Infancia, paz y conflicto
Procesos de reconciliación desde la mirada de los niños y las niñas
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuent.v18i01.2117Resumo
A pesquisa examinou a compreensão visual da paz das crianças no sudeste e sudoeste de Barranquilla. Desenvolvemos a investigação com um grupo de 69 crianças de Barranquilla, algumas cujas famílias vivenciaram o conflito armado e outras que não o vivenciaram diretamente. Ambos os grupos entendem a paz como interações sociais pacíficas, construídas a partir de suas famílias e escolas, enquanto se distinguem na maneira como cada grupo entende o conflito. O primeiro representa o conflito baseado na violência armada vivida por suas famílias nas áreas rurais, enquanto o segundo se refere à violência urbana em seus bairros.
Palavras-chave: Infância, paz, conflito, métodos visuais.
Referencias Bibliográficas
Aguirre, Juan Carlos, & Jaramillo, Luis Guillermo. (2015). El papel de la descripción en la investigación cualitativa. Cinta de moebio, (53), 175-189, DOI: https://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2015000200006
Bagnoli, A. (2009). Beyond the standard interview: The use of graphic elicitation and artsbased methods. Qualitative Research, 9(5), 547-570.
Banks, Marcus. Visual Methods of Social Research. London: SAGE, 2001.
Beck, R. (2009). The Cultivation of Students’ Metaphoric Imagination of Peace in a Creative Photography Program.
Bourdieu, P. y Passeron, J. (1977). La reproducción: Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Les Editions Minuit, París.
Castañeda, E. (2016). Los niños de la paz: el arte y la memoria histórica. Recuperado de: https://maguared.gov.co/ninos-paz-arte-memoria-historica/
Chávez, Y. (2017). ¿Paz positiva? o ¿paz negativa? Reflexiones de líderes y lideresas víctimas del conflicto armado en Soacha, Colombia. Prospectiva. Revista de Trabajo social e Intervención social, (24), 72-74. DOI: 10.25100/ prts.v%vi%i.5839
Cengelci Kose, T. & Gurdogan Bayir, O. (2016). Perception of peace in students’ drawings. Eurasian Journal of Educational Research, 65, p. 181-198. Recuperado de: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1121889.pdf
Comins, I. (2002). Reseña de “La paz imperfecta” de Francisco A. Muñoz (ed.). Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 9(29) 321-336. Recuperado de: http://www.redalyc.org/pdf/105/10502916.pdf
Duque, H. (2017). ¿Paz negativa? ¿Paz positiva? ¿Paz diferencial? América Latina en Movimiento. Recuperado de: https://www.alainet.org/es/ articulo/183314
Espinosa, J. (2016). Las Niñas de la Guerra. Señal Colombia. Recuperado de https://www.senalcolombia.tv/general/quienes-son-las-ninas-de-la-guerra
Galtung, J. (1964). An Editorial. Journal of Peace Research, 1(1), 1-4.
García Gil, M. E. y Spira, G. (2008, enero-junio). Cambiando el rollo: 2000 fotos para imaginar la transformación social. El uso de la imagen en proyectos de investigación social. Miradas, 3(1). Bogotá: Universidad Santo Tomás, Facultad de Comunicación Social para la Paz.
Grewal, B. (2003). Johan Galtung: Positive and negative peace. Disponible en: http://www.activeforpeace.org/no/fred/Positive_Negative_Peace.pdf
Guitart, A., Prats, M., Baylina, M. (2012) Métodos visuales y geografías de la infancia: Dibujando el entorno cotidiano. Revista Electrónica De Geografía Y Ciencias Sociales, 741-98, Vol. XVI, núm. 400.
Harto de Vera, F. (2016) La construcción del concepto de paz: paz negativa, paz positiva, y paz imperfecta. (119-146). Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/ servlet/articulo?codigo=5832796
J.A. (2018). La paz entre lo urbano y lo rural: imaginarios de paz de niños y niñas sobre el posconflicto en Colombia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 16(2), 943-960.
DOI: https://doi. org/10.11600/1692715x.16220
Lederach, J (2000). El Abecé de la Paz y los Conflictos. Recuperado de https://
campusvirtual.univalle.edu.co/moodle/pluginfile.php/1042818/mod_resource/
content/4/Lederach%20%282000%29.pdf
Lederach, J (2007) Construyendo la paz: Reconciliación sostenible en sociedades divididas. Recuperado de https://www.academia.edu/10033463/Lederach_-_Construyendo_la_paz_Reconciliaci%C3%B3n_sostenible_en_sociedades_divididas
Lewicki, R.J.; Litterer, J.A.; Minton, J.W. Y Saunders, D.M (1994). Negotiation, Burr Ridge, Illinois, Irwin Press.
Lennon, Del Villar, O. (2006). Interaccionismo simbólico y educación. Revista Electrónica Diálogos Educativos. 6, 12, pp. 29-46. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2473885.pdf
Loaiza de la Pava, Julián. (2016). Niños, Niñas y Jóvenes Constructores-as de Paz. Una experiencia de paz imperfecta desde la potenciación de subjetividades políticas. Recuperado de https://bit.ly/3ezGhSs
López (2011, 29 de agosto). Teorías para la Paz y Perspectivas Ambientales del Desarrollo como Diálogos de Imperfectos. Luna Azul. Recuperado de: http://www.scielo.org.co/pdf/luaz/n33/n33a08.pdf
Munari, B. (1985). Diseño y Comunicación Visual. Contribución a una metodología didáctica. Editorial Gustavo Gili, S.A. Barcelona.
Muñoz, F. (ed.) (2001). La paz imperfecta, Granada, Editorial Universidad de Granada.
Ospina-Alvarado, M. C., Carmona-Parra, J.A & Alvarado-Salgado, S. V. (2014). Children in context of armed conflict: Peace generating narratives. Revista Infancias Imágenes, 13(11), 52-60.
Reardon, B.A. and D.T. Snauwaert, Eds. 2015. Betty A. Reardon: A Pioneer in Education for Peace and Human Rights. Springer Briefs on Pioneers in Science, and Practice No. 26. DOI:10.1007/978-3-319-08967-6_11.
Richmond, O. (2008). Peace in International Relations. Routledege, 8-11.
Rodríguez, J. (2011). Educación y Cultura de la Paz. Recuperado de: http:// formacion-integral.com.ar/website/?p=82
Romañas, J., Vidal, E., y Rodriguez, L. (2014). Una mirada al suroccidente de Barranquilla: problemática urbana y socio-económica. Modulo Arquitectura CUC, (13), 115-127. Recuperado de: file:///C:/Users/Andrea%20Camargo/ Downloads/93-Texto%20del%20art%C3%ADculo-322-1-10-20141008.pdf.
Rose, G. (2007). Visual methodologies. An introduction to the interpretation of visual materials. Thousand Oaks, CA: Sage.
Rovetta Cortés, A. I. (2016). Elucidación gráfica en investigación cualitativa con menores de edad. Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales, 3. pp. 316 -325. Recuperado de https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/955
Rovetta, A. (2016). “Si me dieran un billete de avión…”: recurriendo a la elucidación gráfica en entrevistas con menores de edad. Empiria. Revista de la metodología de las Ciencias Sociales. (36), 67-68, DOI: empiria.36.2017.17859
Sara Alnufaishan (2019): Peace education reconstructed: developing a Kuwaiti approach to peace education (KAPE), Journal of Peace Education, DOI: 10.1080/17400201.2019.1627516
Soler, S. (2016). La Fotografía como herramienta de intervención social (Trabajo final de Master). Universidad de Barcelona, Barcelona.
Torres, J. (2001). “Las alternativas imperfectas de la economía. La naturaleza del problema económico”. Muñoz, F.. (ed.) Citado en La paz imperfecta. Granada, Editorial Universidad de Granada.
Wang, C., y Burris, A. (1997). Photovoice: Concept, Methodology, and Use for Participatory Needs Assessment. Health Education & Behavior, Volume: 24 issue: 3, page(s): 369-387, DOI: https://doi.org/10.1177/109019819702400309
Walker, K., Myers-Bowman, K., y Myers-Wall, J. (2003). Understanding war, visualizing peace: Children draw what they know. Art Therapy: Journal of the American Art Therapy Association, 20(4), 191-200. Recuperado de: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07421656.2003.10129605
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).