A representação da identidade na televisão pública, um estudo da minissérie ‘Déjala morir’
DOI:
https://doi.org/10.15665/encuen.v20i01.2114Resumo
Este artigo responde como os sentidos produzidos pelo público e pelos produtores convergem ou divergem na minissérie biográfica Déjala Morir, veiculada pela emissora pública regional colombiana Telecaribe, que conta a história de Juana Emilia Herrera. Para tanto, foi realizada uma análise textual da minissérie, uma entrevista em profundidade com seu criador, um focus group com o público e uma análise qualitativa de conteúdo dos comentários dos usuários que assistiram ao programa e publicaram suas opiniões sobre o perfis de Facebook de El Heraldo e El Espectador. Três categorias principais foram encontradas como resultados representativos: representação do Caribe por meio de audiovisuais, mulheres caribenhas e públicos críticos. Por fim, estabelece-se que o público encontra uma representação de seu território, que o protagonista representa os valores e talentos de ‘A menina Emilia’ e, por fim, existe um público crítico que assume uma posição divergente com as produções televisivas comerciais e convergente com o conteúdo veiculado em Déjala morir.
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