Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: um estudo exploratório em estudantes chilenos do ensino médio

Autores

  • Angelo Fabián Araya Piñones Francis School
  • Cecilia Campos-Castillo Francis School
  • Sonia Salas-Bravo Universidad de la Serena, Chile. Centro de Estudios Avanzados en Zonas Áridas (CEAZA),
  • José Bakit Universidad Católica del Norte, Larrondo 1281, Coquimbo, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v22i01-%20%20%20%20%20Enero-Junio-.2704

Palavras-chave:

estrategias de aprendizaje; rendimiento académico; intervenciones psicoeducativas; ACRA

Resumo

As estratégias de aprendizagem representam uma ferramenta importante no processo de ensino para alunos e professores. Foi realizado um estudo quantitativo descritivo-correlacional que teve como objetivo descrever e analisar o uso de estratégias de aprendizagem por meio de um instrumento e correlacioná-las com o desempenho acadêmico, em uma amostra de alunos do sétimo primário ao décimo primeiro secundário de uma escola no Chile. (N=408). Os resultados mostram uma baixa utilização das quatro estratégias em todos os níveis escolares, observando-se uma correlação forte e significativa obtida através do coeficiente de Pearson entre o desempenho acadêmico e todas as estratégias no décimo primeiro ensino secundário. Discute-se a necessidade de gerar espaços psicoeducativos que permitam que professores e alunos aprendam a utilizar estratégias de aprendizagem. É destacado o papel da estratégia de apoio na geração de um clima de aprendizagem positivo.

Biografias Autor

Cecilia Campos-Castillo, Francis School

Profesora de Biología y Ciencias Naturales. Post-Título en Orientación Educacional y Vocacional.

Coordinadora Académica de Educación Media en Francis School, Coquimbo. cecilialoretoc@gmail.com. Los Tulipanes 254, Sindempart, Coquimbo, Chile.

Sonia Salas-Bravo, Universidad de la Serena, Chile. Centro de Estudios Avanzados en Zonas Áridas (CEAZA),

Ph.D en Psicología.

Profesora Titular del Departamento de Psicología, Universidad de la Serena, Chile. Investigadora asociada Centro de Estudios Avanzados en Zonas Áridas (CEAZA), Chile. ssalas@userena.cl. Benavente 980, La Serena, Chile.

Referências

Acevedo, D., Durán, M. y Alvis, A. (2015). Identificación de Estrategias de Aprendizaje de Estudiantes de Ingeniería de Alimentos en los Cursos Balance de Materia, Transporte de Fluidos y Operaciones Unitarias: Courses Balance Matter, Fluid Transport and Unit Operations. Formación universitaria, 8(6), pp.31-38.

Ariza, A. y López-Fernández, V. (2018). Un estudio neuropsicológico basado en las estrategias de aprendizaje y el rendimiento académico en formación profesional. Revista Praxis Pedagógica 18(23), 103-129

Bahamón, M. J., Viancha, M.; Alarcón, L. L. y Bohórquez, C. (2013). Estilos y estrategias de aprendizaje relacionados con el logro académico en estudiantes universitarios. Pensamiento Psicológico, 11(1), 115-129.

Barca-Lozano, A.; Peralbo-Uzquiano, M.; Almeida, L., Brenlla, J. C., Vicente, F.; Porto Rioboo, A., y Morán Fraga, H. (2011). Efectos de metas académicas, autoeficacia y estrategias de aprendizaje en el rendimiento de alumnado de secundaria de Galicia y Norte de Portugal. In XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía (pp. 3047-3077). Universidade da Coruña.

Barca Lozano, A. Peralbo, M., Porto Rioboo, A. M., Barca Enríquez, E., Santorum P. y Castro, F. (2013). Estrategias de aprendizaje, autoconcepto y rendimiento académico en la adolescencia. Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, 21(1), 195-211.

Beltrán, J. A., Pérez, L. F. y Ortega, M. I. (2006). CEA. Cuestionario de Estrategias de Aprendizaje. Madrid: TEA.

Brunnner, J.J. y G. Elacqua. (2004). Factores que inciden en una educación efectiva. Evidencia internacional. Revista Virtual La educación. Año XVLIII-XLIX, N° 139-140,1-II. Organización de Estados Americanos. OEA

Camarero Suárez, F. J., Martín del Buey, F. D. A., y Herrero Díez, F. J. (2000). Estilos y estrategias de aprendizaje en estudiantes universitarios. Psicothema, 12 (4).

Camargo, P. (2018). Estrategias de aprendizaje: herramienta didáctica para autorregular el aprendizaje. Educación, 24(1), 85-95.

Campano, L., Patricia, R. y Algorri, L. (2017). Análisis del uso de estrategias de aprendizaje cognitivas y metacognitivas en Educación Secundaria. European Journal of Child Development, Education and Psychopathology, 5(2), 97-106.

Cárdenas-Narváez, J. C. (2019). Relación entre estrategias de aprendizaje y rendimiento académico en alumnos de pedagogía en inglés. Revista iberoamericana de educación superior, 10(27), 115-135.

De La Rosa Benavides, L. G. (2016). Relación entre las estrategias de aprendizaje y el rendimiento académico en estudiantes de educación básica primaria. Revista

Encuentros, Universidad Autónoma del Caribe, 14(1), 87-101.

Doná, S. M., Lopetegui, M. S., Rossi-Casé, L. E., y Neer, R. H. (2010). Estrategias de aprendizaje y rendimiento académico según el género en estudiantes universitarios. Revista de Psicología (La Plata), (11), 199-211.

Dorado, A., Ascuntar, J., Garces, Y., & Obando, L. (2020). Programa de estrategias de aprendizaje para estudiantes de una institución educativa. Praxis & Saber, 11 (25) 75 – 95

Enríquez, E. B., Castro, F. V., Almeida, L., y Barca-Lozano, A. (2016). Impacto de estrategias de aprendizaje, autoeficacia y género en el rendimiento del alumnado de sicologí secundaria. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología., 2(1), 287-298.

Esteban, M. y Ruiz, C. (1996). Estilos y estrategias de aprendizaje. Anales de psicología, 12(2), 121-122.

Fonseca, T., Salcedo, L. R., y Rocha, D. (2018). Estilos, estrategias de aprendizaje, relación desempeño académico, resultados pruebas saber 11° en ciencias naturales, Colombia. Revista ESPACIOS, 39(10).

Garay, J. (2011). Estilos y estrategias de aprendizaje en el rendimiento académico de los estudiantes de la universidad peruana “Los Andes” de Huancayo–Perú. Revista estilos de aprendizaje, 8(8), 149-184.

García, F., Fonseca, G. y Concha, L. (2015). Aprendizaje y rendimiento académico en educación superior: un estudio comparado. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 15(3).

García, J. A. Prieto, M. D. y Bermejo, M.R. (2000). Estrategias de aprendizaje en estudiantes más capaces. FAISCA. Revista de Altas Capacidades, 8, 45-53.

Gargallo, B., Almerich, G., Suárez, J. M., & García, E. (2012). Estrategias de aprendizaje en estudiantes universitarios excelentes y medios. Su evolución a lo largo del primer año de carrera. RELIEVE, 18 (2), 1-22

Gargallo, B., Suárez, J. y Ferreras, A. (2007). Estrategias de aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes universitarios. Revista de investigación educativa, 25(2), 421-441.

Gargallo, B. (2006). Estrategias de aprendizaje, rendimiento y otras variables relevantes en estudiantes universitarios. Revista de psicología general y aplicada, 59(1-2), 109-130.

Gázquez, J., Pérez M.P., Ruiz, M. I., Miras, F. y Vicente, F. (2006). Estrategias de aprendizaje en estudiantes de enseñanza secundaria obligatoria y su relación con la autoestima. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 6(1), 51-62.

Ghiasvand, M. Y. (2010). Relationship between learning strategies and academic achievement; based on information processing approach. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 5, 1033-1036.

Han, C. W., Farruggia, S. P., & Solomon, B. J. (2018). Latent profiling university students’ learning strategies use and effects on academic performance and retention. Higher Education Research & Development, 37(7), 1409-1423

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2010). Metodología de la Investigación, 5° edición. McGraw-Hill: México.

Inglés, C. J., Martínez-Monteagudo, M. C., Pérez Fuentes, M. C., García-Fernández, J. M., Mar Molero, M. D., Suriá-Martinez, R., y Gázquez, J. J. (2017). Emotional intelligence profiles and learning strategies in secondary school students. Educational Psychology, 37(2), 237-248.

Jerónimo-Arango, L. C.; Yániz Álvarez-de-Eulate, C. & Carcamo-Vergara, C. (2020). Estrategias de aprendizaje de estudiantes colombianos de grado y posgrado. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 13, 1-20

Kohler, J. L. (2013). Rendimiento académico, habilidades intelectuales y estrategias de aprendizaje en universitarios de Lima. Liberabit, 19(2), 277-288.

Lastre, K. y De La Rosa, L. G. (2016). Relación entre las estrategias de aprendizaje y el rendimiento académico en estudiantes de educación básica primaria. Encuentros, 14(1), 87-101.

López-Vargas, O., Hederich-Martínez, C. y Camargo-Uribe, A. (2011). Estilo cognitivo y logro académico. Educación y Educadores, 14(1), 67-82.

Lozano, L., González-Pienda, J. A., Nuñez, J. C., Lozano-Fernández, L. M., y Álvarez-Pérez, L. (2001). Estrategias de aprendizaje, género y rendimiento académico. Revista galego-portuguesa de psicoloxía e educación: revista de estudios e investigación en psicología y educación, (7), 203-216.

Lugo, C. S. J., Hernández, G. R., y Montijo, E. L. (2016). Relación de los estilos y estrategias de aprendizaje con el rendimiento académico en estudiantes universitarios. Journal of Learning Styles, 9(17).

Martínez, J. R., y Galán, F. (2000). Estrategias de aprendizaje, motivación y rendimiento académico en alumnos universitarios. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 11(19) 35-50

Matínez-Álvarez, I. y Lajo, A. (2018). Estudio neuropsicológico de la funcionalidad visual, las estrategias de aprendizaje y la ansiedad en el rendimiento académico. Aula abierta, 47(2), 245-254.

Medina, A., Martínez, J.L., Gutierrez, J.L. y Niembro, C.A. (2014) Evaluación de las estrategias de aprendizaje en la Licenciatura de Ingeniero Agrónomo. Revista Iberoamericana de Ciencias, 1(5), 165-173

Mercado-Elgueta, C., Illesca-Pretty, M., y Hernández-Díaz, A. (2019). Relación entre estrategias de aprendizaje y rendimiento académico: estudiantes de enfermería, Universidad Santo Tomás. Enfermería universitaria, 16(1), 15-30.

MINEDUC. (1999). Decreto 146. Disponible (online) en: http://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=10011.

Miñano, P., Castejón, J. L., & Gilar, R. (2012). An explanatory model of academic achievement based on aptitudes, goal orientations, self-concept and learning strategies. The Spanish journal of psychology, 15(01), 48-60.

Muelas, A., y Navarro, E. (2015). Learning Strategies and Academic Achievement. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 165, 217-221.

Ortega, F. R. F., Mendoza, J. V., y Ballestas, L. F. F. (2014). Factores psicológicos en adolescentes escolarizados con bajo rendimiento académico: depresión y autoestima/Psychological factors in low performing school adolescents with academic: Depression and self-esteem. Encuentros, 12(2), 35.

Pozo, J. L. y Postigo, Y. (1997). Las estrategias de aprendizaje en las diferentes áreas del curriculum. En Mª L. Pérez Cabaní (Coord.). La enseñanza y el aprendizaje de estrategias desde el curriculum. Girona: Horsori

Pulido, F. y Herrera, F. (2017). La influencia de las emociones sobre el rendimiento académico. Ciencias Psicológicas, 11(1), 29-39.

Roman, J. M. y Gallego, S. (1993). Escalas de Estrategias de Aprendizaje. Manual ACRA. Madrid: TEA Ediciones

Roman, J. M. y Gallego, S. (2008). Escalas de Estrategias de Aprendizaje. Manual ACRA. Madrid: TEA Ediciones (4ta edición)

Roux, R., y Anzures, E. (2015). Estrategias de aprendizaje y su relación con el rendimiento académico en estudiantes de una escuela privada de educación media superior. Actualidades Investigativas en educación, 15(1).

Roys, J. y Pérez, A. (2018). Estrategias de aprendizaje significativo en estudiantes de educación superior y su asociación con logros académicos. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), (19).

Sánchez, I., Pulgar, J. y Ramírez, M. (2015). Estrategias cognitivas de aprendizaje significativo en estudiantes de tres titulaciones de Ingeniería Civil de la Universidad del Bío-Bío. Paradígma, 36(2), 122-145

Soto, J., García-Señorán, M., y González, S. (2012). Enfoques y estrategias de aprendizaje: un binomio para comprender el rendimiento en la educación secundaria. Revista de Investigación en Educación, 10(2), 95-108.

Tejedor-Tejedor, F. J., González-González, S. G., y García-Señorán, M. D. M. (2008). Estrategias atencionales y rendimiento académico en estudiantes de secundaria. Revista Latinoamericana de Psicología 40(1), 123-132.

Tinajero, C., Lemos, S. M., Araújo, M., Ferraces, M. J., & Páramo, M. F. (2012). Cognitive style and learning strategies as factors which affect academic achievement of Brazilian university students. Psicología: Reflexão e Crítica, 25(1), 105-113.

Vega-Hernández, M. C., Patino-Alonso, M. C., Cabello, R., Galindo-Villardón, M. P., & Fernández-Berrocal, P. (2017). Perceived Emotional Intelligence and Learning Strategies in Spanish University Students: A New Perspective from a Canonical Non-symmetrical Correspondence Analysis. Frontiers in psychology, 8, 1888.

Visbal-Cadavid, D., Mendoza-Mendoza, A., y Díaz, A. (2017). Estrategias de aprendizaje en la educación superior. Sophia 13(2): 70-81

##submission.downloads##

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Araya Piñones, A. F., Campos-Castillo, C., Salas-Bravo, S., & Bakit, J. . (2024). Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: um estudo exploratório em estudantes chilenos do ensino médio. Encuentros, 22(01- Enero-Junio-), 164-182. https://doi.org/10.15665/encuen.v22i01- Enero-Junio-.2704