Respostas aos dilemas morais na cosmovisão Kogi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic..2846

Palavras-chave:

dilema moral, juízo moral, Kogi, sabedor ancestral, dano.

Resumo

Propõe-se um trabalho experimental com sabedores ancestrais Kogi, incluindo Mámas (homens sábios),
tradutores e professores. Com as respostas a três dilemas morais, aplicadas através de uma metodologia
intrasubjetos cruzada, é possível demonstrar, em primeiro lugar, que os índios Kogi tendem a basear seus julgamentos morais em um processo cognitivo que visa identificar e rejeitar os danos. Em segundo lugar, observa-se que a indicação apresentada é cumprida tanto por Mámas como por sabedores que não possuem essa qualidade (tradutores e professores). Em terceiro lugar, é mostrado que os indígenas rejeitam o dano seja qual for a qualidade da possível vítima, ou seja, independentemente de ser uma
pessoa não indígena (não pertencente ao seu grupo), um indígena Kogi (pertencente ao grupo) ou a Natureza (concebida na cosmovisão Kogi como um ser vivo que é objeto de culto). Estas indicações parecem postular os sabedores Kogi como um caso excepcional diante das prescrições do modelo dual. Finalmente, o estudo mostra que os resultados experimentais também poderiam fornecer caminhos para esclarecer conceitos culturais.

Referências

Abarbanell, L., & Hauser, M. D. (2010). Mayan morality: An exploration of permissible harms. Cognition, 115(2), 207–224. doi:10.1016/j.cognition.2009.12.007.

Angarita, R. (2020). El juicio moral en el pensamiento kogi. Juicios de justicia distributiva en tareas de primera y de tercera persona en niños kogi de infancia media (Tesis doctoral). Universidad Industrial de Santander.

Angarita, R. (2021). Juicios de justicia basados en el mérito. El caso de los estudiantes de preescolar de la Institución Etnoeducativa Rural Internado indígena Dumingueka del resguardo kogui malayo arhuako de la sierra nevada de Santa Marta. Encuentros, 19(01). https://doi.org/10.15665/encuen.v19i01.2250.

Ayars, A., y Nichols, S. (2017). Moral empiricism and the bias for act-based rules. Cognition, 167, 11-24. doi: 10.1016 / j.cognition.2017.01.007

Bago, B., y De Neys, W. (2019). The intuitive greater good: Testing the corrective dual process model of moral cognition. Journal of Experimental Psychology: General, 148(10), 1782–1801. https://doi.org/10.1037/xge0000533.

Brettes, J. (1903). Les Indiens Arhouaques-Kaggabas. Réponses au questionnaire de sociologie et d'ethnographie de la Société d'anthropologie. Mémories de La Société d’anthropologie de Paris, (1), 318.

Carmona, M., Caracuel, A., Verdejo, A., Pérez, M. (2013). Adaptación a la población española de un instrumento de juicios morales: la batería de dilemas morales de Moore. Anales de psicología, 2013, vol 29, No. 3 (octubre), 827-835 http://dx.doi.Org/10.6018/analesps.29.3.137801

Christensen, J. F., & Gomila, A. (2012). Moral dilemmas in cognitive neuroscience of moral decision-making: A principled review. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 36(4), 1249–1264. doi:10.1016/j.neubiorev.2012.02.008

Christensen, J. F., Flexas, A., Calabrese, M., Gut, N. K., & Gomila, A. (2014). Moral judgment reloaded: a moral dilemma validation study. Frontiers in Psychology, 5: 607.doi:10.3389/fpsyg.2014.00607.

Constitución Política de Colombia (1991). Decreto 1953 del 7 de octubre de 2014. República de Colombia. Ministerio del interior.

Gawronski, B., Armstrong, J., Conway, P., Friesdorf, R., & Hütter, M. (2017). Consequences, norms, and generalized inaction in moral dilemmas: The CNI model of moral decision-making. Journal of Personality and Social Psychology, 113(3), 343.

Gold, N., Colman, A., y Pulford, B. (2015). Cultural differences in responses to real-life and hypothetical trolley problems. Judgment and Decision Making 9(1):65-76.

Greene, J., Nystrom, L., Engell, A., Darley, J. & Cohen, J. (2004). The neural bases of cognitive conflict and control in moral judgment. Neuron, 44, 389-400. Doi: 10.1016/j.neuron.2004.09.027

Greene, J., Sommerville, R., Nystrom, L., Darley, J. & Cohen, J. (2001) An fMRI investigation of emotional engagement in moral judgment. Science, 293, 2105–2108. Doi: https://doi.org/10.1126/science.1062872

Haidt, J. (2001). The emotional dog and its rational tail: A social intuitionist approach to moral judgment. Psychological Review, 108, 814–834. Doi: 10.1037/0033-295X.108.4.814

______ (2019). La mente de los justos. Por qué la política y la religión dividen a la gente sensata. Bogotá: Planeta.

Haraway, D. (1995). Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza. Cátedra, Madrid.

Hauser, M. (2006). Moral Minds: how nature designed our universal sense of right and wrong. New York: Harper Collins Publishers.

Henrich, J., Ensminger, J., McElreath, R., Barr, A., Barrett, C., Bolyanatz, A., Cardenas, J., Gurven, M., Gwako, E., Henrich, N., Lesorogol, C., Marlowe, F., Tracer, D. & Ziker, J. (2010). Markets, religion, community size, and the evolution of fairness and punishment. Science, 327, 1480-1484.

Kelley, D. &Milone, E. (2011). “South American Cultures”, en: Exploring Ancient Skies. A survey of Ancient and Cultural Astronomy. Springer, New York.

Kelly, P. (1990). Utilitarianism and Distributive Justice: Jeremy Bentham and the Civil Law.

Nueva York: Oxford University Press.

Knobe, J & Nichols, S. (2007). “An Experimental Philosophy Manifesto”, en: Knobe, J & Nichols, S. (eds). Experimental Philosophy. Oxford: Oxford University Press. Pp. 3-14.

Kohlberg, L. (1969). "Stage and sequence: The cognitive-developmental approach to socialization", en Goslin, D. (Ed.). Handbook of socialization theory and research (pp. 347–480). Chicago: Rand McNally.

Lévinas, E. (1977). Totalidad e infinito. Ensayo sobre la exterioridad. Salamanca: Sígueme.

Mestre, Y & Rawitscher, P (2018). Shikwakala. El crujido de la madre tierra. Organización Indígena Gonawindua Tayrona, Resguardo Kogui-Malayo-Arhuaco, Barranquilla.

Moll, J., Oliverira-Souza, R., Moll, F. T. e Ignacio, F. A. (2005). The moral affiliations of disgust: a functional MRI study. Cognitive and Behavioral Neurology, 18, 68-78. Doi: 10.1097/01.wnn.0000152236.46475.a7

Moore, A., Clark, B. & Kane, M. (2008). Who Shalt Not Kill? Individual Differences in Working Memory Capacity, Executive Control, and Moral Judgment. Psychological science, 6(19), 549-557. Doi: 10.1111/j.1467-9280.2008.02122.x

Nichols, S. (2004). Sentimental Rules: On the Natural Foundations of Moral Judgment. Oxford: Oxford University Press.

Pakula, A. & Barish, K. (productores) & Pakula, A. (director). (1982). Sophie's Choice. [Cinta cinematográfica]. Reino Unido y Estados Unidos: Incorporated Television Company & Keith Barish Productions.

Parra Witte, F. X. (2018). Living the Law of Origin: The Cosmological, Ontological,

Epistemological, and Ecological Framework of Kogi Environmental Politics (Tesis

doctoral). https://doi.org/10.17863/CAM.22047

Preuss, K. (1993) Visita a los indígenas Kágaba de la Sierra Nevada de Santa Marta. Bogotá: Colcultura-Instituto Colombiano de Antropología.

Rad, M. S., A. J. Martingano & Ginges, J. (2018). Toward a psychology of Homo sapiens: Making psychological science more representative of the human population. Proceedings of the National Academy of Sciences, 115(45): 11401-11405. doi:10.1073/pnas.1721165115.

Reichel-Dolmatoff, G. (1985). Los Kogi. Una tribu en la Sierra Nevada de Santa Marta. Bogotá: Procultura.

Rosas, A., Arciniegas, M., Caviedes, E & Arciniegas, M. (2014). La neuropsicología del juicio moral. Sobre las causas de respuestas contraintuitivas a los dilemas morales. Praxis Filosófica. No. 38, enero-junio 2014: 89 – 106.

Sorokowski, P., Marczak, M., Misiak, M. y Białek, M. (2020). Trolley Dilemma in Papua. Yali horticulturalists refuse to pull the lever. Psychonomic Bulletin & Review. doi:10.3758/s13423-019-01700-y.

Styron, W. (2016). La elección de Sofía. Barcelona: Navona.

Tinghög, G. & Västfjäll, D. (2018). "Why People Hate Health Economics – Two Psychological Explanations," LiU Working Papers in Economics 6, Linköping University, Division of Economics, Department of Management and Engineering

Tovar, J. & Ostrosky, F. (2013). “¿Cómo reconocemos una acción como una acción moral?”, en: Mentes criminales ¿eligen el mal? Estudios de cómo se genera el juicio moral. México: El manual moderno.

Turiel, E. (2002). The Culture of Morality: social development, context, and conflict. Cambridge: Cambridge University Press.

Uribe, C. (1990). We, the Elder Brothers: Continuity and change among the Kággabba of

the Sierra Nevada de Santa Marta, Colombia. (Tesis doctoral). University of Pittsburgh

Vitriol, J. A., Gahner Larsen, E. & Ludeke, S. G. (2020). Just as WEIRD? Personality Traits

and Political Attitudes Among Immigrant Minorities. Journal of Research in Personality,

doi:10.1016/j.jrp.2020.103931.

Williams, B. (1973). “A critique of utilitarianism”. En: Smart, J. & Williams, B. (Eds.), Utilitarianism: For and Against. Cambridge University Press, Cambridge.

Winking, J. & Koster, J. (2020, February 20). Small-Scale Utilitarianism: High Acceptance

of Utilitarian Solutions to Trolley Problems among a Horticultural Population. PsyArXiv.

https://doi.org/10.31234/osf.io/g6tc4.

Zhang, W., Mei, D., & Yin, L. (2020). Neural responses of in-group “favoritism” and out-group “discrimination” toward moral behaviors. Neuropsychologia, 107375. doi:10.1016/j.neuropsychologia.2020.107375.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Angarita-Cáceres, R. G. (2023). Respostas aos dilemas morais na cosmovisão Kogi. Revista Encuentros, 21(02-Julio-Dic.), 1-16. https://doi.org/10.15665/encuen.v22i02-Julio-Dic.2846