Exploração da construção social do indivíduo colombiano plasmado pela proposta animada Encanto

Autores

  • Nicolás Alvarez-Merlano Corporación Universitaria Rafael Núñez
  • Jairo Rodríguez-Buelvas Corporación Universitaria Rafael Núñez

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v21i01-Enero-junio.2991

Palavras-chave:

animação sociocultural, comunicação audiovisual, gênero, identidade, integração social

Resumo

Este artigo científico apresenta os resultados de uma investigação que examina o produto cinematográfico Encanto com o objetivo de identificar as categorias que compõem a identidade do sujeito colombiano. Em resposta à proposta, foi desenvolvida uma análise do conteúdo do longa-metragem e das filmagens cinematográficas às quais os personagens e seus respectivos comportamentos foram circunscritos. Propõe-se que o filme apresente uma construção social animada de natureza inovadora. Os resultados confirmam a proposta distinguindo a cooperação, a bondade, o amor e a alternância entre a emoção e o raciocínio como categorias que perfilam o indivíduo nacional.

Biografias Autor

Nicolás Alvarez-Merlano, Corporación Universitaria Rafael Núñez

Psicológo, Universidad Tecnológica de Bolívar. Maestrando en Métodos y Técnicas de Investigación Social, Universidad Industrial de Santander. Docente-investigador en el programa de Trabajo Social de la facultad de Ciencias Sociales y Humanas de la Corporación Universitaria Rafael Núñez, Colombia.

 

Jairo Rodríguez-Buelvas, Corporación Universitaria Rafael Núñez

Trabajador Social, Universidad de Cartagena. Magíster en Conflicto Social y Construcción de Paz, Universidad de Cartagena. Coordinador de Investigaciones y docente en el programa de Trabajo Social de la facultad de Ciencias Sociales y Humanas de la Corporación Universitaria Rafael Núñez, Colombia. E-mail: jairo.rodriguez@curnvirtual.edu.co ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1639-8319

Referências

Adorno, T y Horkheimer, M. (1969). La Sociedad. Lecciones de Sociología. Buenos Aires: Editorial Proteo.

Aducci, E. (2015). Sujetos u objetos: la construcción del imaginario infantil en la producción audiovisual para niños. Acerca de Víctor Iturralde Rúa y Goar Mestre. Questión, 1(46), 260-269. https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/2494

Agudo, J. (29 de septiembre de 2021). Cómo se hizo Encanto, la nueva joya de Walt Disney Animation con una banda sonora de escándalo. E-cartelera. Recuperado de https://www.ecartelera.com/noticias/como-hizo-encanto-walt-disney-animation-banda-sonora-66337/.

Alvarez-Merlano, N. (2021). Violencia televisiva: análisis de la figura abusiva como manifestación social en una reconocida serie de dibujos animados. Amauta, 19(37), 217-245. https://doi.org/10.15648/am.37.2021.2884

Al-Yasin, N. y Rabab'ah, G. (2021). Female Disney Characters Linguistic Features in the 1990’s. Jordan Journal of Modern Languages and Literatures, 13(1), 121-142. https://doi.org/10.47012/jjmll.13.1.8

Amancio, A. (2009). Río de Janeiro bajo la mirada del cine extranjero. Ciencia Ergo-Sum, 16(1), 82-86.

Arifani, Y. (2020). Cartoon video-assisted learning: An investigation into the acquisition of EFL children’s incidental vocabulary. Computer-Assisted Language Learning Electronic Journal, 21(2), 17-31. http://callej.org/journal/21-2/Arifani2020.pdf

Bardin, L. (1996). Análisis de Contenido. Madrid: Akal

Begum, S. (2022). He Said, She Said: A Critical Content Analysis of Sexist language used in Disney’s The Little Mermaid (1989) and Mulan (1998). Journal of International Women’s Studies, 23(1), 208-230. https://vc.bridgew.edu/jiws/vol23/iss1/18

Bringas, C., Clemente, M. y Díaz, F. (2004). Violencia en televisión: análisis de una serie popular de dibujos animados. Aula Abierta, 83, 127-140. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/1173772.pdf

Burke, P. y Luckman, T. (1968). The Social Construction of Reality. New York: Penguin Books.

Cardona-Diana, K. (2017). Aproximación a la construcción de capital social en procesos de asociatividad para el trabajo. Trabajo Social, 19, 177-195. https://doi.org/10.15446/ts.v0n19.67466.

Cardona-González, L. (2015). Imágenes en duelo. Víctimas del conflicto armado colombiano en la cámara de Erika Diettes. Aletheia, 5(10), 1-30. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.6689/pr.6689.pdf

Chandler-Olcott, K. y Mahar, D. (2003). Adolescents Anime-Inspired "Fanfictions": An Exploration of Multiliteracies. Journal of Adolescent y Adult Literacy, 46(7), 556-566. https://www.jstor.org/stable/40015457

Cheung, M., Leung, C. y Huang, Y.J. (2021). Absentee Parents in Disney Feature-length Animated Movies: What are Children Watching? Child Adolescence Social Work Journal, 1-14. https://doi.org/10.1007/s10560-021-00799-0

Chu, D. y McIntyre, B. (1995). Sex role stereotypes on children's TV in Asia a content analysis of gender role portrayals in children's cartoons in Hong Kong. Communication Research Reports, 12(2), 206-219. https://doi.org/10.1080/08824099509362058

Cifuentes, R. (1999). La sistematización de la práctica del trabajo social. Buenos Aires: Lumen

D'Alessandro, A. (2021). Encanto & Ghostbusters: Afterlife Split Families, House of Gucci Best Opening for Drama in Two Years – Thanksgiving Box Office, Sunday Update. Deadline. Recuperado de https://deadline.com/2021/11/encanto-house-of-gucci-thanksgiving-box-office-weekend-summary-1234881076/

Desiato, M. (1996). Construcción social del hombre y acción humana significativa. Caracas: Universidad Católica Andrés Bello.

Disney Fandom. (2022). Encanto. Recuperado de https://disney.fandom.com/wiki/Encanto

El mundo Disney, en detalle. (15 de marzo de 2009). La Nación. Recuperado de https://www.lanacion.com.ar/turismo/viajes/el-mundo-disney-en-detalle-nid1108420/

Elaziz-Mahmoud, N., y Kamal-Eldin, A. (2021). Language and Gender Analysis of Three Walt Disney Movies: A Study of Female Language Features of Three Princesses” Journal of the Faculty Arts of Helwan, 52(1), 1-23. https://dx.doi.org/10.21608/kgef.2021.218701

Flavell, J. (2019). El desarrollo cognitivo. Madrid: Machado libros.

Fondo de Desarrollo de las Naciones Unidas. (2005). La tradición, la semilla y la construcción: Sistematización de tres experiencias de resistencia de organizaciones de mujeres frente al conflicto armado en Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/51374

Gagneten, M. (1987). Hacia una metodología de sistematización de la práctica. Buenos Aires: Humanitas.

Gaytán-Alcalá, F. (2011). El regreso del sujeto... ¿hacia dónde? Perspectivas sociológicas sobre acción y orden social. Revista del Centro de Investigación. Universidad La Salle, 9(35), 67-77. http://revistasinvestigacion.lasalle.mx/index.php/recein/article/view/139/83

Giroux, H. (1994). Animating youth: The Disneyfication of children's culture”. Socialist Review, 24(3), 23.

Gordon, S. (1991). The History and Philosophy of Social Science. London: Routledge.

Gutiérrez-Ruiz, M. (2019). Sistematización de experiencias de aula: cinemática y la metodología de aprendizaje significativo crítico. (Tesis de posgrado). Universidad Nacional, Bogotá, Colombia.

Hollywood contra América. (28 de marzo de 1993). El Tiempo. https://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-87121.

Huuki, T. y Kyrölä, K. (2022). Show yourself: Indigenous ethics, Sámi cosmologies and decolonial queer pedagogies of Frozen 2. Gender and Education, 1-15. https://doi.org/10.1080/09540253.2021.2023112

Lafuente-Gómez, G. (2021). Cartoons as a teaching vehicle in neurology. Kranion, 16, 112-119. https://doi.org/10.24875/KRANION.M21000010 .

Limites impredecibles. (13 de enero de 1991). El Tiempo. Recuperado de https://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-9337.

López-Fuentes, A. y Fernández-Fernández, R. (2021) Analysing the potential of Disney-Pixar films for educating young children in inclusive values. International Journal of Inclusive Education, 1-18. https://doi.org/10.1080/13603116.2021.2008532

López-García, R. y Saneleuterio, E. (2021). In/Dependencia de Hombres y Mujeres en cuatro producciones de Disney y su impacto social. Comunitania. Revista Internacional De Trabajo Social y Ciencias Sociales, 21, 109-21. https://doi.org/10.5944/comunitania.21.5.

Lorenzano, C. (2008). La construcción social de los individuos. Discusiones Filosóficas, 9 (12), 75-96. https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/discusionesfilosoficas/article/view/651

Luckmann, T. (1996). Nueva Sociología Del Conocimiento. Reis 74, 163–72. https://doi.org/10.2307/40183889

Maeda, C.M. (2011) Entre princesas y brujas: análisis de la representación de las protagonistas y antagonistas presentes en las películas de Walt Disney, en Actas del III Congreso Internacional Latina de Comunicación Social. Tenerife, España.

Mancilla-Valdez, E. (2021). Religión, Tardomodernidad y Violencia en Series Animadas. Journal of the Sociology and Theory of Religion, 12(1), 82-116. https://doi.org/10.24197/jstr.Extra-1.2021.82-116

Martell, F. (2011). Cultura Mainstream. Cómo nacen los fenómenos de masas. Madrid: Taurus.

Martínez, G. (2004). Internet y ciudadanía global: procesos de producción de representaciones sociales de ciudadanía en tiempos de globalización. En Daniel, M. (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización (pp. 181-200). Caracas: Universidad Central de Venezuela.

Maturana, L. (2007). Sistematización de la Experiencia de Prevención de la Violencia Intrafamiliar en Quibdó. Washington: Organización Panamericana de Salud.

Milgram, S. (1963). Behavioral Study of Obedience. Journal of Abnormal and Social Psychology (67), 371-378. https://doi.org/10.1037/h0040525

Monleón-Oliva, V. (2020). La lucha Cinematográfica entre Oriente y Occidente. Studio Ghibli versus Disney. Cuestiones Pedagógicas. Revista De Ciencias De La Educación, 1(29), 112–122. https://doi.org/10.12795/CP.2020.i29.09

Monleón-Oliva, V. (2021). LGTBIQfobia audiovisual. La ocultación de colectivos sexualmente diversos en Disney Revista Apotheke, Florianópolis, 6(3), 88-104. https://doi.org/10.12795/CP.2020.i29.09

Morales-Campos, A. (2021). Prototipos mexicanos y el conflicto migratorio en el filme Coco, de Walt Disney. Sincronía, 79(1), 475-498. https://doi.org/10.32870/sincronia.axxv.n79.25a21

Moreno-García, L. (2008). La transmisión de valores en los programas infantiles. Comunicar (31), 411-415. https://doi.org/10.3916/c31-2008-03-027

Napier, S. (2001). Anime from Akira to Princess Mononoke: Experiencing Con-temporary Japanese Animation. Nueva York: Palgrave.

Naranjo, G., González, A., Restrepo, A., Giraldo, C. y Pineda, Á. (2003). Sistematización de experiencias de atención psicosocial en Antioquía: Municipios afectados por el conflicto armado y población desplazada 1999-2003. Bogotá: Organización Panamericana de Salud.

Ocampo-Osorio, N. (2021). Sistematización participativa de U-Niños: Una experiencia de Extensión Solidaria para la ocupación del tiempo libre con niños y niñas del barrio el Carmen. Manizales, Colombia. (Tesis de maestría). Universidad Nacional, Bogotá, Colombia.

Ogletree, S. M., Mason, B., Grahmann, T. y Raffeld, P. (2001). Perceptions of two television cartoons: Powerpuff girls and Johnny Bravo. Communication Research Reports, 18(3), 307-313. https://doi.org/10.1080/08824090109384810

Oregui, E. y Aierbe, A. (2019). Estructura de los dibujos animados, habilidades narrativas y percepción de valores/contravalores en Educación Primaria. Cultura y Educación, 31(3), 609–639. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1630954

Orús. A. (25 de febrero de 2022). Números de suscriptores de Disney+ en todo el mundo 2020-2021. Statista. Recuperado de https://es.statista.com/estadisticas/1289316/numeros-de-suscriptores-de-disney-en-todo-el-mundo/

Pacahuala, E. y Medina-Gamero, A. (2022). Los dibujos animados en la atención médica infantil. Atención Primaria Práctica, 4(1), 100115. https://doi.org/10.1016/j.appr.2021.100115

Pintos, J. L. (1995). Los Imaginarios Sociales: La nueva construcción de la realidad social. Madrid: Fe y Secularidad.

Pozzi, S. (23 de noviembre de 2015). La fuerza está con Disney. El País. Recuperado de https://elpais.com/economia/2015/11/19/actualidad/1447936295_605891.html.

Prieto-Rodríguez. M.Á., Cerdá-March, J.C. y Argente del Castillo, C. (1996). Violence and sexism in television cartoons for children. Analysis of the contents. Atención Primaria 17(6), 382-388.

Rajadell-Puiggròs, N., Pujol-Maura, M.A y Violant-Holz, V. (2005). Los dibujos animados como recurso de transmisión de los valores educativos y culturales. Comunicar, 13(25), 1-14. https://doi.org/10.3916/C25-2005-190

Ross, L. y Ward, A. (1996). Naive realism in everyday life: implications for social conflict and misunderstanding. En Values and Knowledge eds. Eduard S., Elliot T. y Terrance Brown, (pp.103-136). Nueva Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Ryan, E. (2010). Dora the Explorer: Empowering Preschoolers, Girls, and Latinas. Journal of Broadcasting y Electronic Media, 54(1), 54-68. https://doi.org/10.1080/08838150903550394

Sabucedo, J. y Morales J. (2015). Psicología Social. Bogotá: Editorial Panamericana.

Sanson, A. y Di Muccio, C. (1993). The influence of aggressive and neutral cartoons and toys on the behaviour of preschool children. Australian Psychologist, 28(2), 93-99. https://doi.org/10.1080/00050069308258882

Scanlan, S. y Feinberg, S. (2000). The Cartoon Society: Using "The Simpsons" to Teach and Learn Sociology. Teaching Sociology, 28(2), 127-139. https://doi.org/10.2307/1319260

Schütz, A. (1993). La Construcción Significativa Del Mundo Social. introducción a La Sociología Comprensiva. Barcelona: Paidós

Schütz, A. y Thomas L. (2009). Las estructuras del mundo de la vida. Buenos Aires: Amorrortu.

Seybold, S. (2021) It’s Called a Hustle, Sweetheart: Zootopia, Moana, and Disney’s (Dis) empowered Postfeminist Heroines. International Journal of Politics, Culture and Society. 34, 69–84. https://doi.org/10.1007/s10767-019-09347-2

Spencer, C. y Merino-Flores, Y. (Productores) y Bush, J., Howard, B., Castro-Smith, C. y Miranda, L. (Guionistas/Dirección). (2021). Encanto [Cinta cinematográfica]. EE.UU.: Walt Disney Animation Studios.

Stiletano, M. (5 de diciembre de 2001). Disney, el animador del siglo. La Nación. Recuperado de https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/disney-el-animador-del-siglo-nid356597/

Top-Grossing Movies 1995-2022, Adjusted for Ticket Price Inflation. (21 de enero de 2022). Box Office. https://www.the-numbers.com/market/distributor/Walt-Disney.

Torres-Cubeiro, M, y Enrique-Carretero, A. (2020). The Social Imaginaries Sociologies: The Beginning of a Needed Conceptual Clarification. Sociedad Hoy, 28(2), 141-61. https://doi.org/10.29393/SH28-7SIMT20007

Uribe-Valdivieso, C. (2007). Una introducción a la cognición social: procesos y estructuras relacionados. Contextos: Revista virtual del programa de Psicología. 1-10. http://www.contextos-revista.com.co/Revista%204/Revista4_a_05.html

Vericuetos pasionales para los niños. (12 de julio de 1992). El Tiempo. https://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-155206.

Wimmer, R. y Dominick, J. 1996. La investigación científica de los medios de comunicación: Una introducción a sus métodos. Barcelona: Bosh

With Walt Disney Pictures. (21 de enero de 2022). Internet Movie Data Base https://www.imdb.com/search/title/?companies=co0008970.

Zemelman, H. y León, E. (1997). Subjetividad: Umbrales Del Pensamiento Social Barcelona: Anthropos.

Zimbardo, P., Haney, C., Curtis-Banks, W. y Jaffe, D. (1971). The Stanford Prison experiment. California: Universidad de Stanford.

Zúñiga, R. (1997). Sistematización y Supervisión en Trabajo Social: Hacer y Decir. Revista Perspectivas. Notas sobre intervención y acción social. 5, 66-87.

##submission.downloads##

Publicado

2023-01-16

Como Citar

Alvarez-Merlano, N., & Rodríguez-Buelvas, J. . (2023). Exploração da construção social do indivíduo colombiano plasmado pela proposta animada Encanto. Revista Encuentros, 21(01-Enero-junio), 110-125. https://doi.org/10.15665/encuen.v21i01-Enero-junio.2991