Inovação pedagógica: além da incorporação de tecnologias da informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v19i02.2207Palavras-chave:
Inovação Pedagógica; Inovação Educacional, Pesquisa em Educação, Ruptura Paradigmática.Resumo
Os resultados de um exercício de análise documental do conceito de inovação pedagógica são apresentados por meio do rastreamento de documentosem bases de dados no período 2000-2018, onde foram desenvolvidas ações de codificação a partir da proposta da teoria fundamentada em bases que
permitiu gerar um mapeamento das características do conceito de inovação pedagógica na produção acadêmica. Existe uma compreensão ampla do conceito,
bem como dos elementos relacionais, que são consolidados como pontos de ação necessários para a consolidação de processos que apontam para a
transformação da cultura institucional, principalmente na dimensão do conhecimento e das práticas pedagógicas. Este artigo tem como objetivo
delinear esses componentes da dimensão conceitual, epistemológica e metodológica, bem como dar algumas recomendações para a implementação de
processos de inovação pedagógica.
Referências
Referencias
Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento. Una perspectiva cognitiva. Buenos Aires: Paidós.
Blanco, R. y Messina, G. (2000). Estado del arte sobre las innovaciones educativas en américa latina. Santiago, Chile.
Collado, L., Medina, L., Herrera, A. y Moreno, M. (2013). Innovación curricular en turismo: un campo de estudio y referentes para la formación universitaria. Actualidades Investigativas en Educación, 13(1), 1-39. Recuperado de https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v13n1/a04v13n1.pdf
Da Silva, R. y Henn, E. (2013). Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio Educação, vol. 36, núm. 2, mayo-agosto, 2013, pp. 250-261 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84827901013
De Zubiría, J. (2017). El papel de la investigación en la consolidación de las innovaciones. Educación y ciudad, 32, 15-22. https://zpr oxy.cun.edu
Elliott, J. (1990). La Investigación-Acción en Educación. Morata. Madrid.
Frago, A. (2002). Sistemas Educativos, Culturas Escolares, y Reformas: Continuidades y Cambios. Madrid: Morata.
García, L. y Arenas, A. (2006). ¿Qué entendemos por innovación educativa? A propósito del desarrollo curricular. Perspectiva Educacional, Formación de Profesores, 47, 13-31. https://bit.ly/1BsEvIG
Gómez, J., Cobos, D. y Sarazola, J. (2016). Entre la Web Social y la disrupción: apuntes para una innovación pedagógica en la universidad. En: La Educación Superior en el Siglo XXI: nuevas características profesionales y científicas / coord. Por J. Gómez, David Cobos Sanchiz, E. López-Meneses, 2016, ISBN 978-1-943697-11-3, págs. 12-34 Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6140215
Leal-Soto, F., Albornoz, M., Rojas, M. (2016). Liderazgo directivo y condiciones para la innovación en escuelas chilenas: el que nada hace, nada teme Estudios Pedagógicos, vol. XLII, núm. 2, 2016, pp. 193-205 Universidad Austral de Chile Valdivia, Chile. https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v42n2/art11.pdf
Machuca, G. y Rojas, N. (2018). La Innovación Pedagógica en la construcción de paz en Colombia: del concepto a las evidencias. Dirección Nacional de Investigaciones. Investigación Convocatoria 2018. Corporación Unificada Nacional de Educación Superior CUN. Bogotá-Colombia
Marqués, D. y Rodrígues, C. (2016). Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol. 21, núm. 2, julio, 2016, pp. 619-636 Universidade de Sorocaba. Sorocaba, Brasil. https://www.scielo.br/pdf/aval/v21n2/1982-5765-aval-21-02-00619.pdf
Martínez, M. (2015). La Innovación Social en la Educación Superior de México. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, vol. 6, núm. 11, julio-diciembre, 2015 Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente A.C. Guadalajara, México. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/4981/498150319038.pdf
Medina, F., Hernández, E. y Monsalve, L. (2015). Medios de comunicación utilizados en los centros educativos para difundir los procesos de innovación docente. Art 5 Revista Lasallista De Investigación - Vol. 12 No. 2 – 2015, pp. 45-53. http://www.scielo.org.co/pdf/rlsi/v12n2/v12n2a05.pdf
Meyer, J. y Rowan, B. (2010). Organizaciones institucionalizadas: la estructura formal como mito y ceremonia. En: Meyer, J. y Ramírez, F. (2010) La educación en la sociedad mundial: teoría institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporáneos. Barcelona: Octaedro, Ed., 2010. Pp. 55-84.
Meyer, J. y Ramírez, F. (2010). La Educación en la Sociedad Mundial: Teoría Institucional y Agenda de Investigación de los Sistemas Educativos Contemporáneos. Barcelona: Ed. Octaedro.
Miranda-Calderón, L.; Angulo-Hernández, L. y Román-López, G. (2018). El programa Perfiles, dinámicas y desafíos de la educación costarricense: Una propuesta para la innovación pedagógica y la producción de materiales y recursos didácticos tecnológicos en la Universidad Nacional, Costa Rica. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal) EISSN: 1409-4258 Vol. 22(1) enero-abril, 2018: 1-24. http://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v22n1/1409-4258-ree-22-01-201.pdf
Montero, M. y Gewerc, A. (2010). De la innovación deseada a la innovación posible. Escuelas alteradas por las Tic. Grupo de investigación Stellae. Universidad de Santiago de Compostela. VOL. 14, Nº 1 (2010) ISSN 1138-414X (edición papel) ISSN 1989-639X (edición electrónica). https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/42210
Ortega, P., Ramírez, M., Torres, J., López, A., Servín, C., Suarez, L. y Ruiz, B. (2007). Modelo de innovación educativa. Un marco para la Formación y el desarrollo de una cultura de la Innovación. RIED v. 10: 1, 2 pp 145-173 1. Recuperado de http://www.biblioteca.org.ar/libros/142346.pdf.
Parada, J., Ganga, F. y Rivera, Y. (2017). Estado del arte de la innovación social una mirada a la perspectiva de Europa y Latinoamérica. Localización: Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, ISSN 1012-1587, Nº. 82, 2017, págs. 563-587 Idioma: español. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6233641
Peixoto, J. (2008). A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. EccoS. Revista Científica, 10(1), 39-54. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/715/71510103.pdf
Peré, N. (2016). Apuntes para analizar la relación entre innovación, tic y formación pedagógico-didáctica. Recepción: 1 de junio de 2016 Aprobación: 25 de noviembre de 2016 DOI: http://dx.doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5721. Praxis & Saber - Vol. 8. Núm. 16 - Enero - Junio 2017 - Pág. 15 - 33. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/prasa/v8n16/2216-0159-prasa-8-16-00015.pdf
Rodríguez, A. (2006). Conocimiento de la educación como marco de interpretación de la Teoría de la Educación como disciplina. Tendencias pedagógicas, 11, Madrid, p. 31-53.
Ruay, R., González, P. y Plaza, E. (2016). ¿Cómo abordar la renovación curricular en la educación superior? Revista de Educación, vol. 11, núm. 2, julio-diciembre, 2016, pp. 157-170 Universidad Politécnica Salesiana Cuenca, Ecuador. https://www.redalyc.org/pdf/4677/467749196002.pdf
Sancerni, M. y Colladob, A. (2013). A propósito de la innovación educativa. En: Edetania. Estudios y propuestas socioeducativas. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4596275
Santos, B. (2008). El discurso de las ciencias. 5. ed. - São Paulo: Cortez.
Silva Guerra, H. (2017). La innovación y educación variables claves para la competitividad de las empresas. Localización: CLIO América, ISSN-e 2389-7848, ISSN 1909-941X, Vol. 11, Nº. 21 (Enero - Junio), 2017 Idioma: español. https://revistas.unimagdalena.edu.co/index.php/clioamerica/article/view/2079/1520
Simões, D. y Tauchen, G. (2012). Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 555-568, set./dez. 2012. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5052/3980
Soneira, A. (2006). La teoría fundamentada en los datos (Grounded Theory) de Glaser y Strauss. Estrategias de investigación cualitativa. En: Vasilachis, I. Comp. (2006) Estrategias de Investigación Cualitativa. Primera edición, Barcelona. pp. 153-173.
Unesco (2016a). Serie “Herramientas de apoyo para el trabajo docente” Texto 1: Innovación Educativa. Unesco. Perú. http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002470/247005s.pdf
Unesco (2016b). Serie “Herramientas de apoyo para el trabajo docente” Texto 3: Metodología de Sistematización de Experiencias Educativas Innovadoras. Perú. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002470/247007s.pdf. Fecha: 12/03/2018
Zazo, A., Ardines, S. y Castro, E. (2015). Redes de colaboración de las unidades de investigación de la Universidad de Panamá. Investigación, desarrollo e innovación. Localización: Redes: Revista hispana para el análisis de redes sociales, ISSN-e 1579-0185, Vol. 26, Nº. 2, 2015 (Ejemplar dedicado a: Participación, confianza y dinámicas de colaboración), pp. 84-117 Idioma: español. http://revistes.uab.cat/redes/article/view/v26-n2-zazo-ardines-castro/539-pdf-es
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Gerardo Machuca
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).