaguino, 3 (2), 245-256.

Guironnet, J. P. & Peypoch, N. (2018) The geographical efficiency of education and research: The ranking of U.S. universities. Socio-Economic Planning Sciences, 62, 44-55.

Hamanaka, T.D. & De Freitas, M. (2017). Impact evaluation for University-Business Cooperation and Technology Transfer in higher education systems: cluster analysis. Production, 27(spe), 1-15.

Guzmán-Valenzuela, C. (2016) Unfolding the meaning of public(s) in universities: toward the transformative university. Higher Education, 71 (5), 667-679.

Halevi, G.; Moed, H. F. & Bar-Ilan, J. (2016) Researchers’ Mobility, Productivity, and Impact: Case of Top Producing Authors in Seven Disciplines. Publishing Research Quarterly, 32 (1), 22-37.

Hollingsworth, B.; Dawson, P. J. & Maniadakis, N. (1999) Efficiency measurement of health care: a review of non‐parametric methods and applications. Health care management science, 2 (3), 161-172.

King-Domínguez, A.; Backhouse Erazo, P. & Améstica-Rivas, L. (2020) Deserción y graduación. Midiendo la eficiencia de las universidades estatales en Chile. Mendive Revista de Educación, 18(2), 326-335.

Mineduc (2019). Informe SIES- Sistema de Información de la Educación Superior, Mineduc. Retrieved from www.mineduc.cl

Moncayo–Martínez, L. A.; Ramírez–Nafarrate, A. & Hernández–Balderrama, M. G. (2020) Evaluation of public HEI on teaching, research, and knowledge dissemination by Data Envelopment Analysis. Socio-Economic Planning Sciences, 69, 100718.

Moreno-Brid, J.C. & Ruiz-Nápoles, P. (2010) La educación superior y el desarrollo económico en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 1 (1), 171-188.

OECD (2018). OECD Economic Surveys: Chile 2018. OECD Publishing.

Papke, L.E. & Wooldridge, J. M. (2008) Panel data methods for fractional response variables with an application to test pass rates. Journal of Econometrics, 145 (1-2), 121-133.

Pastor, J.T. (1996) Translation invariance in data envelopment analysis: A generalization. Annals of Operations Research, 66 (2), 91-102.

Quezada-Hofflinger, Á. & Vallejos-Romero, A. (2018) Producción científica en Chile: las limitaciones del uso de indicadores de desempeño para evaluar las universidades públicas. Revista Española de Documentación Científica, 41 (1), e195.

Ramírez, P.E. & Alfaro, J.L. (2013). Evaluación de la eficiencia de las universidades pertenecientes al consejo de rectores de las universidades chilenas: Resultados de un análisis envolvente de datos. Formación Universitaria, 6 (3), 31-38.

Sagarra, M.; Mar-Molinero, C. & Agasisti, T. (2017) Exploring the efficiency of Mexican universities: Integrating data envelopment analysis and multidimensional scaling. Omega, 67, 123-133.

Sánchez-Barrioluengo, M. & Benneworth, P. (2019) Is the entrepreneurial university also regionally engaged? Analysing the influence of university's structural configuration on third mission performance. Technological Forecasting and Social Change, 141 (1), 206-218.

Sickles, R. C. & Zelenyuk, V. (2019) Measurement of Productivity and Efficiency. Cambridge University Press.

Singh, V. (2018) Comparing research productivity of returnee-PhDs in science, engineering, and the social sciences. Scientometrics, 115 (3), 1241-1252.

Sinuany-Stern, Z.; Mehrez, A. & Barboy, A. (1994) Academic department’s efficiency via DEA. Computers & Operations Research, 21 (5), 543-556.

Visbal-Cadavid, D.; Martínez-Gómez, M. & Guijarro, F. (2017) Assessing the efficiency of public universities through DEA. A case study. Sustainability, 9 (8), 1416, 1-19.

Wooldridge, J. M. (2010). Econometric Analysis of Cross Section and Panel Data. P. MIT, Ed., second edición.

Yang, G.L.; Fukuyama, H. & Song, Y.Y. (2018) Measuring the inefficiency of Chinese research universities based on a two-stage network DEA model. Journal of Informetrics, 12 (1), 10-30.

##submission.downloads##

Publicado

2020-08-16 — Atualizado em 2020-09-10

Versões

Como Citar

Bastías Aguilera, H., Salazar Espinoza, C., & Améstica-Rivas, L. (2020). Eficiência da pesquisa nas universidades no Chile. Dimensión Empresarial, 18(3). https://doi.org/10.15665/dem.v18i3.2204 (Original work published 16 de Agosto de 2020)

Edição

Secção

ARTIGOS RESULTADOS DA PESQUISA

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)