Análise estatística do potencial de negócios da Andaluzia

Autores

  • Manuel Ceballos González Universidad Loyola Andalucía
  • María Infante Bermejo

DOI:

https://doi.org/10.15665/dem.v20i4.3109

Palavras-chave:

Análisis estadístico, Andalucía, Base de datos, Actividad empresarial

Resumo

A indústria e a actividade empresarial na Andaluzia tiveram uma grande importância ao longo da história. Hoje, a Andaluzia é a terceira comunidade autónoma de Espanha que registou o maior crescimento empresarial no último ano. O objetivo deste artigo é analisar o potencial de negócios dos diferentes municípios da Andaluzia durante o ano de 2020. Para isso, foi realizado um estudo estatístico usando o programa Stata e um banco de dados do Sistema de Informação Multiterritorial da Andaluzia. Os resultados obtidos permitem concluir que na Andaluzia existem diferenças estatisticamente significativas no consumo tanto a nível municipal como provincial. Isso resulta na presença de outliers. Após vários testes, concluiu-se que os dados da variável potencial de negócio obedecem a uma distribuição normal e que existe uma forte correlação linear com outras três variáveis ​​da base de dados.

Referências

Álvaro, C.F., Daniel, D. and Espinosa, I. (2013). El Instituto de Estadística y Cartografía de Andalucía. XIV Congreso de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas.

Bellido-Jiménez, V., Martin-Martin, D. & Romero, I. (2021). The survival of new businesses in Andalusia (Spain): Impact of urbanisation, education, and gender. Regional Science Policy & Practice. 13. 10.1111/rsp3.12308

Bernardi, F. y Escobar Mercado, M. (2012). Análisis de datos con Stata (2a. ed.) (Colección Cuadernos Metodológicos, 45). Madrid, Spain - CIS.

Confederación de Empresarios de Andalucía (CEA). (2020). Andalucía, Región Empresarial. España.

Consejería de Economía, Conocimiento, Empresas y Universidad de la Junta de Andalucía. (2018). Análisis de las Cadenas Globales de Valor en Andalucía. España.

Consejería de Economía, Conocimiento, Empresas y Universidad de la Junta de Andalucía. (2020). Estrategia de Innovación de Andalucía 2020. España.

Cruces Pastor, E.M., de Haro García, J. & Sarrión Gavilán, M.D. (2009). Análisis estadístico de la realidad socioeconómica en Andalucía. Una aproximación a escala municipal. Investigaciones regionales (18), 107-138.

González, M. and Palma, L. (2020). The “business–territory” relationship of cooperative societies as compared to the conventional business sector in the region of Andalusia. Annals of Public and Cooperative Economics. 91. 10.1111/apce.12282

Instituto de Estadística y Cartografía de Andalucía (IECA). (2017). Análisis de las Cadenas de Valor en Andalucía: Propuesta Metodológica y Estimación de la Participación Regional.

Instituto de Estadística y Cartografía de Andalucía (IECA). (2021). Informe Económico de Andalucía 2021.

Instituto de Estadística y Cartografía de Andalucía (IECA). (2021). Andalucía en Cifras.

Instituto Nacional de Estadística (INE) (2009). CNAE-2009. https://www.ine.es/daco/daco42/clasificaciones/cnae09/notasex_cnae_09.pdf

Kano, L., Tsang, E.W.K. and Yeung, H.Wc. (2020). Global value chains: A review of the multi-disciplinary literature. J Int Bus Stud 51, 577–622.

Morán Álvarez, J.C. and Guzman Cuevas, J. (1991). Empresas y Empresarios en Andalucía. 16, 51–71.

Román-Collado, R. & Carmona, M. (2021). Energy efficiency’s key role in explaining the performance of energy consumption in Andalusia (Spain). Environmental Science and Pollution Research (28), 1-21. https://doi.org/10.1007/s11356-020-11829-2

Sistema de Información Multiterritorial de Andalucía (SIMA) (2022) https://www.juntadeandalucia.es/institutodeestadisticaycartografia/badea/informe/anual?CodOper=b3_151&idNode=23204

Universidad Loyola (2021). GUIA DE STATA.

Yserte, R., Rivera, M. and Martínez, D. (2016). The economic crisis and the geography business network in Spain: 2000-2013. Revista de Estudios Regionales 165-195.

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ceballos González, M., & Infante Bermejo, M. (2022). Análise estatística do potencial de negócios da Andaluzia. Dimensión Empresarial, 20(4), 74-97. https://doi.org/10.15665/dem.v20i4.3109

Edição

Secção

ARTIGOS RESULTADOS DA PESQUISA