The use of ICT in SMES exporting
DOI:
https://doi.org/10.15665/rde.v15i1.1382Palavras-chave:
Ict, Born Global, Export Traditional, Cluster AnalysisResumo
In this article analyzes and compares the level of use of ICTs in enterprises with traditional internationalization and born global in Colombia. Through a survey conducted in 2014 on sample 400 Colombian enterprises, cluster analysis was performed to establish the influence of ICT use on business performance for each type of enterprise. It is evident that there is an increased use of ICT in the Born Global firms following the start of early internationalization leading to increased access to market information, while traditional exporters still have restrictions on the frequency and intensity in the use of ICT.
Resumen
En este artículo se analiza y compara el nivel de utilización de las TICs en las empresas con internacionalización tradicional y en las empresas born global en Colombia. A través de una encuesta realizada en el 2014 a una muestra de 400 empresas colombianas se realizó análisis clúster para establecer la influencia del uso de las TICs sobre el desempeño empresarial. Se evidencia que existe un mayor uso de las TICs en las empresas Born Global como consecuencia del inicio de internacionalización temprana que conduce a un mayor acceso a información del mercado, mientras que las exportadoras tradicionales aun presentan limitantes en la frecuencia e intensidad en el uso de las TICs.
Resumo
Neste artigo analisa e compara o nível de utilização das TIC nas empresas com a internacionalização tradicional e as empresas globais que nascem na Colômbia. Através de um inquérito em 2014 a uma amostra de 400 empresas colombianas, análise de cluster foi realizada para estabelecer a influência da utilização das TIC no desempenho dos negócios. É evidente que há um aumento da utilização das TIC nas empresas nascidas globais após o início da internacionalização precoce levando a um maior acesso à informação de mercado, enquanto os exportadores tradicionais ainda têm restrições sobre a frequência e intensidade no uso de TIC.
Referências
Barlow, S.; Johnson, J. & Steck, J. (2004) The economic effect of implementing an EMR in an outpatient clinical setting. Journal of Healthcare Information Management, (18)(1), 46-51.
Bilbao-Osorio, B.; Dutta, S. & Lanvin B., B. (2013) The Global Information Technology Report 2013. Genova-Italia: World Economic Forum.
Bilkey, W. & Tesar, G. (1977) The export behavior of smaller sized Wisconsin manufacturing firms. Journal of International Business Studies, (3), 83-93.
Calof, L. & Beamish, P. (1995) Adapting to foreign markets: Explaining internationalization. International Business Review, (4)(2), 115-31.
Ca' Zorzi, A. (2011) Las TIC en el desarrollo de la PYME. Algunas experiencias de América Latina. Washington: Banco Interamericano de Desarrollo.
Comisión de las Comunidades Europeas (2001). Comunicación de la Comisión al Consejo y al Parlamento Europeo; Tecnologías de la información y de la comunicación en el ámbito del desarrollo. El papel de las TIC en la política comunitaria de desarrollo. Documentos COM, (770), 1-20.
Doms, M.; Timothy, D. & Troske, K. (1997). Workers, Wages, and Technology. The Quarterly Journal of Economics, (112)(1), 253-290.
Evans, P. & Wurster, T. (1997) Strategy and the new economics of information. Harvard Business Review, (75)(5), 71-82.
Fedesarrollo (2013). Coyuntura TIC. La Calidad de la Telefonía móvil en Colombia. CCIT. Bogotá: Fedesarrollo.
Gurteen, D. (1998) Knowledge, creativity and innovation, Journal of Knowledge Management, (2)(1), 5-13.
Hair, J.; Anderson, R.; Tatham, R. & Black, W. (1999) Análisis Multivariante. Quinta Edición. Madrid: Prentice Hall Iberia.
Harrigan, J. (1995) Technology, Factor Supplies and International Specialisation: Testing the Neo-classical Model. Journal American Economic Review, (87)(4), 475-494.
Hernández. R.; Cardona, J.; Uribe, G. & Lasso, N. (2009) Estudio sobre los usos de las TIC en las pymes del Área metropolitana centro occidente de Colombia. Revista Nacional de Investigaciones-Memorias, (5)(12), 179-187.
Higuera, A.; Ávila, A. & Cruz, J. (2010) Las Tecnologías de Información y Comunicación aplicadas en el sector de las artes gráficas. Tesis de grado, Administración de empresas, Universidad EAN, En: http://repository.ean.edu.co/bitstream/handle/10882/495/HigueraAlexandra2010.pdf?sequence=2
Hill, C. (2001) Negocios internacionales. México: McGraw Hill.
Hunt, S. & Lambe, C. (2000) Marketing’s contribution to business strategy: market orientation, relationship marketing and resource-advantage theory. International Journal of Management Reviews, (2)(10), 17-43.
Jiménez, A.; Velásquez, J. & Fuentes, A. (2008) Mejoramiento de la gestión y uso de TICs en las MIPYMES a través de software libre. Revista de Ingeniería de Sistemas, (22), 31-55.
Johanson, J. & Vahlne, J.E. (1977) The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitment. Journal of International Business Studies, (8)(1), 23-32.
Johanson, J. & Vahlne, J.E. (1990) The Mechanism of Internationalization. International Marketing Review, (7)(4), 11-24.
Johanson, J. & Wiedersheim-Paul F., F. (1975) The Internationalization of the Firm: Four Swedish Cases. Journal of Managment Studies, (12)(2), 305-322.
Kaplinsky, R. (1982) Computer-Aided Design: Electronics, Comparative Advantage, and Development. London: Frances Pinter.
Knight, G.A. & Cavusgil, S.T. (1996) The Born Global Firm: A Challenge to Traditional Internationalization Theory. Advances in International Marketing (8), 11-26.
Madsen, T. & Servais, P. (1997) The Internationalization of Born Globals: An Evolutionary Process? International Business Review, (6)(6), 561-583
Méndez, R. (1997) Geografía económica. La lógica espacial del capitalismo global. Barcelona: Ariel.
Ministerio de Comunicaciones (2008). Plan Nacional de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones 2008-2019. En: http://www.eduteka.org/pdfdir/ColombiaPlanNacionalTIC.pdf. [5/10/2014]
MinTIC (2012). Boletín Trimestral de las TIC. Cifras segundo trimestres 2013. Bogotá, Colombia. En: www.mintic.gov.co
Molano, D. (2013) Colombia’s Digital Agenda: Successes and the Challenges Ahead. The Global Information Technology Report 2013, 111-118. Genova: World Economic Forum.
Moral, E. & Bernal, E. (2006) Las TIC como instrumento de internacionalización: el caso de la industria española. Economía Industrial, (361), 111-120.
Moreno, L. (1997) The determinants of Spanish industrial exports to the European Union. Applied Economics, (29), 723- 32.
Noland, M. (1997) Has Asian export performance been unique?’ Journal of International Economics, 43, 79-101.
OCDE/CEPAL (2011), Perspectivas Económicas de América Latina 2012: Transformación del Estado para el Desarrollo, OECD Publishing. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/leo-2012-es
Pla, J. & Cobos, A. (2002) La aceleración del proceso de internacionalización de la empresa: el caso de las international new ventures españolas. Información Comercial Española, (802), 9-22
Rayport, J. F. & Sviokla, J. J. (1995) Exploiting the virtual value Chain. Harvard Business Review, (73)(6), 75-85.
RGX (2011). Internet y las nuevas tecnologías como herramientas para las PYMES exportadoras. En: www.rgxonline.com
Rialp, A. & Rialp, J. (2001) Conceptual Framewoks on Smes’ Internationalization: Past, Present, and Future Trends of Research, (11), 49-78. En: Axinn, C. N. & Matthyssens, P. (Eds.) Reassessing the Internationalization of the Firm. Amsterdam: JAI/Elsevier.
Rialp. A., J. Rialp & G. Knight (2010). La vocación global de los nuevos modelos de pymes el caso de las empresas born globals. Economía industrial, (375), 171-190.
Schmid B. (ED.)(1995) Electronic Mall: Banking and Shopping in globales Netzen. Stuttgart: Springer-Verlag.
Steinfeld, C.; Kraut, R. & Plummer, A. (1995) The impact of interorganizational networks on buyer-seller relationships, Journal of Computer Mediated Communications, (1)(3). DOI: http://dx.doi.org/10.1111/j.1083-6101.1995.tb00168.x
Strader, T. & M. Shaw (1997). Characteristic of electronic markets. Decision Support Systems, (21), 185-198.
Vilar, J. (2007) El Papel de las TIC en la Empresa del SXXI. En: www.tecnobiz.com/el-papel-de-las-tic-en-lasempresas
Todd, P. & Benbasat, I. (2000) The impact of information technology on decision-making: A cognitive perspective, 1-14. En: R. Zmud (Ed.) Framing the domains of IT management projecting the future...through the past. Cincinnati: Pinnaflex Educational Resources, Inc.
Trefler, D. (1993) International Factor Price Differences: Leontieff Was Right. Journal of Political Economy, (101), 961-87.
Ueki, Y.; Masatsugu, T. & Cárcamo, R. (2005) Tecnología de la información y las comunicaciones (TIC) para el fomento de las pymes exportadoras en América Latina y Asia oriental. Comisión Económica para América Latina y el Caribe. Santiago de Chile: CEPAL.
Vega, R. & Rojas, S. (2011) Nivel de apropiación del internet y nuevas tecnologías de información y comunicación en las Pymes colombianas exportadoras o potencialmente exportadoras. XVI Conferencia Internacional de Contaduría, Administración e Informática. México: UNAM.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm todos os direitos a que têm direito e autorizadas com a sua reprodução de assinatura gratuita do documento enviado ou, no caso se necessário, assumirá, ao assinar o Certificado de Originalidade e Cessão de Direitos, o registro de ter a autoridade para a transferência de direitos de propriedade que estão livres devido a nenhum custo para qualquer procedimento do Dimensión Empresarial.
Instruções para preenchimento Originalidade Certificação e Transferência de Direitos de autor.
1. Clique aqui e tenha a originalidade da forma Certification and Copyright Assignment.
2. No formulário baixo, clique em cada um os campos e preencha os correspondentes.
3. Uma vez que os campos estão preenchidos, copie o fim sua assinatura digitalizada ou assinatura digital. Por favor, ajustar o tamanho da assinatura no formulário.
4. O formulário deve ser assinado por todos os autores.
5. Finalmente, salvá-lo como PDF e enviá-lo através da plataforma OJS como arquivo suplementar ou correio revistadimensionempresarial@uautonoma.edu.co.
Se você tiver dúvidas contate-nos, por favor.