O novo Sistema de Admissão à Escola (SAE) no Chile: contribuições para a igualdade de oportunidades em um contexto de livre escolha educacional
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.2303Resumo
O Sistema de Admissão à Escola é um mecanismo centralizado para a atribuição de alunos a escolas com contribuições fiscais. O objetivo deste artigo é analisar os fluxos de demanda e o nível de ajuste que as atribuições SAE têm com as preferências dos pais. Metodologia: com abordagem analítica descritiva e utilizando os dados do processo de admissão escolar em 2018, as escolhas escolares são caracterizadas de acordo com perfis de demanda e atributos da oferta educacional. Resultados: O SAE apresenta níveis aceitáveis de eficácia na distribuição dos candidatos, com baixas taxas de rejeição e um alto grau de sintonia com as primeiras preferências. Conclusões: O SAE é um mecanismo eficiente que igualiza oportunidades na atribuição de vagas, uma vez reservadas por selecção arbitrária das escolas; assegura a inscrição dentro de um conjunto razoável de preferências, e por isso não entra em conflito com o princípio da livre escolha dos pais.
Referências
Alarcón, J., Frites, C., & Gajardo, C. (2015). El devenir de la utopía economicista en el sistema escolar Chileno. Educ pesqui, 1-13.
Bellei, C. (2007). Expansión de la educación privada y mejoramiento de la educación en Chile. Evaluación a partir de la evidencia. Revista pensamiento educativo, 40(1).
- (2018a). La más grande reforma institucional en educación desde el retorno a la democracia. En C. Bellei, La Nueva Educación Pública. Contexto, contenidos y perspectivas de la desmunicipalización (págs. 11-18). Santiago de Chile: Universidad de Chile.
- (Ed.). (2018b). La nueva educación pública. Contextos, contenidos y perspectivas de la desmunicipalización. Santiago de Chile: Talleres de gráfica LOM.
Cal, M., Otero, G., & Méndez, M. (2019). Elección escolar y selección de familias: reproducción de la clase media alta en Santiago de Chile. Revista Internacional de Sociología, 77(1), e120.
Canales, M., Bellei, C., & Orellana, V. (2016). ¿Por qué elegir una escuela privada subvencionada? Sectores medios emergentes y elección de escuela en un sistema de mercado. Estudios pedagógicos (Valdivia), 42(3), 89-109.
Carrasco, A., & Honey, N. (2019). Nuevo sistema de admisión escolar y su capacidad de atenuar la desigualdad de acceso a colegios de calidad: al inicio de un largo camino. Estudios en justicia educacional(1).
Carrasco, A., & San Martín, E. (2012). Voucher system and school effectiveness: reassessing school performance difference and parental choice decision-making. Estudios de economía, 39(2), 123-141.
Carrasco, A., Bogolasky, F., Flores, C., Gutiérrez, G., & San Martín, E. (2014). Selección de estudiantes y desigualdad educacional en Chile: ¿Qué tan coactiva es la regulación que la prohíbe? Santiago de Chile: Mineduc.
Chumacero, R., & Paredes, R. (2012). Vouchers, choice, and public policy: An overview. Estudios de economía, 39(2), 115-122.
Consejo Asesor Presidencial para la Calidad de la Educación. (2006). Informe final del consejo asesor presidencial para la calidad de la educación. Santiago de Chile. Obtenido de file:///C:/Users/V310-1/Downloads/informe_final_de_consejo_asesor_presidencial_para_la_calidad_de_la_educacion.pdf
Contreras, D., Sepúlveda, P., & Bustos, S. (2010). When the schools are the ones that choose: The effect of screening in Chile [Serie Documentos de Trabajo Nº 242]. Social Science Quarterly, 91(5), 1349-1368.
Cucchiara, M. (2013). Marketing schools, Marketing cities: who win and who loses when schools become urban amenities. Chicago, IL: University of Chicago Press.
Dirección de Educación Pública. (2018). Relatos sobre la creación del Sistema Nacional de Educación Pública 2018. Santiago de Chile: Dirección de Educación Pública. Ministerio de Educación.
Duk, C., & Murillo, J. (2019). Segregación Escolar y Meritocracia. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 13(1), 11-13.
Elacqua, G. (2012). The impact of school choice and public policy on segregation: evidence from Chile. International journal of educational development, 32(3), 444-453.
Elacqua, G., Schneider, M., & Buckley, J. (2006). School Choice in Chile: Is it Class or the Classroom? Journal of Policy Analysis and Management, 25(3), 577-601.
Forsey, M., Davies, S., & Walford, G. (2008). The globalization of school choice? . Oxford: Symposium Books.
García-Huidobro, J. (2010). Para hacer pública la educación pública. En S. Martinic, & G. Elacqua (Edits.), ¿Fin de ciclo? Cambios en la gobernanza del sistema educativo. Santiago de Chile: UNESCO – PUC.
Gubbins, V. (2013). La Experiencia Subjetiva del proceso de Elección de Establecimiento Educacional en Apoderados de Escuelas Municipales de la Región Metropolitana: a subjective experience. Estudios pedagógicos (Valdivia), 39(2), 165-178.
Hernández, M., & Raczynski, D. (2015). School choice in Chile: From distinction and exclusion to the social segregation of the school system. Estudios pedagógicos (Valdivia), 41(2), 127-141. doi:https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052015000200008
Juvonen, J. (2006). Sense of belonging, social bonds, and school functioning. En P. Alexander, & P. Winne (Edits.), Handbook of Educational Psychology. New York: Routledge.
Lareau, A., & Goyette, K. (Edits.). (2014). Choosing homes, choosing schools. New York: Rusell Sage.
Lomas, C. (2007). ¿La escuela es un infierno? Violencia escolar y construcción cultural de la masculinidad. Revista de Educación(342), 83-101.
López, V., Carrasco, C., Morales, M., Ayala, Á., López, J., & Karmy, M. (2011). Individualizando la Violencia Escolar: Análisis de Prácticas Discursivas en una Escuela Municipal de la Región de Valparaíso. Psykhe, 20(2), 7-23.
Núñez, I. (2015). Educación chilena en la República: promesas de universalismo y realidades de inequidad en su historia. Psicoperspectivas, 14(3), 5-16.
OCDE. (2004). Revisión de políticas nacionales en educación. París: OCDE.
- (2017). Educación en Chile. Evaluaciones de políticas nacionales en Educación. Santiago de Chile: OCDE.
Orfield, G., & Frankenberg, E. (2013). Educational Delusions? Why Choice Can Deepen Inequality and How to Make Schools Fair. Berkeley: University of California Press.
Peña, C. (2007). Por qué no debemos seleccionar. En J. J. Brunner, & C. Peña (Edits.), La reforma al sistema escolar: aportes para el debate (págs. 245-252). Santiago de Chile: Universidad Diego Portales .
Rich, P., & Jennings, J. (2015). Choice, information, and constrained options: School transfers in a stratified educational system. American Sociological Review, 80(5), 1069-1098.
Rojas, M., Falabella, A., & Alarcón, P. (2016). Inclusión social en las escuelas: estudio de prácticas pedagógicas inclusivas y proyecciones para enfrentar un escenario sin copago y selección escolar. Santiago de Chile: Mineduc.
Santos, H., & Elacqua, G. (2016). Segregación socioeconómica escolar enChile: elección de la escuela por los padres y un análisis contrafactual teórico. Revista CEPAL, 119, 133-148.
Sillard, M., Garay, M., & Troncoso, I. (2018). Análisis al nuevo sistema de admisión escolar en chile: la región de magallanes como experiencia piloto. Calidad en la educación, 49, 112-136.
Sisto, V. (2019). Inclusión “a la Chilena”: La inclusión escolar en un contexto de políticas neoliberales avanzadas. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 27(23).
Tijmes, C. (2012). Violencia y clima escolar en establecimientos educacionales en contextos de alta vulnerabilidad social de Santiago de Chile. Psyhke, 21(2), 105-117.
Treviño, E. (2018). Diagnóstico del Sistema Escolar: las reformas educativas 2014-2017. En I. (. Sanchez, Ideas en Educación: reflexiones y propuestas desde la UC. Santiago de Chile: Ediciones UC.
Valenzuela, J., Bellei, C., & Ríos, D. (2014). Socioeconomic school segregation in a market-oriented educational system. The case of Chile. Journal of Education Policy, 29(2), 217-241.
Willms, J. (2010). School Composition and Contextual Effects on Student Outcomes. Teachers College Record, 112(4).
Yañez, A., Vera, J., & Mungarro, J. (2014). El proceso de admisión de las escuelas normales y los antecedentes socioeconómicos como predictores del rendimiento académico. Revista Intercontinental de Psicología y Educación, 16(2), 111-129.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Carlos René Rodríguez-Garcés, Geraldo Padilla-Fuentes, Denisse Espinosa-Valenzuela
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).