Corpos-plástico: modos de habitação do espaço público
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2593Palavras-chave:
investigación-creación, cuerpos, espacios envolventes, cuerpos-plástico, performanceResumo
Neste artigo abordamos a composição e o desdobramento da performance denominada Cuerpos-plástico, que emerge de um processo de pesquisa-criação, no qual percorremos e intervimos em vários espaços da cidade de Medellín, Colômbia. Nesta pesquisa, partimos de orientações que fazem da experiência do corpo no espaço uma lente metodológica para compreender o que acontece ali; neste sentido, a performance Cuerpos-plástico é uma composição artística e também uma materialização epistemológica para intervir e colocar em circulação o conhecimento que estava sendo produzido na investigação; deste modo, o processo nos levou a concluir que, ao perfurar alguns envoltórios da cidade, vislumbram-se aspectos críticos do modelo social que instauramos; da mesma forma, observamos que o centro de Medellín tende a ser habitado através de bolhas, que se tocam, se rompem e se recompõem, buscando manter aquele invólucro que se acredita isolar da presença dos outros.
Referências
Aschieri, P. (2013). Hacia una etnografía encarnada: La corporalidad del etnógrafo/a como dato en la investigación. https://bit.ly/3pS2Ad8
Benjamin, W. (2003). La obra de arte en la época de la reproductividad técnica. México, D.F: Editorial Ítaca.
Bernal, H. (2012) La explicación a la pintura del impresionismo. Revista Nómadas. Madrid, España.
Bourriaud, N. (2008). Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora.
Carrillo, P. (2015) La investigación basada en la práctica de las artes y los medios audiovisuales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 20 núm. 64, PP. 219-240. https://bit.ly/3glJGrX
Citro, S. (2018). Taller de performance-investigación. Indagaciones colectivas de y desde los cuerpos. En: La Investigación social y su práctica. Aportes latinoamericanos a los debates metodológicos de las Ciencias Sociales (pp. 271-306). Buenos Aires: Editorial Teseo.
Citro, S. V., & Rodríguez, M. (2020). Materialidades afectantes, memorias reflexivas y ensayos performáticos. Movilización de saberes encarnados en la universidad. Ciencias Sociales Y Educación, 9(17), 23-56. https://doi.org/10.22395/csye.v9n17a2
DANE, (2020) Censo Habitantes de la calle 2019. Resultados Medellín y Área Metropolitana.
De Miguel, A. (2013). La investigación artística a través de la investigación basada en las artes: narrando una historia, compartiendo experiencias. Revista Sonda. Investigación y Docencia en las Artes y Letras. Nº. 2, 2013, pp. 61-84 https://bit.ly/2Szo2Hk
Deleuze, G. y Guattari, F. (2012). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos.
Galindo, R. (2017). Desecho. Recuperado de http://www.reginajosegalindo.com/desecho/
Gaztelu-Urrutia (productor) Juárez y Perea (directores). (2019). El Hoyo [cinta cinematográfica]. España: Basque Films y Mr Miyagi Films.
Guattari, F y Rolnik, S. (2006). Micropolítica. Cartografías del deseo. Madrid: Traficantes de Sueños.
Guber, R. (2011). La etnografía: Método, campo y reflexividad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.
Handke, P. (2018). Lento regreso. Madrid: Editorial Alianza
Hernández, E., & Aguirre, Y. (2019). Intensidades del olvido: experimentación-creación de imágenes en entrecruces con el pensamiento de Henri Bergson. Revista de investigaciones artísticas - Tsantsa. Núm. 6 (2018), pp. 153-163.
Ley No. 1641. Por la cual se establecen los lineamientos para la formulación de la política pública social para habitantes de la calle y se dictan otras disposiciones. Bogotá, Colombia, 12 julio de 2013. https://bit.ly/3pMHgpn
Martínez Vesga, Orlando (2006). Investigar, crear, experimentar el mundo Reflexiones sobre la investigación en las artes plásticas. El Artista, (3), 57-68. [Fecha de consulta 5 de julio de 2020]. https://bit.ly/35gilkt
Navarro, O. & Gaviria, M. (2010). Representaciones sociales del habitante de la calle. Universitas Psychologica, 9 (2), 345-355. https://bit.ly/3izy8Tn
Nieto, C. & Koller, S. (2015). Definiciones de habitante de calle y de niño, niña y adolescente en situación de calle: diferencias y yuxtaposiciones. En: Acta de Investigación Psicológica, 2015, 5 (3), 2162 – 2181. https://bit.ly/3wqe5uE
Negri, A. (2013) Biocapitalismo y constitución política del presente. En: Biocapitalismo, procesos de gobierno y movimientos sociales. Quito: FLACSO, Sede Ecuador.
Ospina, T, Hernandez, E, & Farina, C. (2019). Afecciones corporales en una planta de producción de materiales educativos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. V. 28, n. 56 (2019) DOI: https://bit.ly/3djXzmR
Pardo, J. (1991). Sobre los espacios: pintar; escribir; pensar. Ediciones del Serval: Barcelona.
Pérez, P. F. (12 de abril de 2011). Medellín: «Ciudad de la Eterna Primavera» [Mensaje en un blog]. Recuperado de https://blogs.elespectador.com/politica/piedra-angular-reflexiones-reflections/medellin-ciudad-de-la-eterna-primaver
Silva-Cañaveral, S. (2016). La investigación-creación en el contexto de la formación doctoral en diseño y creación en Colombia. Rev.investig.desarro.innov, 7(1), 49-61. doi: https://10.19053/20278306.v7.n1.2016.5601
Sloterdijk, P. (2014). Esferas I. Burbujas. Madrid: Ediciones Siruela.
Zapata, M., & Hernández, E. (2019). De la porosidad y otras expansiones de los cuerpos. Ciencias Sociales y Educación, 8 (16), 43-56. https://doi.org/10.22395/csye.v8n16a3
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Edilberto Hernández-González, Margarita María Zapata-López, José Dilmer Muñoz-Córdoba
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).