Practices of coexistence and coexistence in Wayúu children: an analysis of your particular games/Prácticas de convivencia y coexistencia en niños Wayúu: un análisis de sus juegos particulares

Autores

  • Humberto Yáñez Canal Universidad Cooperativa de Colombia sede Santa Marta. Facultad de Psicología
  • Fernando Robert Ferrel Ortega Universidad del Magdalena, Santa Marta, Colombia.
  • Amparo Carolina Vidal Gómez Universidad de La Guajira, Colombia
  • Yenifeth Omira Blanco Torres Universidad de La Guajira, Colombia

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuent.v17i01.1380

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as práticas de convivência e convivência social da comunidade de Wayúu, praticadas por meio de seus tradicionais jogos infantis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo descritivo, modalidade de “Análise de uma experiência particular”. Crianças da escola de 6 a 12 anos participaram. A “Matriz de observação e registro de comportamentos de convivência manifestada por crianças de Wayuu nos jogos de seus filhos” foi aplicada, desenhada pelos autores. Foram encontrados três jogos tradicionais que geram convivência e coexistência na comunidade: os Wayuunkerra, o choocho e o toco; mas são os próprios jogos de sua comunidade como Wayuunkerra e Jirokainay, os que geram mais condutas de coexistencia que os jogos ocidentais adoptaram.
Palavras-chave: Wayuu, Jogos infantis, Comunidade, Coexistência, Coexistência.

Biografias Autor

Humberto Yáñez Canal, Universidad Cooperativa de Colombia sede Santa Marta. Facultad de Psicología

Psicólogo, Doctor en Democracia, Paz y Conflicto.

Docente Investigador, T.C., Facultad de Psicología, Universidad Cooperativa de Colombia sede Santa Marta.

Fernando Robert Ferrel Ortega, Universidad del Magdalena, Santa Marta, Colombia.

Psicólogo, Mg. en Psicología Clínica, Mg. en Docencia Universitaria, Doctor en Ciencias de la Educación.

Docente de Planta, T.C., Programa de Psicología, Universidad del Magdalena, Santa Marta, Colombia.

Referências

Barquero Brenes, A R; (2014). Convivencia en el contexto familiar: un aprendizaje para construir cultura de paz. Revista Electrónica "Actualidades Investigativas en Educación", 14() 1-19. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44729876008.

Congreso de la República de Colombia (1994). Ley General de Educación. Recuperado de http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Congreso de la República de Colombia (2005). Ley de Justicia y Paz. Recuperado de http://www.fiscalia.gov.co/jyp/wp-content/uploads/2012/04/ley_975_de_2005.pdf

Entre mundos anonymus 676 (s.f.). Juegos tradicionales wayuu. Recuperado de http://gamewayuu.blogspot.com.co/

Fajardo, Remedios. (2006). Prácticas socializadoras en la cultura Wayuu. Frónesis, v. 13(1), 19-31. Versión impresa ISSN 1315-6268. Recuperado de http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttex&pid=1315-62682006000100003&lng=es&tlng=es.

Herker, S. (1998). Wayuu cultura del desierto colombiano. Bogotá: Edit. Villegas.

Kohlberg, Lawrence (1981). The Philosophy of Moral Development. Moral Stages and the Idea of Justice. San Francisco, CA: Harper & Row Pubs.

Moreno, J (2002). Aproximación teórica a la realidad del juego. Aprendizaje a través del juego. Ediciones Aljibe.

Mejía, M. (2009). La educación de la infancia wayuu a través de los relatos míticos de su cultura. Tesis de Grado. Licenciatura en Pedagogía Infantil. U. Javeriana. Bogotá.

Pérez, L A; (2004). Los wayuu: tiempos, espacios y circunstancias. Espacio Abierto, 13() 607-630. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12213405

Paredes O, Jesús. (2002). El deporte como juego: un análisis cultural. Tesis Doctoral. Universidad de Alicante. [en Línea]. 2002, [citado 2009-10-14]. Recuperado de: http://descargas.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/01349497511026272 644680/008972_2.pdf

Pushaina, A.P (2013). Los juegos tradicionales wayuu. Recuperado de http://aselapalmarpushaina.blogspot.com.co/2013/12/juegos-tradicionales-wayuu.html

Real Academia Española (2014). Diccionario de la Lengua Española. Edición Tricentenario. Recuperado de http://www.rae.es/diccionario-de-la-lengua-espanola/la-23a-edicion-2014.

Romero Hurtado, L C; Colina de Andrade, D M; (2016). Enseñanza de las TIC en comunidades Wayuu: Innovación o ruptura de tradición. Opción, 32() 476-499. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31048903023

Rossie, J.P. (1993). Jeux et jouets sahariens et nord-africains.Poupées-Jeux de poupées. Preface de Dominique Champault. International Council for Children´s Play. Association Française pour l´Education par le Jeu. France: Saran

Sánchez, B; (2005). Filosofía mítica Wayuu. Revista de Artes y Humanidades UNICA, 6() 41-54. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=170118766003

Yáñez, H. (2015). Psicólogos para la coexistencia o la convivencia: una reflexión documentada en Libro Memorias Congreso ALFEPSI. Recuperado de http://www.alfepsi.org/libro-memorias-del-iv-congreso-alfepsi-2015/

##submission.downloads##

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Yáñez Canal, H., Ferrel Ortega, F. R., Vidal Gómez, A. C., & Blanco Torres, Y. O. (2018). Practices of coexistence and coexistence in Wayúu children: an analysis of your particular games/Prácticas de convivencia y coexistencia en niños Wayúu: un análisis de sus juegos particulares. Revista Encuentros, 17(01). https://doi.org/10.15665/encuent.v17i01.1380

Edição

Secção

PAPERS