O desempenho histórico no teste de matemática Saber: a necessidade de rever a política educacional de Chocó
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v21i01-Enero-junio.2934Palavras-chave:
Teste de Saber, educação matemática, resolução criativa de problemas, política educacional, notas baixasResumo
O Teste Saber é um mecanismo usado pelo Ministério da Educação colombiano para medir o aprendizado dos estudantes em uma base anual. Seus resultados fornecem informações que podem ser utilizadas pelas instituições educacionais para modificar o currículo institucional. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar os resultados do departamento de Chocó na área de matemática no período entre 2016 e 2021, a fim de mostrar a necessidade de rever a política educacional. Utilizamos uma análise qualitativa das 164 escolas do departamento. Os resultados mostram uma ligeira melhoria no manuseio das informações quantitativas e esquemáticas, mas com dificuldades históricas na validação dos procedimentos que vão além do algoritmo.
Referências
Acosta, J., Lancheros, D. J., Umaña, S. F., & Coronado-Hernández, J. R. (2022). Predictive models assessment based on CRISP-DM methodology for students performance in Colombia - Saber 11 Test. Procedia Computer Science, 198, 512–517. https://doi.org/10.1016/j.procs.2021.12.278
Arango-Melo, A. M. (2017). Nuevas miradas, nuevas sonadas: propuesta diferencial en las pedagogías de iniciación musical, prácticas corales y orquesta sinfónica en las comunidades afrodescendientes del Chocó. Encuentros, 15(3), 125–141. https://doi.org/10.15665/re.v15i3.1187
Arrieta-Rodríguez, E., Almonacid, P. M., Cortés, S., Deaguas, R., Diaz, N., & Aroca, M. P. (2021). Analyzing and Predicting Colombian Undergrads Performance on Saber-Pro Test: A Data Science Approach. En: K. Saeed y J. Dvorský (Eds.), Computer Information Systems and Industrial Management CISIM. Lecture Notes in Computer Science (pp 81‒99). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-84340-3_7
Barrera, F.; Maldonado, D. y Rodríguez, C. (2012). Calidad de la educación básica y media en Colombia: diagnóstico y propuestas (Serie Documentos de Trabajo No. 126). Universidad del Rosario.
Castro-Ávila, M., Ruiz-Linares, J., & Guzmán-Patiño, F. (2018). Cruce de las pruebas nacionales Saber 11 y Saber Pro en Antioquia, Colombia: una aproximación desde la regresión geográficamente ponderada (GWR). Revista Colombiana de Educación, (74), 63‒79. https://doi.org/10.17227/rce.num74-6898
Cecchini, S., Robles, C., & Filgueira, F. (2014). Sistemas de protección social en América Latina y el Caribe: una perspectiva comparada. Naciones Unidas.
Chacón-Benavides, J. A., Moreno-Pinzón, I. A., & Fonseca-Correa, L. Á. (2019). Test estandarizados y sus resultados en la licenciatura en educación básica. Rastros y Rostros del Saber, 3(5). 71‒82. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/rastrosyrostros/article/view/9943
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research Methods in Education (8th ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315456539
Dubuc, M. (2014). Influence des facteurs physiologiques et des habitudes de vie sur le rendement scolaire des étudiantes universitaires de premier cycle. Université du Québec à Montréal.
Elacqua, G. M., Sánchez, F., & Santos H. A. (2020) School reorganization reforms: the case of multi-site schools in Colombia, School Effectiveness and School Improvement, 32(1), 141‒172. https://doi.org/10.1080/09243453.2020.1797830
Fuchs, T., & Woessmann, L. (2007). What accounts for international differences in student performance? A re-examination using PISA data, Empirical Economics, 32(2-3), pp. 433‒464.
Gabalán-Coello, J., & Vásquez-Rizo, F. E. (2016). SABER 11 y rendimiento universitario: un análisis del progreso en el plan de estudios. Ciencia, docencia y tecnología, (53), 135‒161.
Gamboa, L. (2012). Análisis de la evolución de la igualdad de oportunidades en educación media, en una perspectiva internacional. El caso de Colombia. In: Icfes (Ed.), Estudio Sobre Calidad de la Educación en Colombia (pp. 1‒42). Icfes.
Gamboa, L., & Londoño, E. (2014). Equality of Educational Oppotunities in Colombia: A Metropolitan Area Comparison (Serie Documentos de Trabajo No. 152). Universidad del Rosario.
Hanushek, E., & Woessmann, L. (2011). The Economics of International Differences in Educational Achievement. In: E. Hanushek, S. Machin & L. Woessmann (Eds.), Handbook of the Economics of Education (pp. 91‒198), North-Holland.
Icfes. (2016). Reporte de resultados del examen saber 11° por aplicación: entidades territoriales departamento. Icfes.
Icfes. (2017). Reporte de resultados del examen saber 11° por aplicación: entidades territoriales departamento. Icfes.
Icfes. (2018a). Reporte de resultados del examen saber 11° por aplicación: entidades territoriales departamento. Icfes.
Icfes. (2018b). Guía de orientación Saber 11° para instituciones educativas (1ª edición). Icfes.
Icfes. (2019). Reporte de resultados del examen saber 11° por aplicación: entidades territoriales departamento. Icfes.
Icfes. (2020). Reporte de resultados del examen saber 11° por aplicación: entidades territoriales departamento. Icfes.
Icfes. (2021). Reporte de resultados del examen saber 11° por aplicación: entidades territoriales departamento. Icfes.
López-Sánchez, Á. R., Virgüez-Clavijo, A. F., Silva-Arias, A. C., & Sarmiento-Espinel, J. A. (2017). Desigualdad de oportunidades en el sistema de educación pública en Bogotá, Colombia. Lecturas De Economía, (87), 165‒190. https://doi.org/10.17533/udea.le.n87a06
Mariño, J. P., Molina, A., & Gómez, Y. (2021) Is the SABER 11th Test Valid as a Criterion for Admission to Colombian Universities? In: J. Manzi, M. R. García, S. Taut (Eds.), Validity of Educational Assessments in Chile and Latin America (pp 307‒329). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78390-7_13
Mendoza-Lozano, F. A., Quintero-Peña, J. W., & García-Rodríguez, J. F. (2021). The digital divide between high school students in Colombia. Telecommunications Policy, 45(10), 102226. https://doi.org/10.1016/j.telpol.2021.102226
Miranda, N., & Valencia, S. (2019). Unsettling the ‘Challenge’: ELT Policy Ideology and the New Breach Amongst State-funded Schools in Colombia. Changing English, 26(3), 282–294. https://doi.org/10.1080/1358684X.2019.1590144
Mosquera-Albornoz, D. R. (2018). Análisis sobre la Evaluación de la Calidad Educativa en América Latina: Caso Colombia. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 11(1), 43‒55. https://doi.org/10.15366/riee2018.11.1.003
OECD. (2016). Education in Colombia. OECD Publishing. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1787/9789264250604-en
Palacios, N. (2020). Do Colombian students who work get lower scores in the Saber 11 Test? Labor History, 61(5–6), 706–727. https://doi.org/10.1080/0023656X.2020.1826415
Pinto, L. A., Baracaldo, P., & Aliaga, F. (2019). La integración de los venezolanos en Colombia en los ámbitos de la salud y la educación. Espacio Abierto, 28(1), 199–223.
Ramos, F., & Gehring, H. (2018). Retos y oportunidades de la movilidad humana venezolana en la construcción de una política migratoria colombiana. Opciones Gráficas Editores Ltda.
Ríos-Cuesta, W. (2020). Competencias de argumentación y modelización en estudiantes de secundaria: la necesidad de un cambio de paradigma en la Educación Matemática del Chocó, Colombia. Pesquisa e Ensino, 1, 1‒21. https://doi.org/10.37853/pqe.e202020
Ríos-Cuesta, W. (2021). Desafíos del diseño instruccional para la enseñanza remota de las matemáticas en contextos de poca penetración de internet. Revista Eduweb, 15(3), 69‒81. https://doi.org/10.46502/issn.1856-7576/2021.15.03.6
Rivas, A. (2015). América Latina después de PISA: Lecciones aprendidas de la educación en siete países (2000-2015). Fundación Cippec.
Rivas, A., & Sanchez, B. (2022). Race to the classroom: the governance turn in Latin American education. The emerging era of accountability, control and prescribed curriculum. Compare: A Journal of Comparative and International Education, 52(2), 250–268. https://doi.org/10.1080/03057925.2020.1756745
Schültz, G., West, M., & Woessmann, L. (2007). School Accountability, Autonomy, Choice, and the Equity of Student Achievement: International Evidence from PISA 2003. OECD Publishing.
Valoyes-Chávez, L. (2017). Inequidades raciales y educación matemática. Revista Colombiana de Educación, (73), 127. https://doi.org/10.17227/01203916.73rce127.150
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Wilmer Ríos-Cuesta
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).