Implementação de comunicações de marketing automatizadas a través da plataforma Bitrix24. Observação do processo em uma pequena empresa colombiana

Autores

  • Clara Inés Uribe-Beltrán Fundación Universitaria Los Libertadores
  • Handrix García-Durán Universidad Jorge Tadeo Lozano. Bogotá
  • Daniel Fernando Sabogal-Neira Universidad Jorge Tadeo Lozano. Bogotá

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic..3107

Palavras-chave:

marketing, plataformas, automação, pequena empresa, CRM.

Resumo

A adoção de plataformas automatizadas para marketing, comunicação e gestão de relacionamento com clientes é bastante difundida em pequenas e médias empresas. Este estudo observou a implementação do software Bitrix24 em uma empresa colombiana. É um conjunto de ferramentas para colaboração social, comunicação e gerenciamento de fluxo de trabalho de negócios. A metodologia é a observação participante dos treinamentos ministrados pela empresa fornecedora, juntamente com entrevistas em profundidade com o gestor e especialistas das áreas de marketing. Os resultados mostram que uma pequena empresa pode transferir grande parte das estratégias de comunicação de marketing para uma plataforma automatizada, economizando tempo e custos na sua implementação. No entanto, pessoal treinado e uma visão de transformação digital são necessários em todos os níveis da organização.

Referências

Alcaide, J.C. (2010). Marketing de acción. LID Editorial Empresarial.

ANDI. Asociación Nacional de Anunciantes. (2017). Encuesta de transformación digital. https://bit.ly/3V0g8l8.

Ariasi, (2022). Documento transcripción de entrevistas realizadas al equipo de marketing y publicidad de la empresa Grupo ARIASI.

Barreto, I., Velandia-Morales, A., & Rincón-Vásquez, J. C. (2011). Estrategias metodológicas para el análisis de datos textuales: aplicaciones en psicología del consumidor. Suma psicológica, 18(2), 7-15.

Bitrix24. (2022). CRM que soluciona toda la gestión con los clientes. https://bit.ly/3gi4Zx7

Bitrix24. (2022). Software de automatización de flujo de trabajo online. www.bitrix24.com

Bondaruk, V. (2022). ¿Qué es Bitrix24? https://bit.ly/3TIzxpm

Brognara,R. (2022). Cómo piensan los algoritmos de marketing. La eficacia en el marketing programático. Esic. Editorial.

Confecámaras, R. D. C. (2021). Dinámica de creación de empresas en Colombia: I Trimestre de 2021. https://bit.ly/3Ah7wOP

Delgado, A. (2016). Digitalízate. Cómo digitalizar tu empresa. Libros de cabecera.

Forrester. (2017). Global Marketing Automation Technology Forecast, 2017-2023. Forrester. https://bit.ly/3X7wc6o

García Pérez de Lema, D. Duréndez Gómez-Guillamón, A., Hansen, P. B., Leiva Bonilla, J. C.,

Meroño Cerdán, Á., Sánchez Marín, G. Brucil Almeida, J. G. (2022). Informe MIPYME 2022: Digitalización y desarrollo Sostenible de la MIPYME en Iberoamérica. https://bit.ly/3ECa6S7

Hernández Sampieri, R., & Fernández Collado, C. (2014). Baptista Lucio MdP. Metodología de la investigación, 6.

Järvinen J. y H. Taiminen (2016) Harnessing marketing automation for B2B content marketing. Industrial Marketing Management, V. 54, P. 164-175.

Marin, A. (2018). Email Marketing. Optimiza tus ingresos, optimiza tus recursos. 3ra. Edición. IT Campus Academy.

Montero, I. León, O. G. (2005). Sistema de clasificación del método en los informes de investigación en Psicología.International Journal of Clinical and health psychology, 5(1), 115-127.

Pain, G. (2018). Marketing Automation and Online Marketing: Automate Your Business through Marketing Best Practices such as Email Marketing and search engine optimization.

Rissoan, R. (2019). Redes Sociales. Comprender y dominar las nuevas herramientas de comunicación. 5ta edición. Ediciones Eni.

Sanna, D. (2015). Comunicación rentable en marketing: Seis pasos en la era de las redes sociales. Marcon Ediciones.

Savall, H. Zardet,V. (1996). La dimensión cognitiva de la investigación-intervención: la producción de conocimientos por medio de la interactividad cognitiva. Renue Internationale de Systémique, 10(1-2), 157-189.

Scavino, D. (2022). Máquinas filosóficas. Problemas de cibernética y desempleo. Editorial Anagrama.

Serradilla, R. Sánchez, J.M. (2019). El cliente sale de viaje. Cómo entender a los clientes del futuro. Editorial Kolima.

Vachkova, MSc Thesis (2010) ‘Development of CRM platform in accordance with the specifics and the requirements of Bulgarian market’, Sofia University, Sofia

Vachkova, S. Gourova, E. (2011, January). Developing a CRM platform: A Bulgarian case. In Applications of Mathematics and Computer Engineering–American Conference on Applied Mathematics, AMERICAN-MATH (Vol. 11, pp. 170-174).

Zafra, R. (2017) El entusiasmo. Precariedad y trabajo creativo en la era digital, Barcelona, Anagrama, p. 2018.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Uribe-Beltrán, C. I., García-Durán, H. ., & Sabogal-Neira, D. F. . (2023). Implementação de comunicações de marketing automatizadas a través da plataforma Bitrix24. Observação do processo em uma pequena empresa colombiana. Revista Encuentros, 21(02-Julio-Dic.), 1-12. https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic.3107