Inovação pedagógica: além da incorporação de tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Gerardo Machuca Corporación Unificada Nacional de Educación Superior CUN

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2207

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica; Inovação Educacional, Pesquisa em Educação, Ruptura Paradigmática.

Resumo

Os resultados de um exercício de análise documental do conceito de inovação pedagógica são apresentados por meio do rastreamento de documentos
em bases de dados no período 2000-2018, onde foram desenvolvidas ações de codificação a partir da proposta da teoria fundamentada em bases que
permitiu gerar um mapeamento das características do conceito de inovação pedagógica na produção acadêmica. Existe uma compreensão ampla do conceito,
bem como dos elementos relacionais, que são consolidados como pontos de ação necessários para a consolidação de processos que apontam para a
transformação da cultura institucional, principalmente na dimensão do conhecimento e das práticas pedagógicas. Este artigo tem como objetivo
delinear esses componentes da dimensão conceitual, epistemológica e metodológica, bem como dar algumas recomendações para a implementação de
processos de inovação pedagógica.

Referências

Referencias

Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento. Una perspectiva cognitiva. Buenos Aires: Paidós.

Blanco, R. y Messina, G. (2000). Estado del arte sobre las innovaciones educativas en américa latina. Santiago, Chile.

Collado, L., Medina, L., Herrera, A. y Moreno, M. (2013). Innovación curricular en turismo: un campo de estudio y referentes para la formación universitaria. Actualidades Investigativas en Educación, 13(1), 1-39. Recuperado de https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v13n1/a04v13n1.pdf

Da Silva, R. y Henn, E. (2013). Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio Educação, vol. 36, núm. 2, mayo-agosto, 2013, pp. 250-261 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84827901013

De Zubiría, J. (2017). El papel de la investigación en la consolidación de las innovaciones. Educación y ciudad, 32, 15-22. https://zpr oxy.cun.edu

Elliott, J. (1990). La Investigación-Acción en Educación. Morata. Madrid.

Frago, A. (2002). Sistemas Educativos, Culturas Escolares, y Reformas: Continuidades y Cambios. Madrid: Morata.

García, L. y Arenas, A. (2006). ¿Qué entendemos por innovación educativa? A propósito del desarrollo curricular. Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, 47, 13-31. https://bit.ly/1BsEvIG

Gómez, J., Cobos, D. y Sarazola, J. (2016). Entre la Web Social y la disrupción: apuntes para una innovación pedagógica en la universidad. En: La Educación Superior en el Siglo XXI: nuevas características profesionales y científicas / coord. Por J. Gómez, David Cobos Sanchiz, E. López-Meneses, 2016, ISBN 978-1-943697-11-3, págs. 12-34 Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6140215

Leal-Soto, F., Albornoz, M., Rojas, M. (2016). Liderazgo directivo y condiciones para la innovación en escuelas chilenas: el que nada hace, nada teme Estudios Pedagógicos, vol. XLII, núm. 2, 2016, pp. 193-205 Universidad Austral de Chile Valdivia, Chile. https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v42n2/art11.pdf

Machuca, G. y Rojas, N. (2018). La Innovación Pedagógica en la construcción de paz en Colombia: del concepto a las evidencias. Dirección Nacional de Investigaciones. Investigación Convocatoria 2018. Corporación Unificada Nacional de Educación Superior CUN. Bogotá-Colombia

Marqués, D. y Rodrígues, C. (2016). Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 21, núm. 2, julio, 2016, pp. 619-636 Universidade de Sorocaba. Sorocaba, Brasil. https://www.scielo.br/pdf/aval/v21n2/1982-5765-aval-21-02-00619.pdf

Martínez, M. (2015). La Innovación Social en la Educación Superior de México. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, vol. 6, núm. 11, julio-diciembre, 2015 Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente A.C. Guadalajara, México. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/4981/498150319038.pdf

Medina, F., Hernández, E. y Monsalve, L. (2015). Medios de comunicación utilizados en los centros educativos para difundir los procesos de innovación docente. Art 5 Revista Lasallista De Investigación - Vol. 12 No. 2 – 2015, pp. 45-53. http://www.scielo.org.co/pdf/rlsi/v12n2/v12n2a05.pdf

Meyer, J. y Rowan, B. (2010). Organizaciones institucionalizadas: la estructura formal como mito y ceremonia. En: Meyer, J. y Ramírez, F. (2010) La educación en la sociedad mundial: teoría institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporáneos. Barcelona: Octaedro, Ed., 2010. Pp. 55-84.

Meyer, J. y Ramírez, F. (2010). La Educación en la Sociedad Mundial: Teoría Institucional y Agenda de Investigación de los Sistemas Educativos Contemporáneos. Barcelona: Ed. Octaedro.

Miranda-Calderón, L.; Angulo-Hernández, L. y Román-López, G. (2018). El programa Perfiles, dinámicas y desafíos de la educación costarricense: Una propuesta para la innovación pedagógica y la producción de materiales y recursos didácticos tecnológicos en la Universidad Nacional, Costa Rica. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal) EISSN: 1409-4258 Vol. 22(1) enero-abril, 2018: 1-24. http://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v22n1/1409-4258-ree-22-01-201.pdf

Montero, M. y Gewerc, A. (2010). De la innovación deseada a la innovación posible. Escuelas alteradas por las Tic. Grupo de investigación Stellae. Universidad de Santiago de Compostela. VOL. 14, Nº 1 (2010) ISSN 1138-414X (edición papel) ISSN 1989-639X (edición electrónica). https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42210

Ortega, P., Ramírez, M., Torres, J., López, A., Servín, C., Suarez, L. y Ruiz, B. (2007). Modelo de innovación educativa. Un marco para la Formación y el desarrollo de una cultura de la Innovación. RIED v. 10: 1, 2 pp 145-173 1. Recuperado de http://www.biblioteca.org.ar/libros/142346.pdf.

Parada, J., Ganga, F. y Rivera, Y. (2017). Estado del arte de la innovación social una mirada a la perspectiva de Europa y Latinoamérica. Localización: Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, ISSN 1012-1587, Nº. 82, 2017, págs. 563-587 Idioma: español. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6233641

Peixoto, J. (2008). A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. EccoS. Revista Científica, 10(1), 39-54. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/715/71510103.pdf

Peré, N. (2016). Apuntes para analizar la relación entre innovación, tic y formación pedagógico-didáctica. Recepción: 1 de junio de 2016 Aprobación: 25 de noviembre de 2016 DOI: http://dx.doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5721. Praxis & Saber - Vol. 8. Núm. 16 - Enero - Junio 2017 - Pág. 15 - 33. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/prasa/v8n16/2216-0159-prasa-8-16-00015.pdf

Rodríguez, A. (2006). Conocimiento de la educación como marco de interpretación de la Teoría de la Educación como disciplina. Tendencias pedagógicas, 11, Madrid, p. 31-53.

Ruay, R., González, P. y Plaza, E. (2016). ¿Cómo abordar la renovación curricular en la educación superior? Revista de Educación, vol. 11, núm. 2, julio-diciembre, 2016, pp. 157-170 Universidad Politécnica Salesiana Cuenca, Ecuador. https://www.redalyc.org/pdf/4677/467749196002.pdf

Sancerni, M. y Colladob, A. (2013). A propósito de la innovación educativa. En: Edetania. Estudios y propuestas socioeducativas. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4596275

Santos, B. (2008). El discurso de las ciencias. 5. ed. - São Paulo: Cortez.

Silva Guerra, H. (2017). La innovación y educación variables claves para la competitividad de las empresas. Localización: CLIO América, ISSN-e 2389-7848, ISSN 1909-941X, Vol. 11, Nº. 21 (Enero - Junio), 2017 Idioma: español. https://revistas.unimagdalena.edu.co/index.php/clioamerica/article/view/2079/1520

Simões, D. y Tauchen, G. (2012). Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 555-568, set./dez. 2012. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5052/3980

Soneira, A. (2006). La teoría fundamentada en los datos (Grounded Theory) de Glaser y Strauss. Estrategias de investigación cualitativa. En: Vasilachis, I. Comp. (2006) Estrategias de Investigación Cualitativa. Primera edición, Barcelona. pp. 153-173.

Unesco (2016a). Serie “Herramientas de apoyo para el trabajo docente” Texto 1: Innovación Educativa. Unesco. Perú. http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002470/247005s.pdf

Unesco (2016b). Serie “Herramientas de apoyo para el trabajo docente” Texto 3: Metodología de Sistematización de Experiencias Educativas Innovadoras. Perú. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002470/247007s.pdf. Fecha: 12/03/2018

Zazo, A., Ardines, S. y Castro, E. (2015). Redes de colaboración de las unidades de investigación de la Universidad de Panamá. Investigación, desarrollo e innovación. Localización: Redes: Revista hispana para el análisis de redes sociales, ISSN-e 1579-0185, Vol. 26, Nº. 2, 2015 (Ejemplar dedicado a: Participación, confianza y dinámicas de colaboración), pp. 84-117 Idioma: español. http://revistes.uab.cat/redes/article/view/v26-n2-zazo-ardines-castro/539-pdf-es

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Machuca, G. (2021). Inovação pedagógica: além da incorporação de tecnologias da informação e comunicação. Encuentros, 19(02). https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2207