Corpos-plástico: modos de habitação do espaço público

Autores

  • Edilberto Hernández-González Universidad de San Buenaventura
  • Margarita María Zapata-López Universidad de San Buenaventura, Medellín.
  • José Dilmer Muñoz-Córdoba Institución Educativa Madre María Mazzarello.

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2593

Palavras-chave:

investigación-creación, cuerpos, espacios envolventes, cuerpos-plástico, performance

Resumo

Neste artigo abordamos a composição e o desdobramento da performance denominada Cuerpos-plástico, que emerge de um processo de pesquisa-criação, no qual percorremos e intervimos em vários espaços da cidade de Medellín, Colômbia. Nesta pesquisa, partimos de orientações que fazem da experiência do corpo no espaço uma lente metodológica para compreender o que acontece ali; neste sentido, a performance Cuerpos-plástico é uma composição artística e também uma materialização epistemológica para intervir e colocar em circulação o conhecimento que estava sendo produzido na investigação; deste modo, o processo nos levou a concluir que, ao perfurar alguns envoltórios da cidade, vislumbram-se aspectos críticos do modelo social que instauramos; da mesma forma, observamos que o centro de Medellín tende a ser habitado através de bolhas, que se tocam, se rompem e se recompõem, buscando manter aquele invólucro que se acredita isolar da presença dos outros.

Referências

Aschieri, P. (2013). Hacia una etnografía encarnada: La corporalidad del etnógrafo/a como dato en la investigación. https://bit.ly/3pS2Ad8

Benjamin, W. (2003). La obra de arte en la época de la reproductividad técnica. México, D.F: Editorial Ítaca.

Bernal, H. (2012) La explicación a la pintura del impresionismo. Revista Nómadas. Madrid, España.

Bourriaud, N. (2008). Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora.

Carrillo, P. (2015) La investigación basada en la práctica de las artes y los medios audiovisuales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 20 núm. 64, PP. 219-240. https://bit.ly/3glJGrX

Citro, S. (2018). Taller de performance-investigación. Indagaciones colectivas de y desde los cuerpos. En: La Investigación social y su práctica. Aportes latinoamericanos a los debates metodológicos de las Ciencias Sociales (pp. 271-306). Buenos Aires: Editorial Teseo.

Citro, S. V., & Rodríguez, M. (2020). Materialidades afectantes, memorias reflexivas y ensayos performáticos. Movilización de saberes encarnados en la universidad. Ciencias Sociales Y Educación, 9(17), 23-56. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a2

DANE, (2020) Censo Habitantes de la calle 2019. Resultados Medellín y Área Metropolitana.

https://bit.ly/35hpxwM

De Miguel, A. (2013). La investigación artística a través de la investigación basada en las artes: narrando una historia, compartiendo experiencias. Revista Sonda. Investigación y Docencia en las Artes y Letras. Nº. 2, 2013, pp. 61-84 https://bit.ly/2Szo2Hk

Deleuze, G. y Guattari, F. (2012). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos.

Galindo, R. (2017). Desecho. Recuperado de http://www.reginajosegalindo.com/desecho/

Gaztelu-Urrutia (productor) Juárez y Perea (directores). (2019). El Hoyo [cinta cinematográfica]. España: Basque Films y Mr Miyagi Films.

Guattari, F y Rolnik, S. (2006). Micropolítica. Cartografías del deseo. Madrid: Traficantes de Sueños.

Guber, R. (2011). La etnografía: Método, campo y reflexividad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.

Handke, P. (2018). Lento regreso. Madrid: Editorial Alianza

Hernández, E., & Aguirre, Y. (2019). Intensidades del olvido: experimentación-creación de imágenes en entrecruces con el pensamiento de Henri Bergson. Revista de investigaciones artísticas - Tsantsa. Núm. 6 (2018), pp. 153-163.

Ley No. 1641. Por la cual se establecen los lineamientos para la formulación de la política pública social para habitantes de la calle y se dictan otras disposiciones. Bogotá, Colombia, 12 julio de 2013. https://bit.ly/3pMHgpn

Martínez Vesga, Orlando (2006). Investigar, crear, experimentar el mundo Reflexiones sobre la investigación en las artes plásticas. El Artista, (3), 57-68. [Fecha de consulta 5 de julio de 2020]. https://bit.ly/35gilkt

Navarro, O. & Gaviria, M. (2010). Representaciones sociales del habitante de la calle. Universitas Psychologica, 9 (2), 345-355. https://bit.ly/3izy8Tn

Nieto, C. & Koller, S. (2015). Definiciones de habitante de calle y de niño, niña y adolescente en situación de calle: diferencias y yuxtaposiciones. En: Acta de Investigación Psicológica, 2015, 5 (3), 2162 – 2181. https://bit.ly/3wqe5uE

Negri, A. (2013) Biocapitalismo y constitución política del presente. En: Biocapitalismo, procesos de gobierno y movimientos sociales. Quito: FLACSO, Sede Ecuador.

Ospina, T, Hernandez, E, & Farina, C. (2019). Afecciones corporales en una planta de producción de materiales educativos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. V. 28, n. 56 (2019) DOI: https://bit.ly/3djXzmR

Pardo, J. (1991). Sobre los espacios: pintar; escribir; pensar. Ediciones del Serval: Barcelona.

Pérez, P. F. (12 de abril de 2011). Medellín: «Ciudad de la Eterna Primavera» [Mensaje en un blog]. Recuperado de https://blogs.elespectador.com/politica/piedra-angular-reflexiones-reflections/medellin-ciudad-de-la-eterna-primaver

Silva-Cañaveral, S. (2016). La investigación-creación en el contexto de la formación doctoral en diseño y creación en Colombia. Rev.investig.desarro.innov, 7(1), 49-61. doi: https://10.19053/20278306.v7.n1.2016.5601

Sloterdijk, P. (2014). Esferas I. Burbujas. Madrid: Ediciones Siruela.

Zapata, M., & Hernández, E. (2019). De la porosidad y otras expansiones de los cuerpos. Ciencias Sociales y Educación, 8 (16), 43-56. https://doi.org/10.22395/csye.v8n16a3

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Hernández-González, E., Zapata-López, M. M. ., & Muñoz-Córdoba, J. D. . (2021). Corpos-plástico: modos de habitação do espaço público. Encuentros, 19(02). https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2593