Estudos sociais da rádio: entre a instrumentalização, as mediações comunicativas de cultura e a participação política
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v19i01.2526Palavras-chave:
rádio, rádio comunitária, participação cidadã, cidadania, rádios cidadãs, pesquisa em ciências sociaisResumo
Este artigo pretende fazer uma aproximação ao panorama de investigações sociais da rádio. Para tanto, foi realizado um estudo analítico da literatura científica que na Ibero-americana realizou pesquisas sociológicas, antropológicas, socioculturais e sociopolíticas de as emissoras de rádio. Como resultado desta pesquisa qualitativa documental se apresenta uma síntese descritiva das tendências, os giros interpretativos, os diferentes quadros de investigação e as diferentes abordagens da pesquisa social das estações de rádio.
Referências
Ángel, A., y Alvarado, C. (2016). Oralidad terciaria: mirada ecológica a la radio digital. Palabra Clave, 19(2), 473-500. https://doi.org/10.5294/pacla.2016.19.2.6
Alvarez, M., y Vásquez, S. (2014). Radio y cultura: una propuesta de radio ciudadana en Internet. Palabra Clave, 18(2). Recuperado de https://palabraclave.unisabana.edu.co/index.php/palabraclave/article/view/4624
Amarante, M., y Varela, S. (2016). Rádio comunitária na tríplice fronteira: participação étnica e de gênero na Rádio Norte FM. Revista Observatório, 2(3), 270-291. https://bit.ly/3oVRbqg
Balsebre, A. (2000). El Lenguaje Radiofónico. Madrid, España: Ediciones Cátedra
Barrios, A., y Gutiérrez, M. (2017). Reconfiguración de las dinámicas de la industria radiofónica colombiana en el ecosistema digital. Cuadernos de información, (41), 227–243. https://doi.org/10.7764/cdi.41.1146
Beltrán, L., y Reyes J. (1993). Radio popular en Bolivia: la lucha de obreros y campesinos para democratizar la comunicación. Diálogos de la Comunicación, (35), 14–31. Recuperado de https://bit.ly/3aITAjh
Bernal, H. (2012). Radio Sutatenza: un modelo colombiano de industria cultural y educativa. Boletín Cultural y Bibliográfico, 46(82), 4–41. Recuperado de https://bit.ly/2N240SY
Cadavid, A., y Moreno, Ó. (2009). Evaluación cualitativa de radio audiencias por la paz en el Magdalena Medio colombiano. Signo y Pensamiento, 28(54), 276-299. Recuperado de https://bit.ly/3jn7QCd
Catalán, M. (2015). La radio escolar digital y su aporte al aprendizaje en la asignatura de Lenguaje y Comunicación en el contexto educativo chileno. Comunicación y Medios, (32), 101-117. https://bit.ly/3aHQ0pl
Cebrián, M. (2009). Comunicación interactiva en los cibermedios. Comunicar, 33, 15-24. https://doi.org/10.3916/c33-2009-02-001
Cerbino, M., y Belotti, F. (2016). Medios comunitarios como ejercicio de ciudadanía comunicativa: Experiencias desde Argentina y Ecuador. Comunicar, 47, 49-56. https://doi.org/10.3916/C47-2016-05
Collado, F. (2008). La influencia de las radios y las televisiones comunitarias en la construcción de la ciudadanía. Ámbitos, (17), 209–224. Recuperado de https://bit.ly/2LqPcNf
Díaz, A. (1990) Radio y Televisión. Introducción a las nuevas tecnologías. Madrid, España: Editorial Paraninfo.
Gallego, J. (2012). Relaciones entre podcasting, radio y movilidad. Telos, (92), 127-136. Recuperado de https://bit.ly/2O8OpRX
García, A. (2012). Radio digital e interactiva. Formatos y prácticas sociales. ICONO14, 8(1), 133–146. https://doi.org/10.7195/ri14.v8i1.285
Giglia, A., y Winocur, R. (1996). La participación en la radio: entre inquietudes ciudadanas y estrategias mediáticas. Revista Perfiles Latinoamericanos, 5(9), 73-84. Recuperado de https://bit.ly/39WpA4m
Gómez, H. (1994). Los usos sociales de la radio. Que no pare la música. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 6(17), 269-296. Recuperado de https://bit.ly/39UCrDV
Gómez, S., y Navarro, N. (2014). Las voces de un dictador. La figura de Franco desde los micrófonos de Radio Nacional de España (1937-1959). Palabra Clave, 17(1), 46-70. https://doi.org/10.5294/pacla.2014.17.1.2
Haye, R. (2000). Sobre radio y estética. Una mirada desde la filosofía del arte. Convergencia, (23), 2448–5799. Recuperado de https://bit.ly/3joJFDf
Haye, R. (2003). Noticias de un medio cautivante. Otro siglo de radio. Buenos Aires: Ediciones La Crujía.
Herrera, J. (2013). Comunicación y humanidades. La radio comunitaria: estrategia para la comunicación pública. Filo de Palabra, (14), 56-73. Recuperado de https://bit.ly/3ty6lFR
Hurtado, A. (2012). La cultura escrita en sociedades campesinas: la experiencia de Radio Sutatenza en el suroccidente colombiano. Boletín Cultural y Bibliográfico, 46(82), 68-91. Recuperado de https://bit.ly/3pXuy6b
Kaplún, M. (1992). A la educación por la educación: práctica de la comunicación educativa. Santiago, Chile: UNESCO.
Krohling, C. (1998). Participación en las radios comunitarias en Brasil. Signo y Pensamiento, 17(33), 35-46. Recuperado de https://bit.ly/2YONesT
Krohling, C. (2006). Radio comunitaria, educomunicación y desarrollo social. Contratexto, (14), 199-222. https://doi.org/10.26439/contratexto2006.n014.769
Lalinde, A. (1988). Radio la gran compañía: apuntes sobre radio y cultura política. Signo y Pensamiento, 7(13), 77–86. Recuperado de https://bit.ly/2YPx2Ib
Maia, M. (1993). Rádio Livre Paulicéia: possibilidade de contra-informação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 16(2), 116–123. Recuperado de https://bit.ly/36NyoYg
Marín, B. (2013). Democratización y nuevos poderes simbólicos entorno a la radio comunitaria en Mozambique. Communication Papers, 2(3), 64–79. Recuperado de https://bit.ly/3ty7e1e
Márquez, M. (1998). Radio, identidad y memoria colectiva: Una aproximación desde el análisis del discurso. Signo y Pensamiento, 17(33), 77-90. Recuperado de https://bit.ly/39UzMu8
Martell, L. (2006). ¿Qué significa la participación ciudadana en la radio hoy en día? Espacios Públicos, 9(18), 241–249. Recuperado de https://bit.ly/39ZgiEN
Martín, J. (1999). El miedo a los medios: política, comunicación y nuevos modos de representación. Nueva sociedad, 161, 43-56. recuperado de https://bit.ly/3cOguse
Martín, J., y Rey, G. (1999). La formación del campo de estudios de comunicación en Colombia. Revista de Estudios Sociales, (4), 54–70. https://doi.org/10.7440/res4.1999.04
Martínez, J. (2001). Catálogo de la obra sonora radios. Santiago de Chile: Museo de Arte Contemporáneo.
Martínez, O., y Ortega, E. (2018). Percepciones y participación en emisoras de radio comunitaria en Nariño-Colombia. Comunicar, 26(54), 81–90. https://bit.ly/3cQcozE
Mata, M. (1998). Saber sobre la radio. Signo y Pensamiento, 17(33), 91–98. Recuperado de https://bit.ly/2MYL47E
Méndiz, H. (2004). La radio va a la escuela. Comunicar, 22, 115-120. https://doi.org/10.3916/C22-2004-17
Mesa, N. (2013). Conversaciones al son de la radio. Folios, (29), 95-111. Recuperado de https://bit.ly/3pXvffN
Miani, R. (2017). O papel das rádios comunitárias no contexto de desenvolvimento sociopolítico local no Paraná. Ação Midiática, (13), 53-73. https://bit.ly/36QVzRg
Osses, S. (2015). Cincuenta años de radio comunitaria en Colombia. Análisis sociohistórico (1945-1995). Revista CGJMC, 13(16), 263–283. https://doi.org/10.21830/19006586.40
Paredes, R. (2005). Investigación multidisciplinaria: voces en el aire, apuntes para conocer la radio. Cinta de Moebio, (22), 137-144. Recuperado de https://bit.ly/2Mxsrb7
Pena, A. (2015). Sintonía de combate. La propaganda del Rádio Club Português en la Guerra Civil española (1936-1939). Historia Crítica, (58), 95-115. https://doi.org/10.7440/histcrit58.2015.05
Peppino, A. (1998). Radio educativa, popular y comunitaria en América Latina. La formación de un nuevo sujeto social. Signo y Pensamiento, 17(33), 27-34. Recuperado de https://bit.ly/3jpwdiL
Pereira, J. (2001). Comunicación y ciudadanía. Apuntes para comprender las radios y televisiones comunitarias en Colombia. Signo y Pensamiento, 20(38), 102-116. Recuperado de https://bit.ly/3aJ6oG6
Pérez, A., Sánchez, C., y Pedrero, L. (2018). Viaje al Centro de la Radio. Diseño de una experiencia de alfabetización transmedia para promover la cultura radiofónica entre los jóvenes. Comunicación Y Sociedad, (33), 171-201. https://doi.org/10.32870/cys.v0i33.7031
Piñeiro, T. (2014). De la audiencia convencional a la audiencia social. Una nueva perspectiva en torno a las comunidades de los programas de radio en España. Revista Mediterránea de comunicación, 5(1), 83-104. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2014.5.1.01
Prieto, I., y Durante, E. (2007). La evolución de la radio y las implicaciones tecno-socio-culturales en la audiencia: de oyente a usuario en la recepción del mensaje. Espacio Abierto, 16(2), 313-329. Recuperado de https://bit.ly/39UAd7K
Quintana, R. (2001). El lenguaje de la radio y sus posibilidades educativas. Comunicar, 17, 97-101. https://doi.org/10.3916/C17-2001-14
Ramos, F. (2014). Redes sociales y participación radiofónica: Análisis de caso de Twitter y Facebook en la Cadena SER. Ámbitos, (42). Recuperado de https://bit.ly/2LqbgaF
Ribes, X., Monclús, B., y Gutiérrez, M. (2015). Del oyente al radio prosumer: gestión de la participación de la audiencia en la radio del siglo XXI. Trípodos, (36), 55-74. Recuperado de https://bit.ly/2YSu0Tu
Rodríguez, C. (2008). Lo que le Vamos Quitando a la Guerra: medios ciudadanos en contextos de conflicto armado en Colombia. Bogotá, Colombia: Frierich Ebert Stiftung.
Rodríguez, D. (2001). Radioescuela, una apasionante aventura de comunicación y educación. Comunicar, 17, 144-147. https://doi.org/10.3916/C17-2001-22
Rodríguez, R. (2014). Radioteatro como herramienta educativa para rescatar y transmitir patrimonio inmaterial. Cuadernos.Info, (35), 29-38. https://doi.org/10.7764/cdi.35.664
Roncagliolo, R. (1997). El futuro imperfecto de la radio. Chasqui, (59), 4–7. https://bit.ly/3jr0XQ4
Schiffer, M. (1991). The Portable Radio in American Life. London, Reino Unido: University of Arizona Press.
Tamayo, R., Gutiérrez, E., y Herrera, E. (2006). Rasgos generales del discurso de la radio juvenil sobre la sexualidad y la afectividad. Anagramas, 4(8), 171-184. Recuperado de https://bit.ly/3tBo2Vg
Thorn, R. (1998). Hearing is Believing: the Evidence. Sound Journal, 1, 35-45.
Tusón-Valls, A. (1997). Análisis de la Conversación. Barcelona: Editorial Ariel.
Uribe, E., y Peña, M. (2014). Negociaciones de identidad en la radio indígena y étnica colombiana: tres casos de estudio. Anagramas, 13(25), 167-188. https://doi.org/10.22395/angr.v13n25a9
Villa, M., Herrera, J., y Sneider, J. (2017). Facebook y la radio pública. La agenda setting durante el Paro Nacional Agrario en Colombia. Observatorio (OBS*), 11(2), 165-186. https://doi.org/10.15847/obsobs11220171066
Villagrán, C. (2015). Radiodifusión Mapuche en Gulumapu (Chile): Formatos y contenidos temáticos para disputar la autorepresentación. Comunicación y Medios, (31), 15-35. https://doi.org/10.5354/0719-1529.2015.35968
Winocur, R. (2002). Ciudadanos Mediáticos. La construcción de lo público en la radio. Barcelona, España: Gedisa.
Winocur, R. (2007). La Participación en la radio: Una posibilidad negociada de ampliación del espacio público. Razón y Palabra, 12(55). Recuperado de https://bit.ly/3jvT3VN
Zambrano, W. (2018). La radio comercial en Colombia. El nuevo panorama digital de la comunicación y del periodismo. Signo y Pensamiento, 37(72), 106-126. https://bit.ly/2O4AHQ0
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Víctor Hugo Garcés
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Política Proposta para Revistas de Acesso Aberto
Os autores que publicam nesta revista aceitam as seguintes condições:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho registrado sob a licença Creative Commons de Atribuição, que permite a terceiros utilizar o trabalho publicado desde que mencionem a autoria e a primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), desde que seja claramente indicado que o trabalho foi publicado pela primeira vez nesta revista.
- Os autores são incentivados a publicar seu trabalho na Internet (por exemplo, em sites institucionais ou pessoais) antes e durante o processo de revisão e publicação, pois isso pode levar a trocas produtivas e a uma maior e mais rápida disseminação do trabalho publicado (veja The Effect of Open Access).