Complexidade dos Processos Sociais. Um olhar a partir dos trabalhos de licenciatura da Especialização em Ambiente e Desenvolvimento Local
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic..2931Palavras-chave:
Projetos de graduação, complexidade dos processos sociais, dimensões do desenvolvimiento, meio ambiente e desenvolvimiento.Resumo
Apresenta-se a sistematização dos 89 Trabalhos de Licenciatura da Especialização em Ambiente e
Desenvolvimento Local, da Universidade Distrital, Francisco José de Caldas. Esses trabalhos foram
elaborados no período 2010-2018, pesquisa desenvolvida durante o ano sabático. A questão: como a educação superior em meio ambiente e desenvolvimento local pode contribuir para a compreensão da complexidade dos processos sociais? é o referente do problema, a metodologia foi baseada em elementos do método de redução fenomenológica de Husserl. Os resultados mostram a fragilidade dos trabalhos em inscrever os problemas ecoambientais na complexidade dos processos sociais.
Referências
Barrios, Heredia, et al (2014) Construcción participativa de los lineamientos para la elaboración de un plan de vida en dos sectores de la vereda trinidad en Guasca: recomendaciones para la resignificación de la visión ambiental, Tesis de Grado, especialización en Ambiente y Desarrollo Local.
Barthes, R. (1985). La Aventura Semiológica. París: Ediciones de Seul.
Benavides, MA (2015). Juventud, desarrollo humano y educación superior: una articulación deseable y posible. Revista Iberoamericana de Educación Superior, vol. VI, núm. 16, 2015, pp. 165-173 Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación Distrito Federal, México. Disponible en https://www.redalyc.org/articulo. oa?id=299138522009
Buendía, H., (2001). Regulación Legal de programas de posgrado. Estudio comparado de 9 países. Tesis de Pregrado. Facultad de Ciencias Jurídicas. Universidad Javeriana.
Bunge, M. (1996). La ciencia su método y su filosofía. Santafé de Bogotá, Colombia: Panamericana,Editorial.
Bordiue, P. (1993) The field of cultural production. Massachusetts, USA: Cambrige Polite Press.
Calderón A. (2016) Territorios Simultáneos: Formas de territorialización de la Sabana de Bogotá. Tesis Doctoral, Universidad Politécnica de Cataluña.
Capra, F. (1998). La Trama de la vida. Una Nueva Perspectiva de los Sistemas Vivos. Barcelona: Edición Anagrama.
Cortes, B. (2014) Mirando la psicología ambiental con lentes de género, Psyecology, 5:2-3, pp.137-166, DOI: 10.1080/21711976.2014.94251.
Cruz, A. (2015) Bruno Latour y el estudio de lo social: construcción y actuación en red. En Revista Lebret, 7. Bucaramanga, Colombia: Universidad Santo Tomás, pp. 63 – 76. ISSN: 2145-5996.
Da Costa, y Macmichael (2007). La Probreza del orden Global en Globalizaciones, 4: 4, P, 588-602, DOI: 10.1080 / 14747730701695851.
De Tejada, M, Rios, P. Silva, A (Compi. 2004). Teorías Vigentes sobre el Desarrollo Humano Caracas: FEDUPEL
Elías, N (1984). Sobre el tiempo. México, DF: Fondo de Cultura Económica.
Escobar, A. (1996). La Invención del Tercer Mundo. Construcción y Reconstrucción del desarrollo. Bogotá: Grupo Editorial Norma.
Escobar, A. (2002). Globalización, desarrollo y modernidad. Planeación participativa y desarrollo: Región. Medellín, Colombia: UN- Fundación Social. P 9 - 32
Figueroa, PM (2012). La cuestión de los fundamentos en la ética de Lonergan. En Revista Teología • Tomo XLIX • Nº 107 • Abril.Pp. 79-109.
Fernández, G. (2017). Inclusión de la educación ambiental para el desarrollo sustentable en la educación universitaria en Revista del Núcelo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior de Mercosur, Vol. 6 (1) pp. 265-273.
Esteva (1996). El Desarrollo. En El Diccionario del Desarrollo. Editor Sachs. 1996 (primera edición en inglés en 1992).
Lanfontant, A. (2017). Sobre el proceso de adquisición de instrumentos musicales de El Sistema. Hacia una epistemología ecológica en la educación musical En Revista Internacional de educación Musical, No 5. Pp. 157-164.
Lonergan, B. (1999). Insight. (pp. 43-62). Salamanca: Ediciones Sígueme.
Lonergan, B. (2006). Método en teología. Ediciones Gráficas Varona, S.A.
Galindo, S. (2009). El valor estructurante del patrimonio en la transformación del territorio. En Apuntes, Vol 22, No 1, Bogotá Colombia, enero- junio. 20-33
Gracía, C. (1990). Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo.
García, R. (2006). Sistemas complejos. Conceptos, método y fundamentación epistemológica de la investigación interdisciplinaria. Barcelona: Editorial Gedisa.
Haddad, P. (1983). Planificación participativa: Conceptos y métodos operacionales. Revista Latinoamericana de estudios Regionales. EURE: Vol. 10 #29. Dic Pp. 55 - 66
Hawking, S. (1988). Historia del tiempo. Del Bing Bang a los Hoyos negros.Editorial. Grijalbo, S: A. Bogotá.
Izquierdo, A. (1999). Espaciotemporalidad y omnijetividad:Una aproximación epistemológica. Revista Nómadas, # 11. Santá Fé de Bogotá, Colombia. CIUC. Universidad Central. Pp. 241-247
Izquierdo, A. (2001). Conceptos temáticos, Conceptos operatorios y tematización metaforica- Una interpretación de lo que hay de Husserl en Fink y viceversa- Tesis de Maestría en Filosofía, Pontificia Universidad Javeriana.
Izquierdo, A. ( 2007). Dimensión ambiental y estudios interdisciplinarios sobre desarrollo: Siete aportes epistemológicos desde teorías de complejidad.El desarrollo perspectivas y dimensiones- aportes interdisciplinarios, Carlos Zorro, (comp) Bogotá, Universidad de los Andes. Pp. 337-366.
Jongitud, J. (2017). El derecho humano a la educación superior en México. En Revista De La Educación Superior, 46(182), pp.45-56. http://resu.anuies.mx/ojs/index.php/index
Lanfontan, A. (2017). Sobre el proceso de adquisición de instrumentos musicales de El Sistema. Hacia una epistemología ecológica en la educación musical. Revista Internacional de educación musical, Vol. (5), pp. 157-164.
Morales,G (2017). Las ciencias ambientales. Una caracterización desde la epistemología sistémica. Revista Electrónica Nova Scientia. México: San Luis Potosí. Universidad Autónoma.
Morin, E. (1980). El método 2, La Vida de la Vida. Madrid: Ediciones Seuil
Morin (1992). El Método IV. Las ideas. Su Hábitat, su vida, sus costumbres, su organización, Editorial Cátedra. Madrid.
Montañez, G. Arcila, O (1992). Hacia dónde va la Sabana de Bogotá, Modernización, Conflicto, Ambiente y Sociedad, Universidad Nacional, SENA. Bogotá.
Pawles, B. (2012). An Indigenous Movement to Confront Climate Change, Globalizations, 9:3, 411-424, DOI: 10.1080/14747731.2012.680736.
Piaget, J. (1970). Naturaleza y Métodos de la epistemología. Buenos Aires, Argentina. Editorial Proteo, pp. 24-64.
Rosaldo, R. (2004). Reflexiones sobre la Interdisciplinariedad, Revista de Antropología social, No 13, Universidad de New York. Pp. 195-2015-
Sarquís, J.; Buganza, J. (2009). La teoría del conocimiento transdisciplinar a partir del Manifiesto de Basarab Nicolescu Fundamentos en Humanidades, vol. X, núm. 19, Argentina: Universidad Nacional de San Luis San Luis, pp. 43-55.
Serrano, Nicolas (2017). Conceptualismo Empírico Categorial en CONCEPTUALISMO EMPÍRICO CATEGORIAL Nicolás Alejandro SeFilosófica Nueva serie, No. 45 Suplemento, julio-diciembre 2017: 113 - 143 DOI: 10.25100/pfilosófica. v0i45S.6131
Schmidt, A. (1976). El concepto de Naturaleza en Marx, Silgo XXI Editores S.A en coedición con Siglo XXI de España editores.
Utrìa, R (1986). La Dimensión ambiental del desarrollo y su planificación. Bogotá. Fundación Universitaria de Bogotá, Jorge Tadeo Lozano. CEPAL/ILPES.
Vargas, A. (1994). Participación social, planeación y desarrollo regional.Bogotá, Colombia. Universidad Nacional.
Esteva, G. (1992). Desarrollo. En el Diccionario del desarrollo. Una guía del conocimiento como poder, Compilado Sachs, W, 1996. (pp 52-76) Perú: PRATEC.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ruth Miriam Moreno
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).