Espetacularização da intimidade na iconografia dos ônibus do Caribe colombiano de 2013 a 2023.

Autores

  • Juan Trillos-Pacheco Universidad del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.15665/encuent.v22i03%20-%20julio-diciembre.3394

Palavras-chave:

Iconologia, iconografia, Ônibus, representação, intimidade, espetacularização, Caribe colombiano

Resumo

Este artigo deriva da pesquisa Signo, símbolo e linguagem na iconografia dos ônibus no Caribe colombiano1.
Analisa a espetacularização da intimidade do sujeito representada na iconografia pendurada nas carrocerias dos
ônibus do transporte público. Pretende-se saber se estas constituem representações de poder, de território, de
história e de identidade cultural dos sujeitos a partir da comunicação iconológica. O desenho metodológico
baseia-se na revisão de um inventário de mais de 1.000 fotografias registradas durante um período de dez anos
nas principais cidades do Caribe colombiano, com a seleção de uma amostra final de 15 iconografias e igual
número de entrevistas semiestruturadas com motoristas e proprietários de ônibus. Os resultados são interpretados
à luz de teóricos como Foucault, Cassirer, Habermas e Debord entre outros. Nas constatações revela-se que, em
algumas cidades, o espaço público está sendo esvaziado de signos e símbolos que compõem a identidade cultural
dos sujeitos e substituído por símbolos icônicos do poder comercial e institucional.

Referências

Arias, Nevado Javier, (2006). El papel de los emblemas heráldicos en las ceremonias funerarias de la Edad Media (Siglos XIII-XVI). Capítulo en el libro, Estudios de Genealogía, Heráldica y Nobiliaria. Coord. Miguel Ángel Ladero Quesada. Universidad Complutense de Madrid 2006. Disponible en: http://www.diputaciondelagrandeza.es/wp-content/uploads/2012/06/2.pdf.

Cassirer, Ernst, (2012). Antropología filosófica. Fondo de Cultura Económica. México.

Cassirer, Ernst, (2016). Filosofía de las formas simbólicas. Fondo de Cultura Económica. México.

Debord, Guy, (1967). La sociedad del espectáculo. Ediciones Naufragio. Disponible en:http://criticasocial.cl/pdflibro/sociedadespec.pdf

Doblado, Ana, (2006). Pequeño gran libro de Arte. Susaeta Ediciones. Madrid, España.

Dussel, Enrique. (1999). “Sobre el sujeto y la intersubjetividad: el agente histórico como actor en los movimientos sociales. ”Revista Pasos, n°. 84. Segunda Época. Editorial DEI.

Fabbri, Paolo, (1998). El giro semiótico. Editorial Gedisa. Barcelona, España.

Fernández Armesto, Felipe, (2005). Breve historia de la Humanidad. Ediciones B, S.A. Barcelona, España.

Flottes, Pierre, (1971). El inconsciente en la historia. Ediciones Guadarrama. Madrid España.

Foucault, Michel. (2016). Un diálogo sobre el poder. Alianza Editorial, Madrid, España.

Fuentes Martin, José Miguel, (2014). Escudos y blasones en el automóvil. Researchgate.net. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/48296717_Escudos_y_blasones_en_el_automovil

Fustel de Coulanges, Numas Denis, (2003). La ciudad antigua. Ediciones Universales, Bogotá, Colombia.

García, José Tomás, (2014). Iconografías del arte antiguo: Grecia y Roma. Edita: Sociedad Latina de Comunicación Social – edición no venal - La Laguna (Tenerife), 2014 – Creative Commons. Disponible en: http://www.cuadernosartesanos.org/2014/cba36.pdf.

Gombrich, Ernst. (2006). La historia del arte. Editorial Phaidon.

Gubern, Roman. 1987. La mirada opulenta. Exploración de la Iconósfera contemporánea. Editorial GG Mass Media. Barcelona (España).

Habermas, Jurgen, (2013). Ciencia y técnica como ideología. Editorial Tecnos. Madrid, España.

Hernández C. Luis J. 2013. Hermenéutica y semiosis en la red intersubjetiva de la nostalgia. Editorial Universidad de los Andes, Mérida (Venezuela).

Mayans, Carme, (2021). La cacería más antigua del mundo. National Geographic. Disponible en: https://historia.nationalgeographic.com.es/a/encuentran-indonesia-pintura-rupestre-hace-44000-anos_15024

Recio Mir, Álvaro, (2010). De color de hoja de Oliva. La pintura de los choches en la Sevilla del siglo XVIII. Laboratorio de arte 22 (2010). 235-261. Universidad de Sevilla. Disponible en:http://institucional.us.es/revistas/arte/22/11%20recio.pdf

Sánchez Patzy, Mauricio, (2014). Aproximaciones a la estética chola. La cultura de la warawa en Bolivia, a principios del siglo XXI. Estudios sociales del noa /13 (2014) ISSN 0329-8256. Disponible en:http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/esnoa/article/view/528/504

Sibilia, Paula, (2017). La intimidad como espectáculo. Fondo de Cultura de México.

Silva, Armando, (2006). Imaginarios urbanos. Arango editores Ltda. Quinta Edición 2006. Disponible en:https://imaginariosyrepresentaciones.files.wordpress.com/2015/05/silva-armando-imaginarios-urbanos.pdf

Trillos Pacheco, Juan José. (2017). Del lenguaje y la comunicación. Editorial UniCosta. Barranquilla, Colombia.

Žižek, Slavoj, (2018). Sobre la violencia. Paidós Esenciales. Editorial Nomos S.A. Bogotá, Colombia.

##submission.downloads##

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Trillos-Pacheco, J. J. (2024). Espetacularização da intimidade na iconografia dos ônibus do Caribe colombiano de 2013 a 2023. Encuentros, 22(03 - julio-diciembre). https://doi.org/10.15665/encuent.v22i03 - julio-diciembre.3394