O capital cultural incorporado e sua relação com o desempenho acadêmico dos estudantes do programa de sociologia da universidade do Atlântico
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.1600Palavras-chave:
Capital Cultural, Capital Cultural Incorporado, Rendimiento Académico, Contexto Socio-cultural, Estrato Socioeconómico.Resumo
O estudo incorporou capital cultural e sua relação com o desempenho acadêmico dos alunos no programa de sociologia da Universidade do Atlântico, por sua natureza corresponde a um estudo de caso situacional e uma abordagem descritiva - interpretação da realidade intrínseca que, Embora não pareça ser relevante, torna-se um elemento importante que nos aproximou da compreensão do processo de formação dos alunos. Com base no exposto, buscou-se conhecer as condições dos universitários, seu contexto, modo de vida e Capital Cultural, bem como identificar e analisar que relação o seu cenário real exerce no desempenho acadêmico. Metodologicamente, em pesquisa, tornou-se o uso consciente de técnicas e instrumentos como a observação alvo, entrevistas abertas, a pesquisa conjunta, análise de conteúdo, ea análise e interpretação de triangulação de dados foi introduzido como um instrumento facilitador de processamento de informações. Em termos conceituais, o estudo é baseado na teoria do capital cultural, Bourdieu, e as contribuições de Karl Marx, Vygotsky.
Referências
Bourdieu, y J. C. Passeron, (1996). La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Barcelona: Laia.
Bourdieu, J. C. (2003). Los herederos: Los estudiantes y la cultura. Buenos Aires: Siglo XXI.
Bourdieu, J. P. (30 de noviembre de 1979.). Los tres estados del capital cultural. Sociológica, UAM- Azcapotzalco, México núm 5, pp. 11-17.
Bourdieu, J. P. (1979). Los tres estados del capital cultural. México: UAM- Azcapotzalco.
Bourdieu, J. P. (2000). Poder, derechos y clases sociales . Bilbao: Desclee.
Bourdieu, J. P. (2005). Capital Cultural, Escuela y Espacio Social. Buenos Aires: Siglo XXI.
Carraco, S. (2008). Influencia del Capital Cultural, Capital Económico y Capital Social basado en la familia, sobre el rendimiento académico de los estudiantes. Un análisis comparativo, (Cíes) Consorcio de investigación económica y social. Limas 2008.
Canfux, V. & Rojas, A.R. (1993). Una metodología para el estudio de las condiciones que influyen en la dedicación al estudio de los estudiantes. Rev. Cubana Educ. Sup. 13(1):49-54.
Constitución política de Colombia. 1991. Gaceta Constitucional No. 116 de 20
de julio de 1991.
Garbanzo, G. M. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios. Una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Revista Educación, 31(1), 43-63.
Ley 30 de (1992) Fundamentos de la Educación Superior. Ley de Educación Superior en Colombia: Titulo primero, capítulo VII, artículo 31, numeral g.
Lucci, M. A. (2006) La propuesta de Vygotsky: la psicología socio-histórica, Revista de currículum y formación del profesorado, 10, 2 (2006).
Marx, K. (1984b) Elementos fundamentales para la crítica de la economía política (Grundrisse), 1857-1858, México, Siglo XXI, vol. 1.
Merton, R. (1972). Teoria y estuctura social. Mexico: Fondo de Cultura Economica.
Ministerio de Educación Nacional (2016). La educación en
Colombia, Bogotá, D C.
Pérez H, M A. (2014). Carnaval y Educación Social. Revista Horizontes Pedagógicos. Corporación Universitaria Iberoamericana. Bogotá, D C
Pérez, H, M A, (2012). La música como eje transversal en el desarrollo del conomiento. Tesis doctoral. Rudecolombia, Universidad de Caldas, Manizales.
Stake, R. (1995). The Art of Case Study Research: Perspectives on Practice. California: Thousand Oaks.
Yin, R. (2003). Aplications of case study rearch methods. Stanfo.
ONU. (15 de Septiembre de 2017). Objetivos de desarrollo sostenible .Obtenido de Objetivos de desarrollo sostenible: http://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/
Unesco, (2017) prioridades de la UNESCO, promover la diversidad cultural, el diálogo intercultural y una cultura de paz. Disponible en:http://www.unesco.org/new/es/unesco/about-us/who-we-are/introducing-unesco/ [Fecha de consulta: 14 de Septiembre de 2017]
Vygotsky, L. S. (1972). Psicología del Arte. Barcelona: Barral. (Orig. 1925).
Vygostsky, (1979) El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: critica.
Vygotsky, L. S. (1934/1991). Pensamiento y lenguaje. En L.S.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Manuel Antonio Pérez-Herrera, Noé José Jiménez-Pérez , Maridys De la Hoz-Vallejo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política propuesta para revistas de acceso abierto
Los autores/as que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
- Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
- Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (vea The Effect of Open Access).