Caracterização do conhecimento especializado do professor que ensina a hipérbole através das TIC

Autores

  • Ivan Padilla Escorcia Universidad del Atlantico
  • Jenny Patricia Acevedo-Rincón Universidad Industrial de Santander

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic..3253

Palavras-chave:

Conocimiento especializado, professor de matemáticas, Tics, hipérbola, enseñanza de las matemáticas.

Resumo

En la actualidad las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) tem tomado relevância nas práticas do professor de matemática, lineamientos nacionais têm exigido que esta seja uma competência integrada nos licenciados. No entanto, dada a flexibilidade no país com respeito a que qualquer profissional com formação a fim de licenciatura em Matemática pode exercer como professor, impede que os professores em ocasiões utilizem os recursos tecnológicos de maneira eficaz e acordem com as necessidades educativas de hoje dia. Assim, o objetivo desta investigação é caracterizar o conhecimento especializado do professor de matemática que enseña a modelação da hipérbole e sus partes através das TIC. A abordagem desta investigação é cualitativa, com design de estudo de caso de tipo instrumental, se utiliza o questionário e a observação não participante como técnicas de coleta de informações a um professor que ensina matemática em décimo da mídia secundária utilizando as TIC, especialmente o software GeoGebra. Entre as relações apresentadas nesta investigação se tem o conhecimento das práticas e enseñanza da matemática como aproximação à modelagem gráfica da hipérbole por meio do GeoGebra.

Referências

Advíncula, E; Beteta, M; León, J; Torres, I; Montes, M. (2021). El conocimiento matemático del profesor acerca de la parábola: diseño de instrumento para su investigación. Uniciencia, Vol. 35(1), pp. 1-22, http://dx.doi.org/10.15359/ru.35-1.12

Carrillo, J; Climent, N; Contreras, L & Muñoz, M. (2013). Determining specialized knowledge for mathematics. In Proceedings of the CERME (Vol 8, pp. 2985-2994)

Carrillo, J; Climent, N; Montes, M; Contreras, L; Flores, E; Escudero, D; Vasco, D; Rojas, N; Flores, P; Aguilar, A; Ribeiro & M; Muñoz, M. (2018). The mathematics teacher’s specialized knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, Págs (236-253), DOI: 10.1080/14794802.2018.1479981.

Chizwina, S. & Mhakure, D. (2018). Exploring how the Attributes of Technology Affect Adoption in Teaching Mathematics in a Higher Education Institution in South Africa. Science and Technology Education, 276-286.

Espinosa- Vásquez, G; Zakaryan, D. & Carrillo, J. (2018). El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en el uso de la analogía en la enseñanza del concepto de función. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Vol. 21(3), pp. 301- 324, DOI: 10.12802/relime.18.2133

Flores, E; Escudero, D; Montes, M; Aguilar, Álvaro; & Carrillo, J. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. Publisher Universidad de Huelva Publicaciones, pp. 57 -72

Granados-Ortiz, C., y Padilla-Escorcia, I. (2021). El aprendizaje gráfico de la recta tangente a través de la modelación de las secciones cónicas utilizando GeoGebra. Revista Científica, 40(1), 118-132. https://doi.org/10.14483/23448350.16137

Hillmayr, D; Ziernwald, L; Reinhold, F; Hofer, S. & Reiss, K. (2020). The potential of digital tools to enhance mathematics and science learning in secondary schools: A context-specific meta-analysis. Computers & Education, Vol. 153, pp. 1-25, https://doi.org/10.1016/j.compedu.2020.103897.

Lima, I. (2017). Perspectivas del conocimiento especializado del profesor de matemáticas como elemento de su desarrollo profesional. Tecné Episteme y Didaxis, N.42, pp. 175-191

Montes, M. (2015). Conocimiento especializado del profesor de matemáticas acerca del infinito. Un estudio de caso. Universidad de Huelva – Departamento de Didáctica de las Ciencias y la Filosofía. Huelva

Montes, M. & Carrillo, J. (2017). Conocimiento especializado del profesor de matemáticas acerca del infinito. Bolema; Vol. 31(57), pp. 114-134, DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a06

Montes, M; Contreras, L. & Carrillo, J. (2017). Maestro, ¿cuál es el número más grande que existe? Trascendiendo el currículum en la exploración del conocimiento especializado del profesor. Avances de Investigación en Educación Matemática, N. 13, pp. 5 – 20, Sociedad Española de Investigación en Educción Matemática (SEIEM)

Muñoz, M; Liñan, M. & Ribeiro, M. (2017). Conocimiento especializado para enseñar la operación resta en Educación Infantil. Cadernos de Pesquisa, Vol. 24(n. Especial), pp. 1-17, doi: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v24nespecialp4-19.

OCDE (2019). Estrategias de Competencia de la OCDE 2019. Competencias para construir un futuro mejor. Ed. 21 Fundación Santillana: OCDE

Padilla-Escorcia, I., y Acevedo-Rincón, J. (2021). Conocimiento especializado del profesor que enseña la reflexión de la función trigonométrica seno: mediaciones con TIC. Eco matemático, 12(1), 90-104.https://doi.org/10.22463/17948231.3072

Padilla-Escorcia, I., y Acevedo-Rincón, J. (2022). Conocimiento especializado del profesor de matemáticas en la enseñanza de la modelación de la elipse a través de recursos tecnológicos. Revista Lasallista de Investigación, 19(1), 67-83. DOI: https://doi.org/10.22507/10.22507/rli.v19n1a4

Padilla-Escorcia, I., Conde-Carmona, R., y Tovar-Ortega, T. (2022). Recursos tecnológicos utilizados por profesores universitarios de carreras de ingeniería, en tiempos de virtualidad en Barranquilla (Colombia). Tecnura, 26(72) 1-27. https://doi.org/10.14483/22487638.18277

Padilla-Escorcia, I. (2022). Caracterización del conocimiento especializado del profesor en la modelación de las funciones trigonométricas en GeoGebra. Encuentros, 20(2), 23-39. https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic.2850

Padilla-Escorcia, I., Acevedo-Rincón, J., y Montes-Navarro, M. (2023). Specialised Knowledge of Mathematics Teacher to Teach through Modelling using ICTS. Acta Scientiae, 25(1), 160-195. DOI: 10.17648/acta.scientiae.7363

Padilla-Escorcia, I., y Conde-Carmona, R. (2020). Uso y formación en TIC en profesores de matemáticas: un análisis cualitativo. Revista Virtual Católica del Norte, 60, 116-136. https://www.doi.org/10.35575/rvucn.n60a7

UNESCO. (2017). E2030: Educación y Habilidades para el Siglo XXI. Santiago de Chile. UNESCO.

Simons, H. (2011). El estudio de caso: Teoría y práctica. Madrid: Ediciones Morata, S.L

Stake, R. (2010). Qualitative research. Studying how things work. The Gilford Press. New York - London

Stake, R. (2005). Qualitative Case Studies. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage Handbook of qualitative research, pp. 443 – 466.

Stein, H., Gurevich, I. & Gorev, D. (2020). Integration of technology by novice mathematics teachers – what facilitates such integration and what makes it difficult? Education and Information Technologies, 25(1), 141 -161. https://doi.org/10.1007/s10639-019-09950-y

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Padilla Escorcia, I., & Acevedo-Rincón , J. P. . (2023). Caracterização do conhecimento especializado do professor que ensina a hipérbole através das TIC. Revista Encuentros, 21(02-Julio-Dic.), 1-14. https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic.3253