Concepções sobre meninos e meninas como sujeitos de participação em programas e políticas públicas na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v20i02-Julio-dic..2265Palavras-chave:
meninos e as meninas, subjetividad política, participação política, identidade.Resumo
Este artigo se deriva da revisão contextual e teórica da tese de doutorado: La Participación como experiência, uma mirada desde subatividades dos Meninos e as Meninas; en la cual participan meninos e as meninas de El Salvador, Peru e Colômbia. A investigação se realiza no marco dos Doutorado em Ciências Sociais, Crianzas e Juventude, do Centro de Estudios Avanzados en Crianzas y Juventude, da Universidad de Manizales y el Cinde, na linha de investigação Familias e Infancias en la Cultura, adscrita al grupo Educação e Pedagogia: saberes, imaginários e intersubjetividades. Ao abordar o projeto, busca portar a construção de outras formas de conceber a participação dos meninos e as meninas em diferentes cenários polifônicos e multiformes, propondo reconocerlos desde sua propia subjetividad política. Pretendemos oferecer um panorama normativo geral na América Latina, apresentando uma revisão crítica das travessias da história, de diversas concepções da participação dos meninos e das meninas. Se exortar a reconhecer dicha participação dos meninos e as meninas como uma alternativa de construção de sua propia identidade como sujetos sociais e políticos. Se fez uma revisão desde um plano normativo, com ênfase especial nas políticas públicas sobre crianzas, adolescência e juventude, que se consolidou nos últimos anos na América Latina. Asimismo, se intenta mostrar como dos meninos e as meninas siguen siendo más concebidos como “objetos de proteção” que, como projetos com capacidade de agência, geradores de alternativas e propostas diversas. Finalmente, se ofrece a manera de colofón, algunas conclusões problemáticas sobre a figura hegemónica tradicional da tutela, que permanente conmina a dos meninos e as meninas a lugares de subalternización. Se aclara que este não é um artigo com resultados metodológicos, finais, sino de reflexões contextuais e teóricos construídos no marco da investigação, para saber se parte de uma construção rigorosa do estado da arte, cual se detallará mais adelante.
Referências
Alvarado, S.V., Ospina, M. C. y Sánchez, M. C. (2015). Construcción social de la subjetividad política de niños y niñas en contexto de conflicto armado: acción colectiva en la escuela como alternativa de paz. En R. Unda, L. Mayer, y D. Llanos. (Comp). Socialización escolar. Procesos, experiencias y trayectos. (pp. 101-122).
Comisión Coordinadora del Sector Justicia. (2009). Ley de protección integral de la niñez y adolescencia (LEPINA). Disponible en: http://escuela.fgr.gob.sv/wp-content/uploads/Leyes/Leyes-2/LEY-DE-PROTECCIONINTEGRAL- DE-LA-NI%C3%91EZ-Y-ADOLESCENCIA.pdf
Congreso de la República de Colombia. (2006). Código de la Infancia y la Adolescencia Ley 1098 de 2006.
Cussiánovich, A. (2002). Protagonismo, participación y ciudadanía como componente de la educación y ejercicio de los derechos de la infancia. En: Historia del pensamiento social sobre la infancia. Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Fondo Editorial de la Facultad de Ciencias Sociales, pp86-102.
Cussiánovich, A. (2005). Participación ciudadana de la infancia desde el paradigma del protagonismo. En: II Congreso Mundial de Infancia y Adolescencia “Ciudadanía desde la Niñez y Adolescencia y Exigibilidad de sus Derechos”. Lima.
Cussianovich, A. (2018). Juventudes y niñeces de nuestra abya-yala: lugar de enunciación de un humanismo otro. Europa Pappers, 4, 1-30.
De la Concepción, A. (2015). Concepciones sobre participación de niñas, niños y adolescentes: Su importancia en la construcción de la convivencia escolar. Cultura Educación y Sociedad, 6(2). 9-28. Recuperado en http:// revistascientificas.cuc.edu.co/index.php/culturaeducacionysociedad/article/view/840/pdf_105
Gaceta Oficial del Estado Plurinacional de Bolivia. (2014). Ley 584, Código Niña Niño y Adolescente. Disponible en: https://www.unicef.org/bolivia/legislation_28729.html
Horrach Millares, J. A. (2009). Sobre el concepto de ciudadanía historias y modelos. Revista de Filosofía Factonum, 6,1-22.
Huerta, J. E. (2009). Formación ciudadana y actitudes hacia la participación política en escuelas primarias del noreste de México. Revista mexicana de investigación educativa, 14(40), 121-145. Disponible en: http://www.scielo.org. mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662009000100007&lng=es&tlng=es
IAWGCP. (2008), Children as Active Citizens: A policy and programme guide. Bangkok: Thailandia. Disponible en http://www.crin.org/docs/JT_active_citizens.pdf
James, A. y Prount, A. (2010). Constructing and Reconstructing Childhood. Contemporary Issues in the Sociological Study of Childhood, Routledge: Oxon.
Liebel, M. (2006). Entre Protección y Emancipación Derechos de la Infancia y Políticas Sociales. Madrid: UCM. Disponible en http://www.papelesdesociedad.info/IMG/pdf/Serie_teorica_1_UCM.pdf
Llanos Román, G., & Valladares Gutiérrez, P. (2007). Junta de Vecinos Infantil: Una experiencia de Participación.
(Tesis de pregrado). Universidad de Chile, Chile. Disponible en: http://repositorio.uchile.cl/tesis/uchile/2007/ llanos_g/sources/llanos_g.pdf
Llobet, Valeria. Pensar la infancia desde A. Latina. Un estado de la cuestión. Buenos Aires, CLACSO, 2013.
Ministerio de Desarrollo Social. (2017). Sistema integral de garantías de derechos de la niñez y adolescencia. Disponible en: https://www.camara.cl/pdf.aspx?prmID=109010&prmTIPO=DOCUMENTOCOMISION
Mendívil Trelles de Peña, L., Díaz Olaya, D., Huarcaya Linares, Y., & Plaza Pasini, M. (2014). Atentamente, Los niños y niñas de Miraflores y San Miguel. Revista de educación PUCP 23(45), 67-88. Disponible en http://repositorio. minedu.gob.pe/bitstream/handle/123456789/3451/Atentamente%2c%20Los%20ni%C3%B1os%20y%20ni%C3%B1as%20de%20Miraflores%20y%20San%20Miguel.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Pascual, J. J. y Caromines, A. (2000). Diccionario crítico etimológico castellano e hispánico. Madrid: Gredos.
Plan Internacional RD. (1987). Plan International República Dominicana. Recuperado de https://plan-international. org/es/republica-dominicana
Presidencia de La República de Nicaragua. (2006). programa de cooperación para contribuir a la restitución de derechos de niños, niñas y adolescentes. Disponible en: http://legislacion.asamblea.gob.ni/Normaweb.nsf/%28$All%29/ B2B02DC626218EB60625755F007A7136?OpenDocument
República Bolivariana de Venezuela (2000). Ley orgánica para la protección del niño y el adolescente (LOPNNA) Disponible en: https://www.unicef.org/venezuela/spanish/LOPNA(1).pdf
SITAN. (2006). Situación y análisis de la infancia y la adolescencia en Colombia. Disponible en https://www.unicef.org. co/sitan/3-derecho-a-la-ciudadania/ley-115-de-1994
Sociedad De Naciones. (1924). Declaración de Ginebra. Disponible en https://www.humanium.org/es/ginebra-1924/
Suriel, A. (2006). Derecho a la participación de los niños, niñas y adolescentes: guía práctica para su aplicación. Santo Domingo: UNICEF. Santo Domingo.
Vargas, J. E. (2002). Políticas públicas para la reducción de la vulnerabilidad frente a los desastres naturales y socionaturales. Santiago: CEPAL.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Claudia María Rodriguez Castrillón
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).