Uma análise em escala dos fatores econômicos, sociais e de saúde associados à Covid-19 como preditores do crescimento da entrega.

Autores

  • Noelia Jiménez Barrios http:0000-0003-4031-2730
  • Diego Velásquez Ramos http://0000-0003-3847-3981

DOI:

https://doi.org/10.15665/dem.v20i4.3366

Palavras-chave:

Covid-19, pandemia, reparto a domicilio, economía, sociedad, salud.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as propriedades psicométricas de uma escala de fatores econômicos, sociais e de saúde associados à Covid-19 em uma amostra de 333 pessoas com idades entre 15 e 62 anos. Verificou-se que esse instrumento tem um alto índice de confiabilidade (α= .843) e possui uma estrutura de quatro fatores: o primeiro fator é chamado de Cuidados e precauções para a Covid-19, o segundo fator é chamado de Percepção e uso da entrega, o terceiro fator é chamado de Consequências econômicas da pandemia e, finalmente, o quarto fator é chamado de Percepção de qualidade e serviço na entrega da entrega. As escalas para a classificação de cada um dos fatores também são apresentadas a fim de aplicar essa escala para fins de pesquisa.

Biografias Autor

Noelia Jiménez Barrios, http:0000-0003-4031-2730

Universidad Católica San Pablo, Arequipa, Perú. E-mail: najimenez@ucsp.edu.pe. ORCID: 0000-0003-4031-2730

Diego Velásquez Ramos, http://0000-0003-3847-3981

Universidad Católica San Pablo, Arequipa, Perú. E-mail: diego.velasquez.ramos@ucsp.edu.pe. ORCID: 0000-0003-3847-3981

Referências

Alemán, A. (2020). Análisis del impacto en la implementación de servicio delivery en restaurantes de Lima por el Covid-19 [Trabajo de investigación para bachillerato, Universidad San Martín de Porres]. Archivo digital. https://repositorio.usmp.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12727/7825/FERNANDEZ_SF.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Andreu, E. (2020). Actividad física y efectos psicológicos del confinamiento por el Covid-19. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 209-220.

Bentler, P. (1990). Comparative fin indexes in structural models. Psychologycal Bulletin, 107(2), 238–246. https://doi.org/10.1037/0033-2909.107.2.238

Cañazaca Y., & Mamani, J. (2020). Sistema de Delivery en tiempos de Covid-19. [Trabajo de investigación para bachillerato, Universidad Peruana Unión]. Archivo digital. https://repositorio.upeu.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12840/3729/Jean_Trabajo_Bachiller_2020.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cusirramos, Y., Arias, W., & Jiménez, N. (2020). Capacidad emprendedora y estrés en trabajadores de instituciones privadas de Arequipa durante la pandemia del Covid-19. Revista de investigación en ciencias económicas contables y empresariales. Illustro, 11, 81-97. https://doi.org/10.36901/illustro.v11i1.1309

Demuner, M. (2021). El uso de redes sociales en microempresas ante efectos covid-19. Revista de Comunicación de la SEECI, 54, 97-118. https://doi.org/10.15198/seeci.2021.54.e660

Del Bono, A. (2019). Trabajadores de plataformas digitales: Condiciones laborales en plataformas de reparto a domicilio en Argentina. Cuestiones de Sociologia, 20, 1-14. https://doi.org/10.24215/23468904e083

Frías-Navarro, D., & Soler, M. (2012). Prácticas del análisis factorial exploratorio (AFE) en la investigación sobre conducta del consumidor y marketing. Suma Psicológica, 19(1), 47–58. https://doi.org/10.14349/sumapsi2012.1141

Gamero, J., & Pérez, J. (2020). Perú Impacto de la covid-19 en el empleo y los ingresos laborales. OIT, Organización Internacional del Trabajo para los Países Andinos, Nota técnica de País, Panorama Laboral en tiempos de la COVID19.

Gestión (2020, 17 de setiembre). El 73% de repartidores delivery tiene como único ingreso ese trabajo. https://gestion.pe/economia/el-73-de-repartidores-delivery-tiene-como-unico-ingreso-ese-trabajo-noticia/

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2010). Metodología De La Investigación (6a ed.). McGraw-Hill Education.

Jasp Team. (2020). JASP (Version 0.14.0) [Computer Software]. https://jasp-stats.org/

Kline, R. (2005). Principles and practice of structural equation modeling (2.a ed.). Guilford Press.

Lust, J. (2021). Las condiciones estructurales de la expansión de Covid-19 en el Perú. Minga, 4(5), 9-29.

Lozano, V. (2021, 9 de setiembre). Delivery, una efectiva herramienta de abastecimiento en pandemia. El peruano. https://elperuano.pe/noticia/114976-delivery-una-efectiva-herramienta-de-abastecimiento-en-pandemia

Maguiño, G., Cayo, R. Ladines, M., Medrano, E., Baezola, K., & Mesa, G. (2020). Encuesta mensual del sector servicios (Informe técnico N°. 8). Instituto Nacional de Estaditicas e Informática [INEI]. https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/boletines/boletin_sector_servicios_2.pdf

Malagón, P. (2022, 15 de enero). ¿Quién es Delivery Hero, la empresa que compró Glovo en plena nochevieja? https://www.libremercado.com/2022-01-15/quien-es-delivery-hero-la-empresa-que-compro-glovo-en-plena-nochevieja-6854906/

Martínez, J., Bolívar, Y, Yanez-Peñúñuri, L., & Rey, C. (2020). Tendencias de la investigación sobre síntomas de trastornos mentales durante la pandemia por Covid-19. Revista de la Escuela de Ciencias de la Salud de la Universidad Pontificia Bolivariana, 39(2), 24-33.

Montero, B., Vasconcelos, K., & Arias, G. (2020). Teletrabajo: Fortaleciendo el trabajo en tiempos de pandemia por covid-19. Revista de comunicación y salud, 10(2), 109-125.

Morales, K., & Alba, P. (2020). Precarización de plataformas. El caso de repartidores en España. Psicoperspectivas, 19(1), 1-12.

http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol19-issue1-fulltext-1680

Microsoft Corporation. (2018). Microsoft Excel. https://office.microsoft.com/excel

Palomino, A., Mendoza, C., & Oblitas, J. (2020). E-commerce y su importancia en épocas de COVID-19 en la zona norte del Perú. Revista Venezolana de Gerencia (RVG), 3, 253-266.

Pérez, M., Gómez, J., & Dieguez, R. (2020). Características clínico-epidemiológicas de la COVID-19. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 19(2), 1-15.

Paul, S. (1992). Adjusted P-Values for Simultaneous Inference. International Biometric Society, 48(4), 1005–1013. https://doi.org/10.2307/2532694

Perticará, M., & Tejada, M. (2020). Sobre vulnerabilidad y teletrabajo durante la pandemia. Observatorio Económico, 144, 4-5. https://doi.org/10.11565/oe.vi144.365

Resa, S. (2020). ¿Cómo evoluciona la distribución comercial tras la pandemia?. Distribución y consumo, 30(162), 43-51.

Rodríguez de los Ríos, L., Aliaga Tovar, J., Peña-Calero, B., Quintana Peña, A., & Flores Limo, F. (2020). Análisis Psicométrico Preliminar de la escala de impacto emocional Covid-19 en universitarios peruanos. Revista sobre Educación y Sociedad, 1(15), 5-22. https://doi.org/10.35756/educaumch.202015.135

Serrano-Cumplido, A., Ortega, P. A. E., García, A. R., Quintana, V. O., Fragoso, A. S., Garcia, A. B., & Bayón, Á. M. (2020). COVID-19. La historia se repite y seguimos tropezando con la misma piedra. Medicina de Familia. SEMERGEN, 46, 48-54.

Soto, M., Peralta, G., Aranibar, J., & Rodríguez, J. (2019). Plan de negocios para repartos multipropósito a demanda mediante una aplicación móvil en la ciudad de Arequipa [Tesis de Maestría, Universidad Esan]. Archivo digital. https://repositorio.esan.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12640/1534/2019_MATP-ARE_16-2_08_T.pdf?sequence=1

Sumba-Bustamante, R. Y., Almendariz-Gonzalez, S. M., Baque-Chancay, C. L., & Aliatis-Bravo, V. G. (2020). Emprendimientos en tiempo de covid-19: De lo tradicional al comercio electrónico. Revista Científica FIPCAEC (Fomento de la investigación y publicación en Ciencias Administrativas, Económicas y Contables), 5(4), 137-164.

Tello, J., Nizama, M. Huamán, B., & Vargas, J. (2020). Impacto de los canales de comercialización online en tiempos de COVID-19. Innova Research Journal, 5(3.1), 15-39. https://doi.org/10.33890/innova.v5.n3.1.2020.1531

Timmerman, M., & Lorenzo-Seva, U. (2011). Dimensionality Assessment of Ordered Polytomous Items with Parallel Analysis. Psychological Methods, 16, 209–220. https://doi.org/10.1037/a0023353

Torres, R. (2020). La suspensión perfecta en tiempos de Covid-19. ¿Una alternativa o abuso del empleador?. Revista de derecho procesal del trabajo, 2(2), 135-150. https://doi.org/10.47308/rdpt.v2i2.8

Vaske, J., Beaman, J., & Sponarski, C. (2017). Rethinking Internal Consistency in Cronbach’s Alpha. Leisure Sciences, 39(2), 163–173. https://doi.org/10.1080/01490400.2015.1127189

Ventura-León, J., & Caycho-Rodríguez, T. (2017). El coeficiente Omega: un método alternativo para la estimación de la confiabilidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1), 625–627. https://www.redalyc.org/pdf/773/77349627039.pdf

Vivanco-Vidal, A., Saroli-Araníbar, D., Caycho-Rodríguez, T., Carbajal-León, C., & Noé-Grijalva, M. (2020). Ansiedad por Covid-19 y salud mental en estudiantes universitarios. Revista de Investigación en Psicología, 23(2), 197-215. http://dx.doi.org/10.15381/rinvp.v23i2.19241

Yagual, M. (2021). Estrategias de delivery adoptadas por cafeterías reconocidas de Guayaquil durante el primer semestre de aislamiento por covid-19. [Trabajo de investigación para bachillerato, Universidad Politécnica Salesiana Ecuador]. Repositorio institucional de la Universidad Politécnica Salesiana. http://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/20089

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Jiménez Barrios, N. ., & Velásquez Ramos, D. . (2022). Uma análise em escala dos fatores econômicos, sociais e de saúde associados à Covid-19 como preditores do crescimento da entrega. Dimensión Empresarial, 20(4), 35-52. https://doi.org/10.15665/dem.v20i4.3366

Edição

Secção

ARTIGOS RESULTADOS DA PESQUISA