Conhecimento tecnológico matemático e sua relação com o EVA: Um estudo de caso com professores em formação
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic..2967Palavras-chave:
TPACK em Educação Matemática, EVA de Aprendizagem, Professores de Matemática em formação inicial.Resumo
O problema de pesquisa consistiu em demonstrar que atualmente a não utilização dos recursos das TIC na educação matemática pode se tornar uma ação totalmente inequívoca. O objetivo; Caracterizar o conhecimento tecnológico matemático e sua relação com os ambientes virtuais de aprendizagem de professores de matemática em formação. A pesquisa, de tipo qualitativo sob uma abordagem de estudos de casos múltiplos. A metodologia, desenvolvida através de três fases. Os principais resultados encontrados
mostraram a pouca formação recebida pelos futuros professores de matemática no âmbito da EVA de
aprendizagem. Conclui-se que os ambientes virtuais de aprendizagem são importantes nos processos
de formação de futuros professores de matemática, pois proporcionam um ponto de vista reflexivo e enriquecem sua prática pedagógica.
Referências
Arancibia, María L., Cabero, Julio, y Marín, Verónica. (2020). Creencias sobre la enseñanza y uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en docentes de educación superior. Formación universitaria, 13(3), 89-100. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062020000300089
Areth Estévez, José y Castro-Martínez, Jaime y Rodríguez Granobles, Henry (2015). La educación virtual en Colombia: exposición de modelos de deserción. Apertura, 7 (1), 1-10. ISSN: 1665-6180. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=688/68838021007
Arévalo, Mayra Alejandra; García, Miguel Ángel (2016). El TPACK como enfoque para el desarrollo de la investigación en didáctica de las matemáticas a nivel universitario. En Prada-Núñez, Raúl; Ramírez, Pastor; Hernández, Cesar; Gallardo, Henry; Mendoza, Sonia; Rincón, Gerson (Eds.), Encuentro Internacional en Educación Matemática (pp. 56-63). Cúcuta, Colombia: Universidad Francisco de Paula Santander.
Arévalo-Duarte, M., García-García, M., y Hernández-Suárez, C. (2019). Competencias TIC de los docentes de matemáticas en el marco del modelo TPACK. Civilizar: Ciencias Sociales Y Humanas, 19(36), 115-132. https://doi.org/10.22518/usergioa/jour/ccsh/2019.1/a07
Arroyo-Arroyo, M., y Yánez-Rodríguez, M. (2020). Propuesta de herramientas TIC para facilitar el proceso enseñanza – aprendizaje de la matemática. Polo del Conocimiento, 5(12), 574-589. Doi: http://dx.doi.org/10.23857/pc.v5i12.2105
Ayil Carrillo, J. (2018). Entorno virtual de aprendizaje: una herramienta de apoyo para la enseñanza de las matemáticas. Revista de Investigación en Tecnologías de la Información, 6(11), 34-39. https://www.riti.es/ojs2018/inicio/index.php/riti/article/view/84/75
Bermúdez Obando, M. C. (2022). Educación y Tecnología: un análisis relacional sobre el aporte didáctico de las TIC. Academia Y Virtualidad, 15 (1), 183-198. https://doi.org/10.18359/ravi.5860
Candela Rodríguez, B.F. (2020). Integrando las TIC a la escuela de la sociedad del conocimiento, Formación y desarrollo profesional docente. Doi: 10.25100/peu.456
Cenich, Gabriela., Araujo, Sonia., y Santos, Graciela. (2020). Conocimiento tecnológico pedagógico del contenido en la enseñanza de matemática en el ciclo superior de la escuela secundaria. Perfiles educativos, 42(167), 53-67. Doi: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.167.59276
Gallardo Fernández, I. M., De Castro Calvo, A., y Saiz Fernández, H. (2020). Interacción y uso de tecnologías en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Educatio Siglo XXI, 38(1 Marzo-Ju), 119-138.doi: https://doi.org/10.6018/educatio.413441
Gualdrón-Ortiz, DP., Cudris-Torres, L., Barrios–Núñez, Á., Olivella-López, G., Bermúdez-Cuello, JC., y Gutiérrez-García, RA. (2020). El AVA como estrategia didáctica en la enseñanza del pensamiento lógico - matemáticas. ProQuest, 39(3),257-262. https://shorturl.at/ELMTW
Gutiérrez - Fallas, Luís Fabián., Henríquez, Ana. (2020). O TPACK de futuros professores de matemática numa experiência de formação. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 23(2), 175-202. Doi: 10.12802/relime.20.2322
Henao, A. (2002). Calidad de la Educación Superior: La Enseñanza Virtual en la Educación Superior (V8). Calidad de la Educación Superior. Bogotá: ICFES.
Juan-Llamas, C., y Viuda-Serrano, A. (2022). Socrative como herramienta de mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje en Educación Superior. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(1), pp. 279-297. https://doi.org/10.5944/ried.25.1.31182
Llerena Ocaña, Luis Antonio., y González Hernández, Walfredo. (2020). Formación de la competencia «desarrollar sistemas web en los espacios virtuales de aprendizaje». Revista Cubana de Educación Superior, 39(1). https://shorturl.at/irCM5
Lloyd, M. (2020). Desigualdades educativas y la brecha digital en tiempos de Covid-19. En H. Casanova (coord.), Educación y pandemia. Una visión académica (pp. 115-121). México: IISUE-UNAM
Maldonado-Mangui, S., Peñaherrera-Acurio, W., y Espinoza-Beltrán, P. (2020). Los Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA), como recurso de aprendizaje en las clases asíncronas de las IES. Dominio de las Ciencias, 6(4), 1279-1291. Doi: http://dx.doi.org/10.23857/dc.v6i4.1536
Ministerio de Educación Nacional-MEN-. (2013). Competencias TIC para el desarrollo profesional docente. Bogotá, Colombia: Ministerio de Educación Nacional.
Moyano Acosta, Priscila Isabel. (2020). Análisis de los entornos virtuales de aprendizaje (EVA) en el sistema escolar aplicado en la ciudad de Babahoyo en tiempo de pandemia (Tesis de pregrado). http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/8845
Navas- Casarrubias, A. (2010). Los procesos interactivos como medios de formación de profesores de matemáticas en un ambiente virtual. (Tesis doctoral). https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2009/tdx-1222110-175012/anc1de1.pdf
Padilla Escorcia, I. A., y Conde-Carmona, R. J. (2020). Uso y formación en TIC en profesores de matemáticas: un análisis cualitativo. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (60), 116-136. https://www.doi.org/10.35575/rvucn.n60a7
Padilla-Hernández, A., Gámiz-Sánchez, V., y Romero-López, M. (2019). Competencia digital docente: apuntes sobre su conceptualización. Virtualis, 10(19), 195-216. https://www.revistavirtualis.mx/index.php/virtualis/article/view/286
Prada Núñez, R., Hernández Suárez, C. A. y Gamboa, A. A. (2019). Usos y efectos de la implementación de una plataforma digital en el proceso de enseñanza de futuros docentes en matemáticas. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (57), 137-156. Doi: https://doi.org/10.35575/rvucn.n57a10
Reguant- Álvarez, M., y Torrado- Fonseca, M. (2016). El Método Delphi. REIRE Revista d´ Innovació i Recerca en Educació, 9(1) .Doi: 10.1344/reire2016.9.191
Rojas Jiménez, Yorleny. (2020). Propuesta para enseñar y aprender matemática a distancia desde un abordaje novedoso de los Programas de Estudio. Portal de Revistas Académicas, 15 (19), 147-163. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/45230
Salas-Rueda, Ricardo Adán. (2018). Uso del modelo TPACK como herramienta de innovación para el proceso de enseñanza-aprendizaje en matemáticas. Perspectiva Educacional, 57(2), 3-26. Doi: https://dx.doi.org/10.4151/07189729-vol.57-iss.2-art.689
Salinas, M. (2011). Entornos virtuales de aprendizaje en la escuela: tipos, modelo didáctico y rol del docente. Argentina: Pontificia Universidad Católica de Argentina.
Sánchez-Gómez, J., Quiroga, K. y Ospina, P. (2020). Desafíos tecnológicos para el sector educativo en América Latina en tiempos de pandemia. Programa de Investigación de Política Exterior Colombiana.
Solano-Díaz, S., Conde-Carmona, R. J., & Padilla Escorcia, I. A. (2022). Caracterización del conocimiento tecnológico del contenido (TCK): un estudio de caso con profesores de matemáticas en formación inicial. Educación Y Humanismo, 24(42). https://doi.org/10.17081/eduhum.24.42.5142
Sucerquia Vega, Edison Alberto., Londoño Cano, René Alejandro., Jaramillo López, Carlos Mario., y de Carvalho Borba, Marcelo. (2016). La educación a distancia virtual: desarrollo y características en cursos de matemáticas. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (48), 33-55.//www.redalyc.org/articulo.oa?id=1942/194245902004
Vaillant Denise, ER Zidán., y Biagas, Gustavo Betancur. (2020). Uso de plataformas y herramientas digitales para la enseñanza de la Matemática. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 718-740. Doi: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802241
Vintimilla, E. (2015). Entornos Virtuales de Aprendizaje para la formación continua de los Estudiantes de Educación Básica Superior y Bachillerato de la Unidad Educativa Fiscomisional Mensajeros de la Paz: Implementación y Evaluación de la Plataforma (Tesis de Pregrado). Cuenca: Universidad de Cuenca. https://shorturl.at/biv05
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sebastian Solano-Diaz, Robinson Junior Conde-Carmona , Teremy
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).