O capital cultural incorporado e sua relação com o desempenho acadêmico dos estudantes do programa de sociologia da universidade do Atlântico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.1600

Palavras-chave:

Capital Cultural, Capital Cultural Incorporado, Rendimiento Académico, Contexto Socio-cultural, Estrato Socioeconómico.

Resumo

O estudo incorporou capital cultural e sua relação com o desempenho acadêmico dos alunos no programa de sociologia da Universidade do Atlântico, por sua natureza corresponde a um estudo de caso situacional e uma abordagem descritiva - interpretação da realidade intrínseca que, Embora não pareça ser relevante, torna-se um elemento importante que nos aproximou da compreensão do processo de formação dos alunos. Com base no exposto, buscou-se conhecer as condições dos universitários, seu contexto, modo de vida e Capital Cultural, bem como identificar e analisar que relação o seu cenário real exerce no desempenho acadêmico. Metodologicamente, em pesquisa, tornou-se o uso consciente de técnicas e instrumentos como a observação alvo, entrevistas abertas, a pesquisa conjunta, análise de conteúdo, ea análise e interpretação de triangulação de dados foi introduzido como um instrumento facilitador de processamento de informações. Em termos conceituais, o estudo é baseado na teoria do capital cultural, Bourdieu, e as contribuições de Karl Marx, Vygotsky.

Biografia Autor

Manuel Antonio Pérez-Herrera, Universidad del Atlántico

Manuel Antonio Pérez Herrera

Doctor en Ciencias de la Educación

Profesor Investigador.

Tiempo Completo

Universidad del Atlántico

Referências

Bourdieu, y J. C. Passeron, (1996). La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Barcelona: Laia.

Bourdieu, J. C. (2003). Los herederos: Los estudiantes y la cultura. Buenos Aires: Siglo XXI.

Bourdieu, J. P. (30 de noviembre de 1979.). Los tres estados del capital cultural. Sociológica, UAM- Azcapotzalco, México núm 5, pp. 11-17.

Bourdieu, J. P. (1979). Los tres estados del capital cultural. México: UAM- Azcapotzalco.

Bourdieu, J. P. (2000). Poder, derechos y clases sociales . Bilbao: Desclee.

Bourdieu, J. P. (2005). Capital Cultural, Escuela y Espacio Social. Buenos Aires: Siglo XXI.

Carraco, S. (2008). Influencia del Capital Cultural, Capital Económico y Capital Social basado en la familia, sobre el rendimiento académico de los estudiantes. Un análisis comparativo, (Cíes) Consorcio de investigación económica y social. Limas 2008.

Canfux, V. & Rojas, A.R. (1993). Una metodología para el estudio de las condiciones que influyen en la dedicación al estudio de los estudiantes. Rev. Cubana Educ. Sup. 13(1):49-54.

Constitución política de Colombia. 1991. Gaceta Constitucional No. 116 de 20

de julio de 1991.

Garbanzo, G. M. (2007). Factores asociados al rendimiento académico en estudiantes universitarios. Una reflexión desde la calidad de la educación superior pública. Revista Educación, 31(1), 43-63.

Ley 30 de (1992) Fundamentos de la Educación Superior. Ley de Educación Superior en Colombia: Titulo primero, capítulo VII, artículo 31, numeral g.

Lucci, M. A. (2006) La propuesta de Vygotsky: la psicología socio-histórica, Revista de currículum y formación del profesorado, 10, 2 (2006).

Marx, K. (1984b) Elementos fundamentales para la crítica de la economía política (Grundrisse), 1857-1858, México, Siglo XXI, vol. 1.

Merton, R. (1972). Teoria y estuctura social. Mexico: Fondo de Cultura Economica.

Ministerio de Educación Nacional (2016). La educación en

Colombia, Bogotá, D C.

Pérez H, M A. (2014). Carnaval y Educación Social. Revista Horizontes Pedagógicos. Corporación Universitaria Iberoamericana. Bogotá, D C

Pérez, H, M A, (2012). La música como eje transversal en el desarrollo del conomiento. Tesis doctoral. Rudecolombia, Universidad de Caldas, Manizales.

Stake, R. (1995). The Art of Case Study Research: Perspectives on Practice. California: Thousand Oaks.

Yin, R. (2003). Aplications of case study rearch methods. Stanfo.

ONU. (15 de Septiembre de 2017). Objetivos de desarrollo sostenible .Obtenido de Objetivos de desarrollo sostenible: http://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/

Unesco, (2017) prioridades de la UNESCO, promover la diversidad cultural, el diálogo intercultural y una cultura de paz. Disponible en:http://www.unesco.org/new/es/unesco/about-us/who-we-are/introducing-unesco/ [Fecha de consulta: 14 de Septiembre de 2017]

Vygotsky, L. S. (1972). Psicología del Arte. Barcelona: Barral. (Orig. 1925).

Vygostsky, (1979) El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: critica.

Vygotsky, L. S. (1934/1991). Pensamiento y lenguaje. En L.S.

##submission.downloads##

Publicado

2022-01-29

Como Citar

Pérez-Herrera, M. A., Jiménez-Pérez , N. J. . . . ., & De la Hoz-Vallejo, . M. . . . . . . . (2022). O capital cultural incorporado e sua relação com o desempenho acadêmico dos estudantes do programa de sociologia da universidade do Atlântico. Encuentros, 20(01- Enero-Junio-), 54-67. https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.1600