"Una etapa semipatologica”: Adolescência e educação sexual na segunda e terceira década do século 20 na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.2727Palavras-chave:
Palavras-chave: Adolescência; diferenças sexuais; Educação sexual; formas do governo.Resumo
Entre a segunda e a terceira década do século XX, na Colômbia, começaram a incorporar-se em diferentes discursos - médicos, sanitaristas, pedagógicos- algumas discussões sobre a adolescência, as particularidades dessa fase da vida e os desafios que constituíam para sua formação, tanto na escola quanto fora dela. Em particular, a adolescência foi enfatizada como uma fase sexual, que implicou em verdadeiras transformações para os que transitavam, assim como os riscos para a sociedade e para si próprios. Este trabalho explora algumas dessas discussões, destacando os problemas associados à adolescência, bem como as medidas propostas por diferentes especialistas em relação ao manejo dessa “fase crítica”. Analisa-se essas medidas junto a emergência das novas e significativas formas do governo da população.
Referências
Acta Número 7 del Primer Congreso Colombiano del Niño. (1936). Talleres de J. V. Mogollón y Cía.
Alvarez Uribe, Alberto. (1933). Lucha antivenerea en Colombia. Tesis de grado. Universidad de Antioquía-Imprenta Universidad.
Andrews, C. B. (1922). Educación de la adolescencia. Ediciones de la lectura.
Anzola Gómez, G. (1948). Lo que los padres deben saber sobre sus hijos como adolescentes (Cartillas de Divulgación Cultural). Imprenta Municipal.
Arroyave Calle, J. C. (1936). Estudio de la psicología sobre el impulso sexual. Trabajo para el curso de Psicología infantil y de la adolescencia dirigido por el profesor Francisco Socarrás. Escuela Normal Superior.
Cáceres, M. J. (1936). La adolescencia femenina en Colombia. Universidad Nacional de Colombia.
Cadavid Restrepo, T. (1924). Discolia de la pubertad. Imprenta Oficial de Medellin.
Cadena, A. M. (2004). Proyectos sociopolíticos, poblacionales y familias: De las políticas de higiene al control a través del afecto. Colombia 1900-1999. Ediciones Uniandes, Documentos CESO, 76, 1-85.
Claver Aguirre, P. (1939). El problema médico de la delincuencia infantil.Tesis para optar el título de doctor en Medicina y Cirugía. Editorial Aguilar.
Cock, L. (1933). La educación estética en la escuela. Educación, órgano de la Facultad de Educación de la Universidad Nacional de Colombia, 1(3).
Coeducación. Conclusiones del Primer Congreso Médico de 1928. (1928). Educación Pública Antioqueña.
Donzelot, J. (1991). Espacio cerrado, trabajo y moralización. En Espacios de poder. La Piqueta.
Evard, M. (1919). La adolescente: Ensayo de psicología experimental. Francisco Beltrán Librería Española y Extranjera.
Forster, W., & Salazar, M. G. (1934). Etica y pedagogía sexológicas: Conferencia sobre educación sexual. se.
Foucault, M. (1991). Historia de la sexualidad. 1-la voluntad de saber, México. Siglo veintiuno editores.
Freud, S. (2003). Introducción al psicoanálisis. Ésquilo.
García, N. E. (1939). Protección a la infancia. Escuela Normal de Varones de Antioquía.
Giddens, A. (2000). Modernidad e identidad del yo: El yo y la sociedad en la época contemporánea. Editorial Peninsula.
Hall, G. S. (1916). Adolescence: Its psychology and its relations to physiology, anthropology, sociology, sex, crime, religion and education (Vol. 2). D. Appleton.
Hermano Gastón María. (1937). Psicología del niño y del adolescente. Escuela de Pedagogía.
Laqueur, T. (1994). La construcción del sexo: Cuerpo y género desde los griegos hasta Freud (Vol. 20). Ediciones Cátedra.
Luna, L. G. (2001). La feminidad y el sufragismo colombiano durante el periodo 1944-48. Otras miradas, 1(1), 108-125.
Marañón, G. (1929). Amor, conveniencia y eugenesia: El deber de las edades. Juventud, modernidad, eternidad (Vol. 28). Historia Nueva.
Mejía, M. (2006). La cercanía de los sexos. Coeducación, moral y sexualidad en la pedagogía colombiana, 1909-1973, Trabajo de grado del pregrado en Historia. Universidad Javeriana.
Mojica, C. (1928). El problema sexual en Bogotá. Tesis para el Doctorado en Medicina y Cirugía. Facultad de Medicina, Universidad Nacional. Minerva.
Pedraza, Z. (2008). Al borde de la razón: Sobre la anormalidad corporal de niños y mujeres. Cuerpos anómalos, 205-234.
Pedraza, Z. (2011). La’educación de las mujeres’: El avance de las formas modernas de feminidad en Colombia. Revista de estudios sociales, 41, 72-83.
Perdomo, A. (1932). Flor y mujer. Sus analogías orgánicas. Minerva.
Quintana, E. (1936). La pedagogía frente a los problemas psico-fisiológicos de la pubertad. Congreso Médico Nacional y Primer Congreso Nacional del Niño Memorias, Barranquilla.
Ramírez, B. (1939). Apuntes sobre excursionismo escolar. Escuela Normal de Varones de Antioquia.
Reyes Rodríguez, J. (1939). Apuntes sobre protección infantil. Protección Infantil. Revista de la Casa de Menores y Escuela de Trabajo de Santander, 3.
Rose, N. (1990). Governing the soul: The shaping of the private self. Taylor & Frances/Routledge.
Rubio de Laverde, L. (1950). Ideales feministas. Ed. Nuevo Mundo, Bogotá.
Sáenz Obregón, J., Saldarriaga, O., & Ospina, A. (1997). Mirar la infancia: Pedagogía, moral y modernidad en Colombia, 1903-1946 (Vol. 1). Medellín: Foro Nacional por Colombia, Colciencias, Uniandes, Universidad de Antioquia/Clio.
Sánchez, J. A. (1935). La mala educación sexual: Factor de hiperemotividad. Cruz Roja órgano del Comité Departamental de la Cruz Roja Nacional, 42.
Seoane Cegarre, J. B. (2006). El placer y la norma: Genealogía de la educación sexual en la España contemporánea. Orígenes (1800-1920). Octaedro.
Socarrás, F. (1939). Conferencias de Psicología. Facultad de Derecho y Ciencias Políticas.
Torres Umaña, C. (1935). El cuidado de la Salud. En Nociones de Puericultura. Imprenta Municipal.
Varela Fernández; Julia. (1991). El cuerpo de la infancia. Elementos para una genealogía de la ortopedia pedagógica. Sociedad, cultura y educación: homenaje a la memoria de Carlos Lerena Alesón, 229-248.
Vasco Gutiérrez, E. (1935). Educación del Carácter. En Nociones de Puericultura. Imprenta Municipal.
Videla Jara, H. (1920). Sanidad social. Revista Jurídica órgano de la Sociedad Jurídica de la Universidad Nacional.
Zapata, M. (1941). El medio ambiente. Tesis presentada para obtener el título de Institutor. Escuela Normal de Varones de Antioquia.
Zuluaga y Gutiérrez, A. (1938). Alma infantil (Psicopaidología). Imprenta departamental.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vladimir Alejandro Ariza-Montañez
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).